Esclarecimento

2 minutos de leitura

É verdade que a CPB está sem papel nem máquinas para imprimir o livro O Grande Conflito?

Da Redação

Parte do parque gráfico da CPB. Foto: Márcio Tonetti

Nesta semana, tem circulado nos grupos de WhatsApp um áudio sobre supostas dificuldades que a Casa Publicadora Brasileira estaria enfrentando para produzir os 24 milhões de exemplares do livro O Grande Conflito que serão impressos para distribuição em 2023 e 2024.

O primeiro empecilho teria que ver com a falta de matéria-prima. A editora teve, sim, problema com o fornecimento de papel nacional e internacional, mas, após um movimento de oração na editora, isso foi providencialmente resolvido com o fornecimento por parte de uma companhia do Paraná. Na realidade, a escassez de matéria-prima foi uma dificuldade global por causa da demanda reprimida na pandemia e de outros fatores que afetaram o mercado de papel mundialmente, como a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Felizmente, pela bênção de Deus, hoje a CPB também tem um parque gráfico atualizado e seus equipamentos estão operando normalmente. Uma curiosidade: a máquina com maior capacidade pode imprimir até 40 mil cadernos por hora (um caderno é composto de 16 ou 32 páginas, dependendo do produto). Mas ela não faz o trabalho sozinha. Depois, os cadernos passam por outras máquinas no processo de colagem, costura e acabamento.

Embora seja fato que a CPB conte com várias máquinas modernas e velozes, nenhum dos seus equipamentos é capaz de imprimir 70 mil livros por minuto, conforme foi dito. Seria muito bom se isso fosse possível, já que permitiria imprimir 4,2 milhões de exemplares por hora. Quem sabe no futuro…

Apesar de tal façanha ainda não ser viável mesmo com toda a evolução tecnológica da indústria gráfica, a capacidade produtiva da Casa Publicadora Brasileira é, evidentemente, bastante significativa. Para se ter ideia, a editora consome, em média, 650 toneladas de papel por mês. Mas, sem dúvida, a produção de milhões de exemplares de um livro missionário de 288 páginas (algo inédito na história do Impacto Esperança) é um passo ousado.

Por se tratar de um projeto diferente de tudo o que já foi feito em termos de livro missionário, isso desafiará a capacidade de produção e logística da CPB. Inclusive, a instituição está investindo na construção de uma nova área de 1.500 m² para ampliar sua capacidade de estocagem. Obra que, em grande medida, foi motivada pelo aumento da demanda em razão da campanha histórica. Deus tem cuidado de cada detalhe e provido os meios para que o livro O Grande Conflito chegue a milhões de pessoas. Ore e se prepare para levar essa mensagem poderosa.

Última atualização em 16 de setembro de 2022 por Márcio Tonetti.