Maratona nas mídias sociais

2 minutos de leitura

Programas mensais organizados pela igreja no méxico incentivam o estilo de vida saudável na comunidade

Libna Stevens e Uriel Castellanos

Série de programas sobre saúde tem sido produzida com o apoio dos centros de mídia das oito sedes administrativas regionais que compõem a União Mexicana de ChiapasFoto: Divulgação

A Igreja Adventista do Sétimo Dia no estado mexicano de Chiapas lançou o primeiro episódio de uma série de programas on-line voltados para a saúde. A iniciativa busca promover o estilo de vida saudável na comunidade e entre os próprios membros da denominação. A maratona “I Want to Live Healthy” (Quero Viver com Saúde) se propõe a apresentar uma variedade de práticas saudáveis ??para todas as idades e está sendo divulgada nos canais oficiais da igreja nas mídias sociais.

“É evidente que a saúde se tornou um assunto de interesse muito especial no contexto da crise sanitária. A maioria das pessoas têm procurado melhorar seu sistema imunológico para se proteger do vírus”, afirma Faustino de los Santos, líder regional do Ministério da Saúde. “Temos uma mensagem de saúde única e isso nos motiva a fazer mais pela comunidade”, complementa.

Ele observa que o projeto não é resultado apenas do esforço do departamento de Saúde. Na realidade, a iniciativa envolve todos os ministérios da igreja na região de Chiapas. E o plano é promover 12 programas com uma abordagem holística, ou seja, enfatizando a saúde física, mental, social e espiritual. Cada etapa dessa maratona terá treze horas de duração e irá ao ar no primeiro domingo do mês.

Coordenado pelo Hope Media Chiapas, o programa tem sido produzido em parceria com nove centros de mídia da igreja nessa região e a Universidade Linda Vista. A programação inclui treinamento para profissionais de saúde, orientação médica, programas para crianças, consultoria financeira, aconselhamento familiar, rotinas de exercícios e dicas de receitas saudáveis.

Por ocasião do lançamento do projeto, no dia 7 de fevereiro, um dos destaques da programação foi a “Clínica Aberta”, que permitiu que o público tirasse dúvidas ao vivo com profissionais da saúde. Já o quadro “Saúde em Ação” ofereceu dicas de prevenção e saúde para as novas gerações.

Para Carlos Ruiz, um dos organizadores da iniciativa, a maratona da saúde tem sido uma grande oportunidade para envolver jovens criativos e profissionais da comunicação em um projeto que irá abençoar a comunidade.

Durante a primeira transmissão, foram recebidas dezenas de ligações ao vivo solicitando cursos de saúde, orientação médica e informações sobre publicações adventistas que tratam do estilo de vida. E isso despertou o interesse de outras sedes administrativas adventistas em levar o projeto para outros territórios mexicanos.

De acordo com o pastor Ignacio Navarro, líder da denominação nesse estado, nos últimos dois anos a União Mexicana de Chiapas, que concentra 267 mil membros e 3.230 congregações, deu forte ênfase na promoção da saúde. Nesse período, foram organizadas muitas feiras de saúde com base nos oito remédios naturais em dezenas de comunidades carentes. Porém, ele ressalta que essa abordagem está sendo intensificada ainda mais no contexto da pandemia. “Este ano terá um enfoque de estilo de vida saudável mais agressivo, mas com um forte propósito missionário”, ressalta.

LIBNA STEVENS é diretora associada do departamento de Comunicação da Divisão Interamericana; URIEL CASTELLANOS integra a equipe da agência de notícias da igreja para a América Central

Última atualização em 9 de março de 2021 por Márcio Tonetti.