Atenção

Declaração sobre o aborto

10 minutos de leitura
Saiba o que a Igreja Adventista pensa sobre o tema e leia o novo documento votado pelos líderes da denominação 
Adventist Review e ANN
Foto: Adventist News Network (ANN)

Durante o Concílio Anual realizado nos dias 11 a 16 de outubro, em Silver Spring, Maryland (EUA), a cúpula da igreja votou uma nova declaração sobre o aborto. O documento intitula-se “Statement on the Biblical View of Unborn Life and Its Implications for Abortion” (Declaração Sobre a Visão Bíblica da Vida Não Nascida e Suas Implicações Para o Aborto) e pode ser lido em português logo abaixo.

A primeira vez em que a denominação emitiu uma declaração sobre o aborto foi em 1992. No entanto, de acordo com o pastor Ted Wilson, líder mundial da denominação, a primeira versão é muito mais limitada em termos de uma visão abrangente da abordagem bíblica do tema.

Antes de ser apresentada ao Comitê Executivo da Associação Geral, a nova proposta passou por um longo processo de estudo e análise em diversas instâncias. Esse percurso resultou em um total de 27 versões do rascunho, segundo informou o pastor Artur Stele, vice-presidente da igreja que presidiu o comitê de redação e supervisionou o processo de elaboração da declaração.

O documento que foi votado é uma declaração e, portanto, não tem um caráter normativo nem prescritivo. Por isso, como destacou o pastor Ted Wilson, ela não faz parte do Manual da Igreja. Uma “Declaração” descreve a posição oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre um assunto específico, enquanto as “Diretrizes” oferecem orientações para a aplicação prática do tema em questão.

Tendo em vista a natureza do documento, o líder mundial da denominação ressaltou: “Não se pretende que seja uma declaração pela qual as comissões e os membros da igreja julgarão outras pessoas”. Dirigindo-se diretamente aos delegados, ele acrescentou: “Por favor, instruam e incentivem os membros da igreja a não fazer isso. É uma declaração bíblica para informar não apenas ao mundo, mas a nós mesmos o que a Bíblia fala sobre a vida”, ele reiterou.

“Não devemos usá-lo como uma arma para afastar nem para punir as pessoas. Ao ler o documento com atenção, você verá que ele é gentil e reconhece as situações difíceis em que as pessoas se encontram. Neste documento, há um apelo para que sejamos compassivos”, acrescentou o doutor Elias Brasil de Souza, diretor do Biblical Research Institute (BRI), órgão da Associação Geral que foi incumbido, há dois anos, de preparar a base da declaração.

PRÓXIMO PASSO

De acordo com o pastor Stele, a partir da declaração, documento, protocolos e processos mais práticos serão desenvolvidos futuramente pelo Ministério da Saúde da igreja mundial, visando estabelecer diretrizes para as instituições hospitalares e às congregações locais. “Até o próximo ano, pretendemos começar a apresentar processos e protocolos significativos que serão úteis para quem trabalha na gestão da saúde”, disse o médico Peter Landless, diretor mundial do departamento de Saúde.

Em sua palestra, ele apresentou um gráfico mostrando que o número total de abortos realizados por instituições adventistas de saúde tem sido muito pequeno e que quase todos são relacionados a anormalidades fetais dramáticas que tornariam impossível a vida fora do útero. Landless relatou uma queda dramática no número de abortos desde a votação das diretrizes de 1992 e enfatizou que o objetivo é chegar o mais próximo possível de zero. Para se ter uma ideia, no ano 2016, o sistema adventista de saúde registrou 38.951 nascimentos e apenas 23 casos de gravidez interrompida em todo o mundo.

TEMA CONTROVERSO

A discussão no plenário refletiu a diversidade de perspectivas sobre o tema. Richard Hart, presidente da Escola de Saúde da Universidade de Loma Linda, disse: “Aprecio o documento pelo valor que ele confere à santidade da vida”. O médico esclareceu que Loma Linda não oferece abortos eletivos e passou a descrever várias condições médicas críticas nas quais a interrupção da gravidez pode ser necessária. Ele ressaltou a importância de um documento que “permitirá ao médico e à mãe tomar as decisões mais sábias” nessas circunstâncias difíceis.

