Portal estratégico

2 minutos de leitura

Site adventista alcança mais de 17 milhões de pessoas anualmente

Anne Seixas

Há 10 anos, as informações da Igreja Adventista estavam divididas na internet. O conteúdo era pulverizado em dezenas de sites. Dessa necessidade de unificação nasceu o adventistas.org, também conhecido como Portal Adventista. Uma estrutura que une todas as sedes administrativas em um só lugar, oferecendo informações, notícias e materiais evangelísticos.

“O site contribuiu para o crescimento da igreja e para uma melhor percepção dos públicos não adventistas”, comenta Felipe Lemos, gerente da assessoria de comunicação da sede sul-americana da Igreja Adventista, que acompanhou o processo de desenvolvimento do projeto.

Sua afirmação se reflete nos resultados gerados também pela Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN), que diariamente publica conteúdos sobre iniciativas evangelísticas, ações de congregações locais, decisões administrativas e projetos que impactam os oito países que compõem a Divisão Sul-Americana.

PORTAS ABERTAS

Somente em 2022, o portal recebeu 17,6 milhões de acessos. Em 2012, não passava de 670 mil. Com a reestruturação, já em 2013, os números chegaram a 5 milhões, passando a 14 milhões no ano seguinte.

Conforme dados de uma pesquisa realizada em 2021, a maioria dos que acessam o endereço é membro adventista. Rogério Ferraz, especialista em marketing digital e performance, que em 2012 era o gerente de estratégias digitais da sede sul-americana, pontua o que levou à criação do portal. “Existia um desejo de unificação, de integração. Cada sede administrativa tinha seu próprio site, e mesmo os projetos e departamentos tinham sites separados. Os usuários, quando queriam procurar alguma informação, tinham dificuldade em entender onde procurar. Quando se está muito disperso, você não tem relevância na internet”, explica.

Daí surgiu a iniciativa de reunir em uma só plataforma todos os 96 sites existentes naquele momento. O desafio era tornar isso viável para as administrações locais. Ferraz se lembra da dificuldade de estruturar um produto que atendesse às mais diversas realidades, fosse fácil para o usuário e permitisse algum nível de personalização. Uma tarefa quase impossível para o que era a internet da época.

ESTRATÉGIA EVANGELÍSTICA

O Portal Adventista impulsionou o olhar institucional para o ambiente digital sob o ponto de vista estratégico. Criação de conteúdo, presença nas redes sociais e relacionamentos on-line passaram a ser pensados como canais evangelísticos.

Em 2022, uma nova versão do ­adventistas.org foi lançada, seguindo as diretrizes da sede mundial. A mesma identidade visual ajuda qualquer pessoa a identificar a marca institucional em qualquer lugar do mundo. A composição anterior, com um portal de notícias, foi mantida.

O pastor Jorge Rampogna, diretor de comunicação da sede ­sul-americana, destaca a relevância do site a partir do ponto de vista estratégico. “Aos canais digitais comunicarem a mensagem de forma clara, esse benefício é sentido por todos os públicos. O Portal Adventista é uma forma de mostrar para a sociedade quem nós somos.”

No fim, o objetivo principal é encurtar o caminho entre a mensagem do evangelho e os públicos. E é essa característica que o pastor Stanley Arco, presidente da igreja para oito países da América do Sul, reforça. “Quando uma pessoa busca pela Igreja Adventista na internet, ela encontra uma mensagem de esperança. Tudo o que é publicado tem esse objetivo. Por isso, continuar investindo na comunicação digital é, sem dúvida, investir na abreviação da volta de Jesus.”

ANNE SEIXAS é jornalista

(Notícia publicada na Revista Adventista de janeiro/2023)

Última atualização em 20 de janeiro de 2023 por Márcio Tonetti.