Salvar e servir

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Oito passos para estruturar um clube de Desbravadores na igreja local

Julio Gaya

Foto: William de Moraes

Quando pensamos em Desbravadores, logo vem à mente um grupo de crianças e adolescentes alegres, dispostos e ávidos por conhecimento. O que fazer nessa hora? Como atender a essas necessidades? O que é preciso para que o clube de Desbravadores em sua igreja possa realmente “salvar do pecado e guiar no serviço”?

Para estabelecer um clube de Desbravadores, alguns passos necessitam ser dados a fim de que haja sucesso na sua estruturação e o projeto não tenha que parar por falta de organização e planejamento. É importante seguir cada uma destas etapas.

1. PREPARAÇÃO

Lembre-se de que o clube existe para ser um instrumento de salvação. Portanto, a primeira coisa a ser feita é orar, pedindo a autorização, a bênção e o cuidado de Deus. A liderança da igreja, representada pelo pastor do distrito e os membros de sua Comissão Diretiva, precisa ser consultada, pois o apoio dela por meio de orações e recursos é fundamental. Somente então é que se deve começar a “recrutar” os que farão parte de sua diretoria. Não faça nada sem ter a resposta de Deus para seu sonho e o voto de aprovação da igreja.

Na sequência, convide um grupo de membros batizados, maiores de 18 anos, em conformidade com a igreja e suas práticas, para compor com você o clube de Desbravadores que está nascendo.

2. DEFINIÇÕES INICIAIS

Quando nasce uma criança, ela precisa de um nome. Um clube também necessita ter essa identificação. Mas tome cuidado com o nome a ser escolhido, pois ele representará um clube, uma igreja, um distrito, uma cidade, uma Associação/Missão.

Após a definição do nome, desenhe a bandeira do seu clube com base nas cores e no logo que foi criado. Use a criatividade também para estabelecer um “grito de guerra” e formule o lema do clube, que é diferente do Lema dos Desbravadores (“O amor de Cristo me motiva”).

3. PLANEJAMENTO

É o processo de estabelecer objetivos, diretrizes e procedimentos para o trabalho que será realizado. Reúna o grupo, tendo em mãos os seguintes materiais de apoio: planejamento da Associação/Missão; planejamento da sua igreja/distrito; Manual Administrativo do Clube de Desbravadores; Manual de Especialidades; cartões das classes regulares; além de papel, canetas de diversas cores e muita disposição.

Ao planejar, lembre-se de que imprevistos acontecem. Se você fizer um planejamento com todas as datas preenchidas, poderá ter dificuldades com o calendário e a execução das tarefas, o que é tão ruim quanto não planejar. Portanto, deixe espaços e datas para futuros acertos e adaptações.

O planejamento precisa ter:

Objetivo geral. Qual é o objetivo para aquele ano/semestre? O objetivo geral deve ser apresentado em poucas palavras, em uma frase curta.

Objetivo especifico. É preciso especificar o objetivo geral, deixando claro onde se quer chegar com aquele planejamento.

Metas. Elas são pontos a ser alcançados. Você precisa planejar tanto metas espirituais quanto aquelas que tem que ver com a estrutura do clube, com a realização das classes regulares, eventos, especialidades e finanças.

Cronograma. Trata-se da organização do planejamento por datas.

4. CAPACITAÇÃO

É muito importante que cada um saiba sua função no clube de Desbravadores e execute suas responsabilidades de maneira organizada. Quanto mais parecido o clube for com um relógio, no qual cada um exerce seu papel sem atrapalhar o outro, mais rápido o clube vai se fortalecer.

Observe a função de cada um na diretoria:

Diretor. É aquele que supervisiona todas as atividades, sendo responsável pela organização do clube de Desbravadores, em parceria com sua equipe. Ele lidera o planejamento geral e acompanha o desenvolvimento das atividades em todos os níveis.

Diretores associados. São os corresponsáveis pela liderança do clube. A cada diretor associado será designada uma função. Isso inclui: planejamento das atividades de acampamento e excursões; manutenção do patrimônio; planejamento de eventos especiais; elaboração de projetos na natureza; desenvolvimento de classes regulares e especialidades; trabalho de relações públicas; conselho espiritual; entre outras que forem necessárias.

