Evangelismo puro e simples

2 minutos de leitura

Nova Bíblia Missionária oferece linguagem atualizada e ferramentas para o ensino

André Vasconcelos e Guilherme Silva


Você já desejou estudar a Bíblia com um familiar, amigo ou conhecido, mas acreditou que seria complicado? Chegou a pensar que seria melhor pedir a ajuda de alguém mais experiente? Ou então já imaginou que seria difícil para seu interessado assimilar o conteúdo apresentado? Para ajudar todos a se envolverem na proclamação do evangelho, a sede sul-americana da Igreja Adventista e a CPB, em parceria com a Sociedade Bíblica do ­Brasil (SBB), acabam de lançar a nova Bíblia Missionária. Ela vem acompanhada do recém-produzido guia de estudos Jesus: Restaurador da Vida, além de outras inovações.

As novidades dessa excelente ferramenta missionária começam com o texto bíblico adaptado à linguagem atual, produzido pela SBB. Lançada em 2017, a versão Nova Almeida Atualizada (NAA), na definição dos editores, traz um texto “clássico, mas atual”, que privilegia a facilidade de compreensão do conteúdo.

Esse mesmo princípio norteou o preparo do estudo Jesus: Restaurador da Vida. As 20 lições apresentam as doutrinas adventistas com enfoque em Cristo. Cada estudo começa com um relato dos evangelhos e segue com perguntas e respostas que falam sobre Jesus e Seus ensinos. O guia de estudos também oferece orientações para fortalecer o relacionamento do novo discípulo com a igreja.

Além do guia disponível no fim da Bíblia, também é possível utilizar o mesmo estudo organizado em cadeia, indo de um verso ao outro ao longo do texto sagrado. Os versos utilizados são marcados em laranja e comentados, de modo a servir como ponto de partida para o diálogo entre o instrutor e o interessado. Outra novidade da edição recém-lançada é a utilização de infográficos da série Bíblia Mais. Esses recursos apresentam explicações doutrinárias de modo didático e atrativo para as novas gerações.

Na seção Missão, o leitor encontra orientações práticas para ministrar estudos bíblicos de maneira presencial e on-line. Também é orientado acerca da arte de motivar decisões em favor do evangelho. A seção ainda traz orientações sobre envolvimento missionário em diversas iniciativas da igreja. Se desejar, o leitor pode obter mais instruções em vídeos acessados por meio de QR Codes. Explicações para textos bíblicos controvertidos e uma seção com materiais auxiliares, como mapas, gráficos e diagramas proféticos, continuam presentes, seguindo a edição anterior.

Com uma tiragem inicial de 750 mil unidades e capas que atendem ao perfil diversificado do público, a Bíblia Missionária é uma ferramenta de grande utilidade para envolver todos na pregação do evangelho. Ao realizar essa iniciativa, a liderança da igreja na América do Sul demonstra de forma prática que o alvo principal não está simplesmente em crescer em número de membros, mas em ampliar de maneira consistente a participação de cada adventista na missão de ir, fazer ­discípulos, ensinar e batizar (Mt 28:19, 20). Antes que Cristo volte, é preciso que você responda à grande comissão, e diga também: “Eu vou!”

TRECHO

“Estudar a Bíblia com alguém é ganhar um amigo para a eternidade. Esse não é um relacionamento que se encerra com o batismo. Portanto, o primeiro passo para motivar decisões positivas é se interessar verdadeiramente pelas pessoas e estabelecer com elas um relacionamento pessoal de confiança que seja duradouro e alicerçado na Bíblia” (p. 1219).

ANDRÉ VASCONCELOS e GUILHERME SILVA são editores de livros na CPB

(Resenha publicada na edição de novembro de 2021 da Revista Adventista)

Última atualização em 22 de novembro de 2021 por Márcio Tonetti.