Obra apresenta o impacto dos diálogos com Jesus
Milton Andrade

Uma boa conversa pode contribuir significativamente para o propósito de vida, ainda mais se o interlocutor for o Criador. Aqueles que dialogaram com Jesus foram profundamente impactados por Sua capacidade de amar. De Sua boca fluíam rios de água viva que regavam os mais áridos corações. Até mesmo Sua disciplina era mesclada com bondade e graça.
As palavras precisas do Mestre tocaram profundamente uma mulher junto a um poço, um paralítico à beira de um tanque, alguns pescadores em meio a uma tempestade, entre muitos outros exemplos mencionados na Bíblia e no livro Diálogos Decisivos (CPB, 2024, 216 p.).
Jesus era especialista em iniciar conversas, em suavizar o caminho para que as interações alcançassem corações. De longe ouvia o clamor da alma angustiada e conhecia até as palavras não ditas. Nenhum grito abafado passava despercebido de Seus ouvidos. Seu tom de voz era doce como o mel e Seu silêncio soava como música.
O Salvador transformava a encosta da montanha em um divã e, ansiosamente, esperava uma simples confissão. “Venham, pois, e vamos discutir a questão” (Is 1:18), é o chamado do Maravilhoso Conselheiro. Ele nunca jogou conversa fora e permanece buscando diálogos sinceros. Suas palavras são como banquete, lâmpada, semente, espelho, fogo, água, pão e sal. Ah, se pudéssemos passar uma hora conversando com Jesus!
Isso é possível a todo instante, todos os dias, quando nos comunicamos com Ele por meio da oração e recebemos respostas por meio de Sua Palavra. E para ajudar nesse relacionamento, a obra Diálogos Decisivos apresenta diversas narrativas bíblicas que incentivam o leitor a buscar uma conversa íntima e duradoura com o Salvador. Com muita sensibilidade e riqueza de detalhes, Roberto Badenas dá uma nova dimensão aos personagens e mostra como pessoas simples tiveram a vida transformada após o contato com Cristo. O objetivo do autor não é apenas fazer uma análise teológica dos fatos, mas também recriar um quadro histórico que consiga evocar a realidade e, assim, aproximá-la do dia a dia do leitor.
Este livro é recomendado para aqueles que desejam ter um encontro mais profundo com Cristo, expondo a necessidade de um contato intenso com o Autor da Salvação, enquanto exalta o amor com que o Príncipe da Paz resolve nossas inquietações. A leitura mostrará a imensa disposição do Mestre para iniciar uma conversa sincera e transformadora conosco.
TRECHO
“Suas palavras eram ao mesmo tempo tão simples e profundas que cada uma de Suas reflexões parecia inexaurível, de modo que eles nunca chegavam ao fundo de Seus pensamentos. Além disso, havia algo que os surpreendia e assustava. O Mestre nutria, com surpreendente realismo, o sonho impossível da maioria dos profetas e reformadores ambiciosos: mudar o mundo” (p. 29).
MILTON ANDRADE é editor da revista Ministério
(Resenha publicada na seção Estante da Revista Adventista de junho/2024)