Ao ver uma postagem sobre o livro O Grande Conflito, jovem inicia jornada de transformação
Anna Paula Rodrigues
Curioso sobre a Bíblia, mas sem saber por onde começar, Gustavo Leandro, de 28 anos, encontrou no Instagram a página Adventistas Brasil. Entre frases e vídeos, deparou-se com uma foto que chamou sua atenção. Na imagem, uma capa escura mostrava um cenário de guerra, helicópteros voando e um homem caminhando em direção a uma forte luz. Entretanto, mais que a capa, o que realmente despertou seu interesse foi o título: O Grande Conflito. Imediatamente, o jovem começou a se questionar sobre isso.
Um dia, dentro do ônibus a caminho do trabalho, Gustavo viu uma mulher lendo o mesmo livro. Curioso, perguntou onde poderia encontrar um exemplar. Ela apenas respondeu que havia ganhado de presente e que não sabia onde adquiri-lo. Algumas semanas se passaram e algo surpreendente aconteceu.
Gustavo trabalhava em uma loja no shopping da sua cidade. Certo dia, enquanto subia a escada rolante para fazer a fiscalização, olhou para o lado e viu, em uma mesa vazia da seção infantil, dois exemplares do livro O Grande Conflito. “Sem acreditar, desci correndo a escada rolante para pegar o livro que tanto tinha pedido a Deus. Acredito que alguém da igreja tenha deixado essa literatura ali”, ele relata.
VENCENDO A VERGONHA
Ao começar a ler o livro, Gustavo encontrou um carimbo com o endereço de uma Igreja Adventista, mas não conseguia encontrar coragem para visitar o templo. “Eu já congreguei em outras igrejas, conhecia outras denominações e via Deus como um Pai misericordioso, que cuida de mim. Mas, lendo outras coisas e andando com pessoas que não edificavam em nada na minha vida, acabei me afastando de Deus e sentia vergonha de voltar”, explica.
Enquanto lia o livro, conheceu histórias de homens e mulheres corajosos, que permaneceram fiéis mesmo diante das dificuldades e aceitaram o desafio de pregar ao mundo todo. “Me chamou atenção também a luta entre o bem e o mal e o desfecho dessa batalha. Existe uma esperança muito grande na volta de Jesus. Precisamos contribuir para que as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus possam se preparar para o encontro extraordinário”, afirma Gustavo.
Foi exatamente essa convicção que deu coragem a Gustavo para estudar mais a Bíblia e procurar a igreja. Em um sábado, conferiu novamente o nome e o endereço que haviam sido carimbados no livro. Ao pesquisar, descobriu que a igreja local teria um culto jovem no período da tarde e decidiu ir.
Ao fim da programação, conversando com os jovens daquela congregação, Gustavo aceitou o convite de Afonso, um dos jovens da igreja, para participar de uma confraternização na casa do pastor. “A gente não imaginava que um livro carimbado iria alcançar uma pessoa e trazê-la ao lugar certo na hora certa”, conta Afonso.
DISCIPULADO
Ao voltar para casa, depois de passar tempo com os novos amigos, Gustavo refletiu sobre o dia que teve, o que o motivou a continuar lendo o livro O Grande Conflito.
Nos dias seguintes, Afonso começou a conversar mais com Gustavo e o convidou para participar de um pequeno grupo. Ali, Gustavo criou vínculos, fez novas amizades, estudou mais sobre o sábado e hoje, já batizado, ajuda a compartilhar esperança, entregando exemplares do livro O Grande Conflito por onde passa. “Eu creio que faço parte de uma geração missionária. Quero contribuir para que muitas pessoas conheçam a Igreja Adventista e a Palavra de Deus. Vou continuar pregando o evangelho até Jesus voltar”, ele conclui.
ANNA PAULA RODRIGUES é jornalista e atua como assessora de comunicação na União Centro-Oeste Brasileira (com colaboração de Noemi Almeida)
(História publicada na Revista Adventista de outubro/2024)
Última atualização em 21 de outubro de 2024 por Márcio Tonetti.