O Espírito Santo

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Características da terceira Pessoa da Trindade

John Peckham

Crédito da imagem: Adobe Stock

O Espírito Santo é fundamental para a missão de Deus. Portanto, precisamos de uma compreensão bíblica da Sua identidade e natureza. Este estudo bíblico aborda as seguintes questões-chave: O Espírito Santo é uma pessoa ou uma mera força do poder de Deus? O Espírito Santo é uma pessoa diferente do Pai e do Filho (Cristo)? O Espírito Santo é verdadeiramente divino?

Para responder a primeira pergunta, precisamos reconhecer que, nesse contexto, a palavra “pessoa”, não significa um ser humano limitado a um corpo físico. Em vez disso, queremos dizer simplesmente alguém que tem características que somente as pessoas têm, como autoconsciência, raciocínio e vontade.

Identifique as características pessoais atribuídas ao Espírito Santo nos textos a seguir:

“E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção” (Ef 4:30).

“Ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus” (1Co 2:11).

“Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme Ele quer” (1Co 12:11).

Você observou? Esses e outros textos bíblicos descrevem o Espírito Santo com características pessoais. Uma mera força ou poder não se entristece (o que requer autoconsciência), não pode conhecer as coisas de Deus (o que requer razão) e não pode querer conceder dons espirituais a pessoas
(o que requer vontade).

Quais outras características pessoais do Espírito Santo são encontradas nos textos a seguir?

“Porque o Espírito Santo lhes ensinará, naquela mesma hora, as coisas que vocês devem dizer” (Lc 12:12).

“Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8:26).

Somente pessoas podem ser entristecidas (Ef 4:30), conhecer (1Co 2:11), ter vontade (1Co 12:11), ensinar (Lc 12:12), interceder (Rm 8:26), dar testemunho (Jo 15:26), ser enganadas e testadas (At 5:3, 4, 9), falar (At 8:29), admoestar (Nm 9:30), liderar e guiar (Sl 143:10; At 8:29), chamar para o ministério e enviar (At 13:2-4), proibir ou permitir (At 16:6, 7) e assim por diante.

Aqui e em outros lugares, as Escrituras identificam o Espírito Santo como uma pessoa, referindo-se a Ele como tendo características que somente as pessoas têm. Ellen White comentou: “O Espírito Santo é uma pessoa […]. O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não desvendaria os segredos ocultos na mente de Deus” (Evangelismo [CPB, 2023], p. 616, 617).

Como os textos a seguir distinguem o Espírito Santo, o Filho e o Pai como pessoas distintas?

“Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que Eu lhes disse” (Jo 14:26).

“Quando, porém, vier o Consolador, que Eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade, que Dele procede, esse dará testemunho de Mim.” (Jo 15:26)

Como enviado pelo Pai em nome de Jesus (Jo 14:26) e enviado por Jesus da parte do Pai (Jo 15:26), o Espírito Santo não pode ser nem o Pai nem o Filho. Ele é distinto do Pai e do Filho.

As Escrituras demonstram, então, que o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Filho (Cristo) ou o Pai (ou uma parte de um ou de ambos). O Espírito Santo é uma pessoa distinta (veja também Mt 12:32; Lc 3:21. 22; Jo 14:16).

Além disso, as Escrituras identificam o Espírito Santo como uma pessoa divina, assim como o Pai e o Filho, em cujo nome os crentes são batizados (Mt 28:19).

Em Isaías 6:8-10, Deus enviou uma mensagem específica ao profeta. Em Atos 28, Paulo citou essa
mesma mensagem. Mas a quem ele creditou essa mensagem? Veja o que ele afirmou: “Bem falou o Espírito Santo aos pais de vocês, por meio do profeta Isaías” (At 28:25).

Portanto, de acordo com a Bíblia, as palavras ditas por Deus em Isaías 6:8-10 foram proferidas pelo Espírito Santo. Da mesma forma, Hebreus 3:7 cita as palavras ditas por Deus no Salmo 95:7-11, dizendo “como diz o Espírito Santo”. Esses e outros textos referem-se ao Espírito Santo como Deus.

Para quem Ananias mentiu quando decidiu retirar parte dos lucros da venda de suas terras, fingindo que havia doado todos os lucros? Observe o que disse o apóstolo Pedro:

“Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do valor do campo? Não é verdade que, conservando a propriedade, seria sua? E, depois de vendida, o dinheiro não estaria em seu poder? Por que você decidiu fazer uma coisa dessas? Você não mentiu para os homens, mas para Deus” (At 5:3, 4).

Assim, mentir para o Espírito Santo era mentir para Deus. Portanto, as Escrituras se referem ao Espírito Santo como Deus (veja também Mt 28:19). Deus é eterno, sabe todas as coisas e está presente em todos os lugares, e o Espírito Santo é mencionado como eterno (Hb 9:14), onisciente (1Co 2:10, 11) e onipresente (Jo 14:16).

Em resumo, de acordo com as Escrituras, o Espírito Santo é, portanto, uma pessoa, é distinto do Pai e do Filho e é divino, sendo uma das três pessoas coeternas da Divindade. 

JOHN PECKHAM é editor associado da Adventist World e professor de teologia e filosofia cristã na Universidade Andrews (EUA)

(Artigo publicado na Revista Adventista de fevereiro/2024)

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Última atualização em 14 de fevereiro de 2024 por Márcio Tonetti.