Igrejas que servem

3 minutos de leitura

Congregações adventistas investem em diferentes ministérios para impactar a vizinhança

Fernanda Silva

Na capital do Tocantins, os diferentes ministérios da Igreja do Plano Diretor Sul (também chamada de Comunidade Seven) têm atraído a vizinhança. Foto: Adventistas Tocantins

William Pimentel decidiu sair da rotina. Acordou mais cedo e pegou sua bicicleta, uma Caloi Andes, preta, aro 26, que havia bastante tempo não era utilizada. Por causa do excesso de trabalho, o jovem advogado se tornou sedentário e obeso. Porém, ele não imaginava que, por trás do convite de Jerry, o mesmo amigo que tempos antes havia lhe oferecido o primeiro copo de cerveja, estava a oportunidade de adotar um novo estilo de vida. “No meio da trilha, o grupo parou para um momento de reflexão. Senti que eles eram diferentes”, conta William, referindo-se ao contexto do primeiro contato com o ministério Seven Bikers. Depois de se envolver nas atividades do grupo de ciclistas, ele passou também a frequentar os cultos. “Vi o cristianismo sendo pregado com ações”, enfatiza.

O relato dele exemplifica a proposta da Igreja do Plano Diretor Sul, cujo prédio foi inaugurado no fim de julho em Palmas (TO). A Comunidade Seven, como também é chamada, começou com um pequeno grupo de pessoas se reunindo nos lares, mas hoje congrega no maior templo adventista da região, construído com o apoio da Divisão Sul-Americana, da União Centro-Oeste Brasileira e de recursos destinados pela CPB como oferta de gratidão pelo seu 120º aniversário.

A ideia de ser uma igreja que funcione em ministérios, que se conecte com a comunidade e gere forte engajamento missionário moldou também a estrutura do prédio, que oferece espaço para a prática de diferentes dons. “Nossa maior preocupação é fazer discípulos”, destaca Leila Gurgel, coordenadora dos ministérios locais. Por essa razão, desde o plantio da igreja, o objetivo tem sido criar um ambiente favorável para o envolvimento dos membros, processo que tem sido acompanhado por um sistema de avaliação, treinamentos e suporte.

Depois de identificar os talentos, hobbies e habilidades dos fiéis, a liderança local realizou uma pesquisa com os moradores da região para identificar as principais necessidades. Com base nessas informações, foram criados, então, 14 ministérios, incluindo oficinas de culinária, saúde e artes manuais, bem como o ministério musical Seven Seed. “Aqui a igreja trabalha voltada para fora”, sublinha Leila. E essa visão foi importante para que William e o amigo Jerry, batizados recentemente, ingressassem nesse ciclo de discipulado.

Como parte da rotina semanal, os membros buscam ABENÇOAR alguém, COMER juntos, dedicar tempo para OUVIR a voz do Espírito Santo, REFLETIR Cristo e escrever um DIÁRIO das ações desenvolvidas (aspectos resumidos no acróstico ACORD). No culto de sábado, eles têm a oportunidade de compartilhar os testemunhos e nutrir-se espiritualmente. O momento de celebração culmina em um almoço coletivo. “Descobrimos que a mesa tem tanto poder quanto o púlpito”, afirma Herson Alves, pastor da Igreja do Plano Diretor Sul.

No Espaço Alpha de Manaus, em média, um em cada quatro voluntários envolvidos nos projetos missionários da igreja não é adventista. Foto: Espaço Alpha

Em Manaus (AM), o Espaço Alpha, igreja localizada no bairro Ponta Negra, segue a mesma proposta, inclusive no que se refere à estrutura física. Planejado com o propósito de atender a comunidade, o edifício oferece uma série de serviços, como livraria, restaurante, day spa, escola de artes e ambiente para a prática de exercícios. Até mesmo o material das paredes (drywall) foi utilizado com a intenção de possibilitar a flexibilização do espaço. “Temos que estar preparados para nos adaptar às novas necessidades que surgirem no bairro”, justifica Ricardo Coelho, pastor local.

FERNANDA SILVA é assessora de comunicação da Missão do Tocantins,
em Palmas (TO)

(Matéria publicada na edição de setembro de 2021 da Revista Adventista)

Última atualização em 29 de setembro de 2021 por Márcio Tonetti.

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Recuperação da aprendizagem

Professor compartilha anseios experimentados durante a quarentena e desafios das escolas no retorno às aulas presenciais.