Flor entre espinhos

2 minutos de leitura

Um relato emocionante de superação, serviço e milagres

Milton Andrade

As histórias de missionários além-mar despertam a curiosidade e causam fortes emoções. Algumas delas foram relatadas em livros e outras até viraram filmes. No entanto, há outros missionários anônimos, discretos, que frequentam a igreja do nosso bairro e costumam se assentar no mesmo banco conosco. Eles possuem uma experiência de vida tão fascinante quanto a daqueles que pregam o evangelho no outro lado do planeta, em locais com culturas diferentes.

A obra Flores e Sonhos narra a comovente história de superação de uma dessas missionárias, a senhora Maria das Graças Barboza Ferraz. Essa brasileira ficou órfã, cresceu em meio à pobreza extrema, lutou contra a fome e a doença, mas, devido à sua fé e perseverança, conseguiu vencer as dificuldades.

O seu campo missionário foi o lar, e sua área de especialização foi o exemplo. Ela transformou a família em um canal de bênçãos, levando luz ao redor do mundo.

Escrito de forma envolvente e detalhada, o livro transforma o comum em extraordinário, usando a rotina de gente como a gente. Da maneira como o autor descreve as situações, parece que estamos lendo o relato de alguém da própria família.

A história foi narrada pelo pastor Fernando Dias, editor da Casa Publicadora Brasileira, um autor habilidoso e capaz de contar a experiência como ninguém. Afinal, é genro da biografada.

O livro é um convite à confiança irrestrita em Deus, mesmo diante das maiores adversidades. A metáfora da flor entre os espinhos ilustra o que o Senhor é capaz de fazer na vida de alguém que se depõe inteiramente aos Seus pés e acredita que tudo “o mais Ele fará” (Sl 37:5).

RESILIÊNCIA

A narrativa de superação lembra o texto de Ellen White. “Os espinhos e as ervas daninhas – as dificuldades e provações que tornam a vida tão cansativa e cheia de preocupa-
ções – foram designados para o bem do ser humano, como parte do preparo necessário no plano de Deus para erguê-lo da ruína e degradação causadas pelo pecado. O mundo, embora decaído, não se resume a tristeza e miséria. Na própria natureza existem mensagens de esperança e conforto. Flores crescem no mato e espinhos são cobertos pelas rosas” (Caminho a Cristo, p. 9, 10).

São justamente fatores como a esperança e o conforto em Cristo que o autor destaca na publicação e servem de apelo aos pais para que priorizem a educação dos filhos, especialmente quanto aos assuntos relacionados à eternidade.

Para as pessoas que não conseguem enxergar a luz no fim do túnel, aos jovens que estão na encruzilhada das grandes decisões, aos pais que sonham grandes coisas para os filhos, a todos que vivem sufocados com os espinhos da desilusão, do sofrimento e da falta de esperança, esse livro revela que há um Deus no Céu capaz de reverter qualquer situação desfavorável.

O Senhor do impossível, que transforma espinhos em bênçãos, proporcionou mudanças na vida da Maria das Graças e, certamente, poderá ajudar você também.

TRECHO

“A falta de recursos financeiros e de escolaridade não é limitação para servir a Cristo. Quando recebemos o Espírito Santo no coração, Ele compensa todas as nossas limitações com Seu poder, e Deus age em nossa vida e torna nossos esforços frutíferos” (p. 145).

MILTON ANDRADE, pastor e mestre em Teologia, é editor na CPB

(Resenha publicada na Revista Adventista de janeiro/2023)

Última atualização em 26 de janeiro de 2023 por Márcio Tonetti.