Divisor de águas

2 minutos de leitura

Livro achado no banco de uma praça foi lido em dois dias e transformou uma vida

Vanessa Moraes

Imagem: Adobe Firefly

Embora tenha nascido em um lar cristão, Tânia Garcia Mendonça não frequentava a igreja durante sua infância. Apesar disso, recebeu de sua mãe ensinamentos sobre Deus. Na adolescência, seus pais a matricularam em um colégio confessional. Ainda que gostasse da escola, não conseguia compreender a Bíblia e não encontrava alguém que pudesse ajudá-la a compreender o livro sagrado.

Natural de Poços de Caldas (MG), Tânia casou-se com um homem que era adepto de uma religião afro-brasileira, mas não se identificou com as crenças do marido e continuou a busca pela compreensão bíblica. Entretanto, o casamento não deu certo. Tempos depois, uniu-se novamente, de maneira informal. “Meu atual esposo é cristão. De vez em quando, acompanhava-o ao serviço litúrgico aos domingos, porém não compreendia os ensinamentos de seu líder religioso”, ela relata.

CANAL DE TV DIFERENTE

Tânia nunca desistiu de buscar conhecimento bíblico, mas estava sem direção. Certo dia, ao passar pelos canais televisivos, deparou-se com a TV Novo Tempo. Empolgada com o conteúdo apresentado, começou a acompanhar a emissora. “Muitas vezes meu marido acordava e me via assistindo à Novo Tempo. Ele não gostava, mas aquilo me preenchia”, compartilha.

PEQUENO GRUPO

Em fevereiro de 2023, Tânia soube que a prefeitura de Hortolândia (SP), onde reside atualmente, iria promover um projeto com aulas gratuitas de atividade física. Na terça-feira seguinte, compareceu à sua primeira aula. Enquanto interagia com outras alunas que conversavam sobre religião, expressou seu interesse pelo tema, porém admitiu não frequentar nenhuma igreja. Foi então apresentada a duas moças adventistas que também estavam participando do curso e recebeu o convite para integrar um pequeno grupo que se reuniria nas proximidades no dia seguinte. Na reunião do pequeno grupo, sentiu-se bem acolhida.

O BANCO DA PRAÇA

Poucos dias depois, a família de Tânia viajou para Poços de Caldas para passar o período de carnaval na casa de familiares. Em uma tarde, decidiram passear numa praça do município. “Devido ao feriado, havia muita gente lá. Minha filha mais velha queria descansar, então meu marido e eu fomos caminhar. Logo em seguida, ela me procurou para dizer que havia encontrado um livro no banco em que estava sentada”, conta.

Tratava-se de um exemplar de O Grande Conflito. “Eu nunca havia ouvido falar sobre aquele livro, mas tinha certeza de que era da Igreja Adventista. Li-o em apenas dois dias. Aquilo foi um divisor de águas para mim, pois naquele dia eu tive a certeza de que a Igreja Adventista é a verdadeira igreja de Deus. Como poderia ser coincidência encontrar esse livro num lugar repleto de pessoas? Deus o enviou para mim”, afirma.

MUDANÇA COMPLETA

Ao retornar para casa, Tânia decidiu que seria batizada. Orientada pelos membros do pequeno grupo, começou a frequentar a igreja, oficializou seu casamento e, em dezembro de 2023, selou seu compromisso com Deus no tanque batismal. Apesar de não compartilharem da mesma fé, seu marido e suas filhas compareceram no dia do batismo para prestar apoio e prestigiá-la.

“Atualmente, participo ativamente da igreja e estou cada dia mais apaixonada por Cristo. Estou lendo O Grande Conflito pela segunda vez e agora, sim, com orientação para encontrar as respostas que sempre busquei”, conclui. 

VANESSA MORAES é assessora de comunicação na sede da Igreja Adventista para o estado de São Paulo

(Texto publicado na Revista Adventista de abril/2024)

Última atualização em 11 de abril de 2024 por Márcio Tonetti.