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Reunião mundial de 2025 deve ser presencial e ocorrer nos dias 3 a 12 de julho em St. Louis, nos Estados Unidos

Rachel Ashworth, Adventist News Network

Foto: Gerhard Weiner / Adventist Media Exchange (CC BY 4.0)]

Em 2015, mais de 65 mil adventistas do sétimo dia se reuniram para a 60ª Assembleia da Associação Geral em San Antonio, no Texas (EUA). Um cenário bem diferente do que vimos em junho na cidade de St. Louis. Com muitos assentos vazios, o evento híbrido realizado no America’s Center Convention Complex, depois de ser adiado duas vezes, foi uma sombra do que havia sido no passado.

Mas como será em 2025? Esse foi um dos tópicos principais da agenda da Comissão Diretiva da Associação Geral na reunião realizada no dia 9 de agosto. Em consulta aos oficiais das Divisões e dos campos anexos, que são escritórios responsáveis por regiões administrativas atendidas pela Igreja Adventista, o comitê adotou um plano de quatro partes. A ideia é que a Assembleia da Associação Geral continue sendo um evento de 10 dias, como era antes da pandemia.

A moção, votada e aceita durante a Comissão Diretiva, propõe o seguinte:

1. Que as datas inicialmente escolhidas de 3 a 12 de julho de 2025 sejam mantidas para a Assembleia da Associação Geral de 2025 a ser realizada em St. Louis, no Missouri.

2. Que a Assembleia da Associação Geral de 2025 seja realizada como um evento presencial. Um evento híbrido só será considerado se houver condições mundiais, como um problema de saúde pública global que impeça um evento presencial.

3. Que um número limitado de convidados especiais seja convocado para a Assembleia da Associação Geral de 2025.

4. Que tanto as exposições/estandes quanto as reuniões suplementares voltem a ocorrer na Assembleia da Associação Geral de 2025.

Análise mundial

Hensley Moorooven, sub-secretário da Associação Geral, explica que os quatro itens relacionados à Assembleia da Associação Geral de 2025 foram embasados em informações coletadas de várias sessões de esclarecimento e apoiados por uma pesquisa realizada com os delegados que participaram da assembleia de 2022”. Moorooven continuou: “Queremos que nossos delegados saibam que foram ouvidos”.

De acordo com a pesquisa respondida por 58% dos delegados, o fator mais significativo que impediu sua participação nas sessões foi a agenda superlotada durante a Assembleia da Associação Geral de 2022. Como as sessões são um componente necessário da Assembleia da AG, isso precisou ser abordado no processo de planejamento.

O segundo fator principal que impediu a participação nas sessões foi o problema de jet lag que muitos de nossos delegados internacionais vivenciaram. Retornar ao modelo de evento com dez dias permitirá que os delegados se ajustem ao fuso horário local e a uma programação mais razoável. Essas mudanças permitirão que eles se concentrem melhor nas sessões enquanto também aproveitam os aspectos social, espiritual e de serviço do evento.

Aliás, a intenção é voltar a ter também o tradicional salão de exposições e as reuniões suplementares. Esses espaços permitem que os visitantes conheçam pessoas e ministérios de apoio de todo o mundo.

“A Assembleia da Associação Geral é um evento para conduzir os negócios da igreja é também uma grande reunião campal. As reuniões suplementares nos dão esse equilíbrio primoroso entre as reuniões de negócios e a experiência da reunião campal”, Moorooven ressalta.

Por exemplo, as reuniões suplementares incluem sessões de treinamento, apresentações musicais e programas especiais organizados por ministérios que oferecem programação específica para mulheres, crianças, famílias, entre outros públicos. Combinadas com a sala de oração e os cultos de adoração, essas reuniões suplementares adicionam um aspecto espiritual necessário à reunião.

Em um evento de dez dias, os membros terão muitas oportunidades de acompanhar as sessões de negócios, a programação suplementar especial e os cultos inspiradores.

Última atualização em 22 de agosto de 2022 por Márcio Tonetti.