No Dia Mundial do Refugiado, saiba como os adventistas estão respondendo à crise migratória
Em parceria com voluntários de diversas áreas, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais tem acolhido milhares de pessoas que fogem principalmente da guerra na Síria. Desde que a crise migratória se intensificou em 2015, a igreja oferece apoio em várias partes do continente europeu, provendo cuidados médicos, assistência psicológica, alimentos e roupas.
A resposta à crise migratória é tema de um minidocumentário produzido pela sede geral da Igreja Adventista. Divulgado no contexto do Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), o curta-metragem mostra o atendimento que vem sendo prestado em vários lugares. Foram entrevistados voluntários como o médico Michael-John Von Hörsten, da Adventist Help, que tem atuado na ilha de Lesbos (Grécia), principal porta de entrada de refugiados que tentam chegar à Europa por meio do Mediterrâneo (Leia também: Médico adventista atende refugiados de guerra). “Milhares de pessoas passam por aqui cada noite. Essa é uma praia com quase cinco quilômetros e os barcos vão chegando e atracando por toda a sua extensão. As áreas perto do farol são muito perigosas. Quando um barco chega, imediatamente enviamos médicos para atendê-los. As enfermeiras ajudam a fazer uma rápida triagem do povo, verificando todos os bebês, crianças e idosos. Então, eles são enviados para um acampamento, onde são aquecidos e recebem roupa e comida. Esse é um processo que se repete várias vezes ao longo do dia”, o voluntário descreve no vídeo.
Segundo o médico, os adventistas estão se tornando conhecidos nessa região pela relevante assistência que oferecem. Em Idomeni, outra cidade grega, a ADRA também auxilia pessoas em um campo de refugiados. A crise humanitária na região se intensificou após o fechamento das fronteiras.
A produção também retrata o trabalho que está sendo coordenado pela igreja na divisa da Sérvia com a Macedônia, bem como em Hegyeshalom (Hungria), ponto final do trajeto para muitos refugiados que entram no território europeu. Confira abaixo o vídeo na íntegra.
[Equipe RA, Márcio Tonetti / Tradução: Glauber Araújo / Legendas: Willian Vieira]VEJA TAMBÉM
Agência humanitária atende mais de 5 mil refugiados na América do Sul
https://www.youtube.com/watch?v=l8kQAkLVnEE
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.