Pregue com poder

2 minutos de leitura

Livro oferece centenas de dicas de como enriquecer o púlpito e revitalizar a igreja

Diogo Cavalcanti

“Mais um livro sobre pregação!”, diria alguém. No entanto, em meio a um incontável número deles, ainda pode haver espaço para uma joia rara. Muitos autores, professores e palestrantes do tema em questão somente conseguem compartilhar uma repetição de conceitos, técnicas e ideias que são cópias de cópias. Como disse um escritor frustrado: “Os antigos já roubaram nossas melhores ideias.”

Mas, alto lá! A pregação poderosa tem como fonte a Palavra de Deus e esta é inesgotável. Ninguém tem o direito de imaginar que já se escreveu tudo o que deveria ter sido escrito. Como disse Salomão: “Não há limites para fazer livros” (Ec 12:12).

Por isso, Pregação Objetiva: Mais de 300 Dicas Para Você Preparar e Apresentar Sermões (CPB, 2022, 160 p.) é o resultado valiosíssimo de décadas de experiência do autor sobre o tema. Trata-se de uma preciosidade no campo da pregação bíblica. Não é apenas uma ferramenta a mais nessa sublime tarefa. Não! O pastor Márcio Dias Guarda que, por 31 anos foi editor de revistas e livros na CPB até sua aposentadoria em 2012, continua a escrever para a coluna “Pregação” da Revista do Ancionato, beneficiando milhares de oradores com suas orientações.

Como indica o subtítulo, nesse livro o pastor Márcio oferece centenas de dicas. Partindo da escolha do tema e do texto-base, ele avança pelo processo de pesquisa, envolvendo a interpretação do texto bíblico, a reflexão do pregador e, finalmente, o momento de pregar o sermão. O autor descreve com precisão o perfil da pregação e do pregador para os tempos atuais. Uma novidade desse material é que ele não termina no texto impresso, mas se estende para materiais digitais que serão constantemente atualizados pelo autor e indicados por códigos QR.

Quais são os tipos de sermões? Como prepará-los e pregar de maneira eficaz? Pregação bíblica e contemporânea? Como conquistar o auditório? O que é linguagem não verbal? Onde encontrar materiais para seus sermões? Como desenvolver técnicas de pregação? Qual é o segredo para obter êxito na exposição da Palavra de Deus? Essas são algumas das questões respondidas ao longo de 31 capítulos.

O talentoso evangelista adventista australiano Roy Allan Anderson (1895-1985) contou de alguém que perguntou: “O que é um sermão?” E a resposta mais significativa que recebeu foi: “São trinta minutos capazes de ressuscitar mortos.” Pregação Objetiva pode ajudar você que ocupa o púlpito, pelo poder do Alto, a revitalizar a igreja.

TRECHO

“Na Bíblia, os ouvintes são comparados a ovelhas que devem ser alimentadas com o pasto mais adequado. Muitos sermões hoje não passam de palha, sem gosto, sem conteúdo e sem poder. Não admira que a maioria das igrejas esteja vazia” (p. 14).

DIOGO CAVALCANTI é pastor, jornalista, mestre em Estudos Judaicos (USP) e coordenador de livros na CPB

(Resenha publicada na edição de fevereiro de 2022 da Revista Adventista)

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Perfil pastoral

Pesquisa mostra quem são os pastores que lideram as congregações adventistas na América do Sul.