Jardim do livro

2 minutos de leitura

Casal de aposentados cria espaço com biblioteca e aulas gratuitas de inglês para a comunidade

Gabriel Begle

Susy e Luiz Schulz: a aposentadoria significou o início de novas possibilidades. Foto: Josué Grilletti

Cerca de cinco anos antes da aposentadoria, Susy começou a preparar uma lista de atividades que gostaria de realizar quando se aposentasse. Todas as ideias tinham algo em comum: coisas que ela amava fazer. No entanto, isso não bastava, pois ela queria conciliar esses projetos com a missão.

Um, em especial, vinha falando mais forte ao seu coração. Talvez, ela pudesse usar sua paixão pelos livros e sua fluência no idioma inglês para desenvolver algum programa que beneficiasse sua cidade natal, na Argentina. Afinal, apenas algumas crianças em Libertador San Martín, comunidade onde fica a Universidade Adventista do Prata (UAP), tinham acesso ao aprendizado gratuito do inglês.

Na época, seu marido, Luiz Schulz, atuava como diretor associado do departamento de Educação da Associação Geral, e Susy trabalhava como editora e tradutora da revista Diálogo, periódico da sede mundial voltado para os universitários adventistas.

Em 24 de abril de 2022, o sonho de Susy tornou­- se realidade. Após a aposentadoria, ela e o esposo retornaram à Argentina, alugaram um espaço e começaram a estruturar o projeto. Professores aposentados e profissionais da educação se voluntariaram para ajudar nas atividades e atender aos ávidos leitores. Assim nasceu a biblioteca “The Book Garden” (Jardim do Livro) .

Há muito mais nesse espaço do que o acervo de 6 mil livros. Por meio de uma parceria com a Universidade Adventista do Prata, professores e alunos fluentes no inglês orientam, contam histórias, cantam e realizam outras atividades. Antes de abrirem a biblioteca, Luiz e Susy passaram alguns anos selecionando cuidadosamente os livros e criando estratégias. A trajetória como educadores adventistas contribuiu muito, permitindo que eles criassem uma experiência imersiva para quem frequenta o espaço.

Foto: Josué Grilletti

Quando eles retornaram dos Estados Unidos com esse plano em mente, enviaram contêineres com os livros que haviam selecionado para o projeto. Priorizaram obras de história, ciências e outras literaturas alinhadas com a filosofia adventista. A iniciativa se tornou um sucesso, atraindo, inclusive, pessoas de cidades vizinhas. A maioria dessas famílias não é adventista, mas encontrou na biblioteca conteúdos que estão auxiliando no desenvolvimento de seus filhos. Embora o espaço tenha sido inaugurado há pouco tempo, Luiz e Susy já têm uma bela história para contar! Por influência do trabalho realizado ali, uma família foi batizada e frequenta uma igreja adventista local.

“A missão não termina com a aposentadoria”, afirma Luiz. Pelo contrário, para esse casal, ela significou o início de novas possibilidades, além de ter agregado significado à vida dos voluntários, também aposentados, que ajudam nas atividades diárias da biblioteca.

E o que mais será oferecido pelo Jardim do Livro? Para os próximos meses, foi planejada uma série de eventos, exclusivamente em inglês, que serão realizados em cidades vizinhas.
As atividades da biblioteca transcenderam a comunidade local e estão começando a alcançar grupos ainda não evangelizados. 

GABRIEL BEGLE coordena as plataformas digitais da Adventist World

(Texto publicado Revista Adventista / Adventist World de junho/2024)

Última atualização em 1 de outubro de 2024 por Márcio Tonetti.