Marco editorial

2 minutos de leitura

Comentário Andrews oferece recursos para ampliar o conhecimento das Sagradas Escrituras

Eduardo Rueda e André Vasconcelos

Foto: Divulgação CPB

Ter uma fonte confiável em que se possa obter informação sobre o contexto histórico-cultural e os aspectos literários e teológicos de determinada passagem das Escrituras é algo indispensável para todo cristão. Isso se aplica tanto àqueles que frequentemente pregam e ensinam a Bíblia, quanto àqueles que desejam aprofundar seus estudos.

Para quem ama estudar a Palavra de Deus e deseja enriquecer seu devocional, suas aulas, suas pesquisas e seus sermões, o Comentário Bíblico Andrews promete ser um auxílio inestimável. Fruto do trabalho conjunto de cerca de 60 teólogos de todos os continentes, a obra reúne o que há de melhor e mais atual na pesquisa acadêmica em teologia, religião, arqueologia e áreas afins.

O projeto original foi liderado por Ángel Manuel Rodríguez, ex-diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da igreja em nível mundial, e foi financiado pela Associação Geral e pela Universidade Andrews.

Em português, a obra será apresentada em quatro volumes, sendo que o primeiro, abrangendo os livros de Gênesis a Ester, já está disponível com mais de 800 páginas. Essa versão foi criteriosamente adaptada para a língua portuguesa mediante cuidadoso trabalho não apenas com a língua original da obra, o inglês, mas também com o hebraico e grego. Além disso, a transliteração das palavras gregas e hebraicas adotada segue o padrão acadêmico, que reflete mais fielmente a escrita dos idiomas bíblicos. O projeto gráfico procura entregar ao leitor uma experiência agradável, que facilite o estudo e a verificação de informações, com diversos artigos, ensaios e quadros para contextualização do assunto abordado.

O primeiro e os demais volumes do Comentário Bíblico Andrews formarão uma coleção completa com a Bíblia de Estudo Andrews. Esse conjunto, chamado Série Andrews, coloca à disposição um conteúdo consistente, compacto e prático, extremamente relevante e útil para o crescimento espiritual e teológico. Trata­- se de uma obra monumental, um marco histórico na produção acadêmica adventista do sétimo dia, mas com uma linguagem acessível a todos os públicos.

EDUARDO RUEDA E ANDRÉ VASCONCELOS são editores do Comentário Bíblico Andrews

TRECHO

“A expectativa escatológica do retorno de Cristo em glória, prometida no Antigo Testamento por meio das profecias do advento de Deus para inaugurar Seu reino universal, continua a enriquecer o sentido da vida de milhões ao redor do mundo que permanecem em constante expectativa desse glorioso evento. Trata-se de uma esperança que altera radicalmente a vida, enchendo-a de significado e transformando em mensageiros da esperança as pessoas que esperam a vinda do Senhor. Para elas, chegou ao fim a constante busca humana por uma esperança capaz de trazer cura ao coração, tão cheio de medo e ansiedade. São peregrinos da esperança, em quem a riqueza dessa esperança se materializa em atos de amor e bondade, seguindo o exemplo Daquele que é, de fato, o centro de sua esperança: Jesus Cristo” (p. 38).

(Texto publicado na seção Estante da Revista Adventista de maio/2024)

Última atualização em 14 de maio de 2024 por Márcio Tonetti.