Futuro da educação

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As novidades apresentadas no Encontro Nacional de Administradores e Educadores realizado na CPB

Lucas Rocha

Em evento na Casa Publicadora Brasileira, administradores da igreja e educadores discutiram os rumos da rede adventista de ensino. Foto: William Moraes

As transformações tecnológicas que a pandemia acelerou continuam tendo reflexos no conteúdo utilizado em sala de aula. Se a quarentena incentivou redes de ensino a oferecerem conteúdo pedagógico que explorasse as diversas linguagens e recursos de plataformas on-line, como fica a integração desse conteúdo com o retorno dos alunos ao ensino presencial?

Esse foi um dos temas tratados no Encontro Nacional de Administradores e Educadores da Educação Adventista, realizado no fim de abril na CPB. O objetivo do evento foi reconhecer os esforços em favor da rede de ensino no período mais grave da pandemia e alinhar estratégias para o futuro da Educação Adventista no país.

A principal transformação que as unidades escolares da rede adventista vão ter nos próximos anos é a criação de espaços que vão possibilitar que estudantes acessem os recursos complementares disponíveis na plataforma E-class dentro da própria escola, sem precisar ter equipamentos ou internet pessoal. Isso permitirá que a integração entre o conteúdo oferecido digitalmente e o que é trabalho presencialmente flua de maneira mais orgânica. O plano é que, nos próximos anos, cada unidade de ensino ganhe ao menos uma sala que será chamada de E-class Point.

“Estamos olhando o futuro, e é nessa perspectiva de inovação que nós vamos implementar o e-class point. Estamos indo além, pois esta é a nossa vocação, o nosso chamado”, destacou o professor Antônio Marcos Alves, diretor geral da Rede de Educação Adventista no Brasil e em outros sete países sul-americanos.

Ensino integrado

A plataforma E-class permite que o aluno acesse aulas interativas, bem como conteúdos complementares ao material didático, além possibilitar a realização de exercícios e avaliações acerca do aprendizado do aluno, entre outras funcionalidades. Agora, com o E-class Point, o objetivo também é trazer o aspecto do contato humano para a experiência que antes era restrita ao virtual.

“O projeto E-class trouxe o mundo digital para dentro da escola. Agora, com o E-class Point nós queremos materializar a parceria da Casa Publicadora Brasileira com a Educação Adventista, que é ter dentro de cada unidade escolar um ponto de conexão entre o digital e o ser humano”, explicou o pastor Edson Medeiros, diretor-geral da Casa Publicadora Brasileira (CPB), editora responsável pela produção do material didático utilizado nas unidades escolares adventista no país.

Já o diretor financeiro da Igreja Adventista para oito países da América do Sul, pastor Marlon Lopes, ressaltou que a implantação do E-class Point é apenas mais uma etapa de inovação dentro da rede. “Não é o último, é só mais um degrau. O que nós queremos fazer é avançar rapidamente, entendendo o comportamento das pessoas, as novas necessidades e compreender os avanços que a educação pode promover neste novo ambiente corporativo, familiar, educacional e de ensino”, pontuou.

Fortalecimento do criacionismo

Outra inovação que a rede de ensino adventista vai implantar no que tange ao conteúdo didático é a produção de filmes. Durante o encontro, os administradores conheceram detalhes do primeiro longa-metragem oficial da Educação Adventista no mundo. A produção intitulada Projeto Fósseis: Uma Grande Aventura foi gravada na Chapada Diamantina, na Bahia, e vai apresentar uma trama permeada por temas relacionados ao criacionismo bíblico.

“A gente entende que um filme como este marcará a mente e o coração dos nossos alunos, e mais uma vez nós vamos reforçar um dos fundamentos da Educação Adventista, que é a perspectiva criacionista”, argumentou o professor Antônio Marcos Alves, responsável pelo departamento de Educação da Divisão Sul-Americana.

Para o pastor Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista no continente, a Educação Adventista pode ser vista como uma importante aliada da família cristã. “O criacionismo em sala de aula, vivido no dia a dia dentro da família, coloca uma melhor qualidade de vida hoje e também planta um futuro e uma esperança. Isso é importantíssimo. Uma escola com base bíblica e uma família com base bíblica fortalecem a sociedade”, concluiu.

LUCAS ROCHA é jornalista e editor web na Casa Publicadora Brasileira

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Última atualização em 3 de maio de 2022 por Márcio Tonetti.