Perfil pastoral

1 minuto de leitura

Pesquisa mostra quem são os pastores que lideram as congregações adventistas na América do Sul

Com informações de Felipe Lemos

Edward Heidinger, secretário executivo da Divisão Sul-Americana, apresenta dados sobre o perfil dos pastores adventistas no continente. Foto: Gustavo Leighton

Criada com o objetivo de apoiar o trabalho dos pastores adventistas, a Associação Ministerial completa um século de existência no dia 26 de maio. Tendo em vista essa data, a Secretaria Executiva da sede sul-americana da igreja divulgou os dados de uma pesquisa que mostra qual é o perfil dos pastores que lideram as congregações locais nessa parte do mundo.

Apresentado pelo secretário executivo da Divisão Sul-Americana, Edward Heidinger, durante a Comissão Diretiva Plenária, em Brasília (DF), o levantamento revelou que eles são predominantemente jovens, já que 62,7% tem entre 22 e 45 anos de idade. Por sua vez, os pastores na faixa etária dos 46 aos 65 anos representam 37,3% do total.

A maioria dos pastores distritais adventistas na ativa tem até 45 anos de idade. Crédito da imagem: Reprodução Portal Adventista

Outra constatação interessante foi que a maior parte dos pastores distritais adventistas (50,9%) atua no ministério há apenas dez anos. Já aqueles que somam entre 11 e 20 anos de atividade representam 28,2%. Por sua vez, os pastores com mais de 20 anos de ministério totalizam 20,9%. E os mais experientes (com tempo de serviço acima de 30 anos) representam apenas 7%.

A pesquisa mostrou ainda que, em 50 anos, o número de pastores distritais na América do Sul passou de 517 para 3.681, crescimento bem maior (612%) do que a média global registrada no mesmo período (272%).

Para saber mais sobre o levantamento e ver detalhes do cruzamento de informações, leia a reportagem completa aqui.

Última atualização em 16 de maio de 2022 por Márcio Tonetti.