O papel do professor

2 minutos de leitura

A influência integral no desenvolvimento humano

Gérson Pires de Araújo

Foto: Adobe Stock

O professor desempenha um papel fundamental na educação de crianças e jovens, preparando-os para a vida. Além dos professores, outros agentes, como os pais, amigos e até estranhos, também têm importância no processo educativo.

Já a educação cristã é um processo dinâmico e contínuo que engloba o desenvolvimento humano em diversas dimensões: volitiva, espiritual, intelectual, moral, social, afetiva, estética e física. Esse processo visa levar o indivíduo da sua natureza atual em direção à sua natureza ideal. Assim, ele é influenciado por adultos de maneira sistemática e assistemática, formal e informal, com metas específicas e um método com base no modelo de Jesus Cristo. O objetivo final dessa jornada é alcançar a plena realização da natureza do ser humano, criado à imagem de Deus.

Jesus Cristo é o Modelo de educador perfeito, que define o currículo, o método e o agente da educação. Ele é o currículo educacional, pois é a Verdade que os cristãos devem conhecer para serem libertos da ignorância e do pecado. Ele também é o método, sendo o Caminho para conhecermos Deus e Sua vontade. Como Agente supremo da educação, Jesus fornece a energia vital que motiva os estudantes a buscar conhecimento e desenvolver o caráter.

Nesse sentido, um professor genuinamente cristão contemplará o Modelo para que possa imitá-Lo e identificar-se com Ele. O que resulta em um processo educativo de transformação da natureza humana que envolve três questões:

1) Contemplar demoradamente o Modelo para saber como Ele é: “[…] contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito” (2Co 3:18).

2) Imitar o Modelo, a fim de experimentar a vida cristã. Isso trará efeitos maravilhosos no preparo para a vida no Reino que está sendo estabelecido aqui como preparação para a eternidade (1Co 11:1; Ef 5:1, 2)

3) Identificar-se com o Modelo, permitindo que Este tome conta da vida do professor. Desta maneira, completa-se o processo do professor cristão ser também como Cristo, sendo um modelo para seus alunos (Gl 2:19, 20).

Quanto à perspectiva docente, Cristo também é o modelo ideal, pois serve como exemplo de aluno, mostrando como devemos aprender e nos desenvolver. Ele demonstrou obediência por meio de Suas experiências para Se tornar o Autor da salvação: “Embora fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-Se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem” (Hb 5:8, 9).

Seguir Jesus representa a participação plena nos mais variados aspectos da educação, tanto para alunos como para educadores. Afinal, Nele são encontrados currículo, método, agente educacional e educando. Todas essas características permitem, aos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, transformações com resultados eternos.

GÉRSON PIRES DE ARAÚJO, pastor e pedagogo, é mestre em Educação e doutor em Liderança

(Artigo publicado na seção “Enfim” da Revista Adventista de outubro/2023)

Última atualização em 16 de outubro de 2023 por Márcio Tonetti.