Curso de Música oferecido por instituição adventista conquista primeiro lugar em avaliação do MEC
O curso de Licenciatura em Música do Unasp, campus Engenheiro Coelho, obteve a primeira colocação em nível nacional em uma avaliação feita pelo MEC. O chamado Conceito Preliminar de Curso, que leva em conta fatores como a qualificação do corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos oferecidos pela graduação, foi divulgado no fim do mês de dezembro.
De acordo com a coordenadora do curso, Ellen Stencel, essa conquista é consequência de muita dedicação e trabalho sistemático. “Estabelecemos várias metas desde 2005 e fomos tentando alcançá-las passo a passo. Desenvolvemos, por exemplo, programas de estágio em parceria com as prefeituras da região e a escola básica do Unasp, além de capacitar o corpo docente e promover projetos de extensão”, enumera.
O professor Vandir Schäffer menciona outras ações que também contribuíram para o resultado da avaliação. “Em 2015, a escola manteve 54 grupos musicais, dirigidos por alunos e/ou professores. Além disso, realizamos 74 programas, incluindo a produção e gravação de CDs e DVDs, e concertos e eventos musicais na instituição”, conta. Para Schäffer, é um privilégio fazer parte de uma equipe que deseja manter posição de destaque no Brasil. “Sem dúvida, essa nota é uma bênção do senhor”, ressalta.
O estudante Guilherme Melo reconhece o esforço da instituição para manter um alto padrão de ensino. “Entrei para o curso de Música em 2010 e, desde então, tenho visto que os investimentos na graduação têm se expandido. Vi o laboratório de piano ser inaugurado, apresentações em festivais pela região, colegas apresentando artigos científicos em congressos e outras atividades que levaram o curso ao mais alto nível nacional”, afirma.
Demanda nas igrejas e nas escolas
A música é um dos recursos mais utilizados pela igreja. Por ter tamanha importância, há um ministério exclusivo que cresce a cada ano e que, por isso, demanda novos profissionais. “Considerando que a música está presente em todas as atividades da igreja, é de suma importância ter uma instituição que forme profissionais para ocuparem essas funções, não apenas nas igrejas, mas também nas escolas. E o diferencial do curso do Unasp é preparar pessoas para essas funções a partir de uma formação musical e espiritual”, acrescenta Schäffer.
“Todos os alunos que querem, conseguem trabalho tanto em escolas, como em igrejas”, acrescenta a coordenadora. Tendo em vista essas oportunidades, ela reforça o convite: “O curso de Música está de braços abertos para receber alunos interessados em estudar e fazer da Música seu futuro”.
DANIELA FERNANDES é estudante de Jornalismo no Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP)
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.