“Eu realmente gosto do fato de que a declaração seja centrada na Bíblia”, expressou Kathy Proffitt, outra delegada da América do Norte. Depois que foi encerrada a primeira etapa da discussão na segunda-feira (14), Thomas Lemon, vice-presidente geral e presidente da discussão, agradeceu ao grupo por sua abertura e franqueza. Houve consenso em continuar a discussão na manhã de quarta-feira, depois que um comitê de redação teve tempo de incorporar na Declaração alguns dos comentários e alterações editoriais.

Outros delegados trouxeram à tona preocupações em relação à omissão de questões relacionadas às experiências de estupro e incesto, ambas mencionadas nas diretrizes de 1992. Ji?í Moskala, reitor do seminário de Teologia da Universidade Andrews, disse que respeita a vida e os princípios bíblicos, mas também ofereceu sugestões de aprimoramento. “A declaração é estranhamente silenciosa sobre a questão mais dolorosa em relação ao aborto, a saber, o estupro. Espero que não enviemos um sinal falso às nossas igrejas, omitindo neste documento o problema da violência e do estupro. Eu acho que o estupro deve ser incluído”, ele argumentou.

Na manhã do dia 16 de outubro, o pastor Artur Stele leu as alterações feitas no documento com base nas informações e sugestões dos delegados. A “Declaração Sobre o Ponto de Vista Bíblico em Relação à Vida Ultrauterina e Suas Implicações para o Aborto” foi aprovada pela grande maioria dos delegados. Leia o documento na íntegra a seguir. [Texto adaptado do site da Adventist Review e da ANN (Adventist News Network)]

LEIA A DECLARAÇÃO NA ÍNTEGRA

VOTADO: adotar o documento Declaração Sobre a Visão Bíblica da Vida Não Nascida e Suas Implicações Para o Aborto, que afirma o seguinte:

Declaração Sobre a Visão Bíblica da Vida Não Nascida e Suas Implicações Para o Aborto

Os seres humanos foram criados à imagem de Deus. Parte do dom que Deus nos concedeu como seres humanos é a procriação – a habilidade de participar da criação juntamente com o Autor da vida. Esse dom sagrado deve ser valorizado e apreciado para sempre. No plano original de Deus, cada gestação deve ser fruto da expressão de amor entre um homem e uma mulher, comprometidos um com o outro no casamento. A gravidez deve ser desejada e cada bebê necessita ser amado, valorizado e cuidado antes mesmo de nascer. Infelizmente, desde a entrada do pecado no mundo, Satanás tem feito esforços intencionais para macular a imagem de Deus, por meio da desfiguração de todos os dons divinos, inclusive o dom da procriação. Em consequência, as pessoas se deparam, às vezes, com dilemas e decisões difíceis relacionados à gravidez.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia está comprometida com os ensinos e princípios das Sagradas Escrituras que expressam os valores divinos sobre a vida e oferecem orientação para futuros pais e mães, equipes médicas, igrejas e todos os cristãos nas questões relativas à fé, doutrina, comportamento ético e estilo de vida. Embora a igreja não seja a consciência de cada um de seus membros, ela tem o dever de transmitir os princípios e ensinos da Palavra de Deus.

Esta declaração certifica a santidade da vida e apresenta os princípios bíblicos ligados ao aborto. Conforme usado nesta declaração, aborto é definido como qualquer ato realizado com o objetivo de finalizar uma gestação e não inclui o término involuntário de uma gravidez, também conhecido como aborto espontâneo.

Princípios bíblicos e ensinos relativos ao aborto

Uma vez que a prática do aborto deve ser avaliada à luz das Escrituras, os princípios e ensinos bíblicos a seguir oferecem orientações para a comunidade da fé e as pessoas afetadas por tais escolhas difíceis:

