Proteção à criança

2 minutos de leitura
Universidade adventista cria novo instituto para atender vítimas de abuso na infância
Instituto da Universidade de Loma Linda espera atender 1,6 mil crianças que sofreram abuso. Foto: AdobeStock

O Conselho de Administração da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, anunciou que irá criar um novo instituto para atender crianças que sofreram abuso. Votado em maio, o Instituto de Resiliência para a Adversidade Infantil (Rica, na sigla em inglês) irá ampliar as atividades do Centro de Avaliação Infantil (CAC), implantado há quase 25 anos em San Bernardino, na Califórnia. A ideia é colaborar com agências governamentais, sistemas jurídicos e o Hospital Infantil da Universidade de Loma Linda.

Como um fórum permanente, o Rica irá realizar entrevistas forenses e exames médicos para avaliar denúncias de abuso infantil. Essa abordagem ajudará a eliminar a necessidade de uma criança ter que se submeter a entrevistas com representantes de várias agências.

O Rica também servirá como um centro para o programa de residência pediátrica de abuso infantil da Universidade de Loma Linda, um dos poucos no país. Reconhecido pelo Conselho de Credenciamento para a Educação Médica de Pós-Graduação, esse programa de bolsas enfatiza a intervenção e a prevenção, além de fornecer aos pediatras uma variedade de experiências de atendimento ao paciente, oportunidades de pesquisa e atividades educacionais.

Desse modo, o novo instituto deve facilitar a cooperação multidisciplinar com suas agências parceiras por meio de reuniões mensais de membros da equipe para treinamento e revisão de casos.

Longa atuação

O Centro de Avaliação Infantil (CAC) da universidade adventista foi criado em 1994, dois anos após o Conselho de Políticas de Redes Infantis de San Bernardino ter começado a buscar novas maneiras de avaliar denúncias de abuso infantil. Frequentemente, crianças vitimadas sofriam trauma desnecessário no processo de serem entrevistadas por múltiplas agências.

Na ocasião, o conselho estabeleceu uma força-tarefa com representantes dos Serviços de Proteção à Criança, do Centro Médico do Condado, das secretarias de Saúde Pública e Saúde Comportamental, do Gabinete do Procurador e do Xerife, do Tribunal de Menores e do Tribunal de Direito Familiar, do Conselho Municipal, de entidades como a Children’s Network, de agências financiadoras como a Children’s Fund e do Centro Médico Universitário de Loma Linda.

As necessidades do centro de avaliação aumentaram drasticamente ao longo dos anos. “O abuso de crianças se tornou uma história muito familiar neste país e em outras partes do mundo”, afirma Richard H. Hart, presidente da Universidade de Loma Linda.

Em 2014, o CAC foi transferido para uma instalação mais moderna, de propriedade do condado e mantida em San Bernardino. Agora, o novo instituto está a caminho de ajudar a tratar 1,6 mil crianças abusadas física ou sexualmente. “O novo instituto vai construir e crescer sobre a reputação que o CAC mantém como um exemplo nacional no tratamento de crianças vítimas de abuso”, acrescenta Hart.

Na última semana de agosto, o comitê de supervisão do Rica se reuniu para designar a liderança e determinar relações funcionais com o CAC e o condado de San Bernardino.

DONAJAYNE POTTS, equipe da Universidade de Loma Linda (publicada no site da Adventist Review)

Última atualização em 21 de setembro de 2018 por Márcio Tonetti.