  1. Deus exalta o valor e a santidade da vida humana. A vida humana tem imenso valor para Deus. Por ter criado o ser humano à Sua imagem (Gn 1:27; 2:7), Deus Se interessa pelas pessoas de maneira pessoal. Ele as ama e Se comunica com elas. Estas, por sua vez, também podem amá-lo e se comunicarem com Ele. A vida é um dom de Deus e Deus é o Doador da vida. Em Jesus há vida (Jo 1:4). Ele tem vida em Si mesmo (Jo 5:26). É a ressurreição e a vida (Jo 11:25; 14:6). Ele oferece vida abundante (Jo 10:10). Quem tem o Filho, tem a vida (1Jo 5:12). Ele é também o Mantenedor da vida (At 17:25-28; Cl 1:17; Hb 1:1-3) e o Espírito Santo é descrito como o Espírito da vida (Rm 8:2). Deus Se importa profundamente com Sua criação, sobretudo com a humanidade. Além disso, a importância da vida humana fica clara ao constatarmos que, após a queda (Gn 3), Deus “deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). O Senhor poderia ter abandonado a humanidade pecadora e lhe dado fim, mas optou pela vida. Em consequência, os seguidores de Cristo ressuscitarão dos mortos e viverão em comunhão face a face com Deus (Jo 11:25-26; 1Ts 4:15-16; Ap 21:3). Logo, a vida humana tem valor inestimável. Isso se aplica a todas as etapas da vida humana: fetos, crianças de várias idades, adolescentes, adultos e idosos – independentemente de suas capacidades físicas, mentais e emocionais. Isso também se aplica a todos os seres humanos, a despeito de sexo, etnia, condição social, religião e qualquer outra coisa que os diferencie. Tal compreensão da santidade da vida atribui valor igual e inviolável a cada vida humana, requerendo que ela seja tratada com o mais profundo respeito e cuidado.
  1. Deus enxerga a vida intrauterina como vida humana. A vida pré-natal é preciosa aos olhos de Deus e a Bíblia conta que Ele conhece as pessoas antes mesmo que elas sejam concebidas: “Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Sl 139:16). Em determinados casos, Deus deu instruções diretas em relação à vida pré-natal. Sansão deveria ser “nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe” (Jz 13:5). O servo de Deus é chamado “desde o ventre” (Is 49:1, 5). Jeremias foi escolhido para ser profeta antes de nascer (Jr 1:5), assim como Paulo (Gl 1:15). E João Batista seria “cheio do Espírito Santo, já do ventre materno” (Lc 1:15). O anjo Gabriel explicou o seguinte acerca de Jesus para Maria: “Por isso, também o Ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1:35). Em Sua encarnação, o próprio Jesus vivenciou o período humano pré-natal e foi reconhecido como Messias e Filho de Deus logo após ser concebido (Lc 1:40-45). A Bíblia atribui alegria a uma criança que ainda não nasceu (Lc 1:44) e até mesmo rivalidade (Gn 25:21-23). Aqueles que ainda não nasceram têm uma posição firme junto a Deus (Jó 10:8-12; 31:13-15). A lei bíblica demonstra forte consideração pela proteção da vida humana e considera grave qualquer dano ou perda de um bebê ou de uma mãe em resultado de ato violento (Êx 21:22-23).
  2. A vontade de Deus em relação à vida humana é expressa nos dez mandamentos e foi explicada por Jesus no Sermão do Monte. O decálogo foi entregue ao povo da aliança de Deus e aos seres humanos em geral a fim de guiar sua vida e os proteger. Seus mandamentos são verdades imutáveis que devem ser apreciadas, respeitadas e obedecidas. O salmista louva a lei de Deus (por exemplo, Sl 119) e Paulo a chama de santa, justa e boa (Rm 7:12). O sexto mandamento diz: “Não matarás!” (Êx 20:13), conclamando à preservação da vida humana. O princípio de preservar a vida exaltada no sexto mandamento inclui o aborto em seu escopo. Jesus reforçou o mandamento de não matar em Mateus 5:21-22. A vida é protegida por Deus. Não é mensurada pelas habilidades individuais nem pela utilidade da pessoa, mas pelo valor que a criação divina e o amor em atitude de sacrifício lhe atribuem. A individualidade, o valor humano e a salvação não são ganhos nem merecidos, mas concedidos por Deus com muita graça.
  3. Deus é o Doador da vida e os seres humanos são mordomos Dele. As Escrituras ensinam que Deus é o Dono de tudo (Sl 50:10-12). Deus tem duplo direito sobre os seres humanos. As pessoas pertencem a Ele porque Deus as criou e, por isso, as possui (Sl 139:13-16). Também são Dele por ser seu Redentor, comprando-as pelo preço mais alto possível – a própria vida (1Co 6:19-20). Isso significa que todos os seres humanos são mordomos de tudo que o Senhor lhes confiou, incluindo a própria vida, a vida das crianças e dos fetos.A mordomia da vida também inclui responsabilidades que, em certos aspectos, limitam as escolhas pessoais (1Co 9:19-22). Uma vez que Deus é o Doador e Dono da vida, os seres humanos não possuem controle supremo sobre si mesmos e devem buscar a preservação da vida sempre que possível. O princípio de mordomia da vida obriga a comunidade de fiéis a orientar, apoiar, amar os fiéis e cuidar daqueles que enfrentam decisões relativas à gestação.
  1. A Bíblia ensina a cuidar dos fracos e vulneráveis. O próprio Deus cuida dos desfavorecidos e oprimidos, protegendo-os. Ele “não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; […] faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes” (Dt 10:17-18; cf. Sl 82:3-4; Tg 1:27). Deus não responsabiliza os filhos pelos pecados dos pais (Ez 18:20) e espera o mesmo de Seus filhos. Eles são chamados a ajudar os vulneráveis e aliviar seu fardo (Sl 41:1; 82:3-4; At 20:35). Jesus falou sobre os pequeninos dentre os irmãos (Mt 25:40), pelos quais Seus seguidores são responsáveis. Também mencionou os pequeninos que não devem ser desprezados, nem perdidos (Mt 18:10-14). Os mais jovens de todos, a saber, aqueles que ainda se encontram dentro do útero, devem ser incluídos nesse grupo.
  2. A graça de Deus promove a vida neste mundo manchado pelo pecado e pela morte. Faz parte da natureza divina proteger, preservar e sustentar a vida. Além de falar sobre a providência de Deus sobre Sua criação (Sl 103:19; Cl 1:17; Hb 1:3), a Bíblia reconhece as consequências amplas, devastadoras e degradantes do pecado sobre a criação, inclusive sobre o corpo humano. Em Romanos 8:20-24, Paulo avaliou o impacto da queda como uma sujeição da criação à decadência. Em consequência disso, há casos raros e extremos nos quais a concepção humana pode produzir gestações com perspectivas fatais e/ou anomalias agudas, que ameaçam a vida, colocando diante de indivíduos e casais dilemas excepcionais. Em tais casos, a decisão pode ser deixada para a consciência dos indivíduos e das famílias envolvidas. Tais escolhas devem ser bem informadas e orientadas pelo Espírito Santo e pelo ponto de vista bíblico sobre a vida, explicitado acima. A graça de Deus promove e protege a vida. As pessoas que se encontrarem envolvidas nessas situações desafiadoras podem buscá-Lo com sinceridade a fim de encontrar direção, consolo e paz no Senhor.

Desdobramentos:

  • A Igreja Adventista do Sétimo Dia considera que o aborto está em desarmonia com o plano divino para a vida humana. Ele afeta a vida intrauterina, a mãe, o pai, os membros da família nuclear e estendida, a família da fé e a sociedade, com consequências de longo prazo para todos. Os cristãos têm o objetivo de confiar em Deus e seguir a vontade Dele para sua vida, cientes de que o Senhor tem em mente o que é melhor para eles.
  • Embora não endosse o aborto, a igreja, juntamente com seus membros, é chamada a seguir o exemplo de Jesus e ser cheia “de graça e de verdade” (Jo 1:14), por meio das seguintes ações: (1) promover uma atmosfera de amor verdadeiro e prover cuidado pastoral bíblico e cheio de graça, bem como apoio amoroso aos que enfrentam decisões difíceis relativas ao aborto; (2) recrutar o auxílio de famílias bem estruturadas e comprometidas, ensinando-as a cuidar de indivíduos, casais e famílias que passam por dificuldades; (3) incentivar os membros da igreja a abrir o lar para os necessitados, incluindo pais e mães solteiros, órfãos e filhos adotivos; (4) cuidar profundamente de diversas maneiras das mulheres grávidas que decidem dar prosseguimento à gestação e cuidar delas (5) prover apoio emocional e espiritual para quem abortou por diversos motivos ou foi forçada a abortar e pode estar passando por sofrimento físico, emocional e/ou espiritual.
  • A questão do aborto impõe enormes desafios, mas dá aos indivíduos e à igreja a oportunidade de se tornar aquilo a que aspiram: uma comunhão de irmãos e irmãs, uma comunidade de fiéis, a família de Deus, revelando Seu amor imensurável e infalível.

Última atualização em 12 de novembro de 2019 por Márcio Tonetti.

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Nem só de pão

Os benefícios do jejum, que vão além dos aspectos espirituais e físicos, precisam ser redescobertos e reivindicados pelos cristãos.