Secretário. Ao secretário do clube cabe apresentar os relatórios mensais para a Associação/Missão, bem como outros relatórios solicitados pelo diretor, regional ou pastor da igreja, depois de aprovados pela diretoria. Suas atribuições também incluem o controle da frequência de cada desbravador e o gerenciamento/armazenamento de todos os documentos, troféus, medalhas, materiais e outros pertences do clube.

Tesoureiro. Tem a responsabilidade de planejar e cuidar, em harmonia com o tesoureiro da igreja, de toda a movimentação financeira, apresentando à congregação e aos pais balanços trimestrais. Além disso, apoia na promoção de campanhas, visando à arrecadação de recursos para projetos e compra de materiais.

Capelão. É o coordenador de todas as atividades e projetos de desenvolvimento espiritual. Trabalhando em sintonia com os conselheiros das unidades, estabelece importantes pontes com as famílias dos desbravadores, além de manter ativa uma classe bíblica batismal.

Conselheiros. São escolhidos entre os jovens que atuam na liderança da igreja ou são membros da diretoria. Eles auxiliam a unidade nas várias atividades a ser desenvolvidas. Devem familiarizar-se com cada membro da unidade, conhecer os pais e as condições do lar de cada um; e ter discernimento para falar com os meninos e meninas sobre questões relacionadas ao caráter e à vida cristã. São designados conselheiros para os meninos e conselheiras para as meninas. É fundamental que estejam presentes em todas as reuniões. É o cargo mais importante do clube, já que estão em contato direto com os desbravadores.

O treinamento dos conselheiros deve incluir aulas sobre desenvolvimento infantil e conhecimento das características físicas, emocionais e de aprendizagem dos juvenis entre 10 e 15 anos. Também é importante prover orientações sobre planejamento para que sejam capazes de fazer e executar o programa das unidades. Dentro do conhecimento técnico, há cinco áreas que são a base de um bom clube de Desbravadores: Pioneiria (nós e amarras), cidadania (civismo), primeiros socorros, ordem unida e campismo.

5. RECRUTAMENTO

Terminando essa etapa inicial de capacitação, o próximo passo é solicitar ao pastor local e ao ancionato da igreja que seja realizado um culto dedicado à consagração da diretoria e dos conselheiros. Esse é um momento especial para reafirmar o objetivo do clube e interceder pelos desbravadores que virão.

Então é hora de começar a divulgação, que deve alcançar primeiro as crianças e os adolescentes da igreja, mas também das escolas do bairro e de igrejas evangélicas. Cartazes, faixas, panfletos e materiais para postagens nas mídias sociais podem ser adquiridos na Associação/Missão. Esses materiais explicam quem são os Desbravadores, onde haverá um clube e qual a data da inscrição.

Após um período de divulgação, que não deve ser inferior a 15 dias, deve ser promovido um domingo especial para que todos os que foram convidados possam ir até o local em que serão feitas as reuniões e lá se inscrevam no clube. Nessa ocasião, é muito importante ter a presença do pai ou responsável, que vai autorizar a participação do desbravador.

6. FORMAÇÃO DE UNIDADES

De agora em diante tudo deverá ser feito em unidades. Não se pode misturar meninos e meninas. Ao dividir as unidades leve em conta os seguintes fatores: sexo, idade, tamanho e grau de escolaridade. Também é importante considerar que cada unidade deverá ter um nome ligado ao nome do clube e uma cor diferente das cores do clube que não tenha sido escolhida por outra unidade. Outro item necessário é o grito de guerra, pois, além de identificar a unidade, ele une o grupo e o prepara para os desafios. Nesse grito deve-se ouvir o nome da unidade e palavras de motivação e ordem. Não se pode deixar também de estabelecer as “tradições” (pequenas regras que devem ser cumpridas por todos os membros da unidade, como, por exemplo, todos os desbravadores da unidade X serão sempre voluntários, ou todos os desbravadores da unidade Y serão prestativos em casa) e decidir qual será o lema da unidade.

7. REUNIÕES

Em todo planejamento feito pela diretoria é possível observar que existem datas relacionadas a programas que envolverão o clube como um todo (acampamentos, caminhadas, gincanas e concursos) e outras que dizem respeito às atividades das unidades especificamente. Quando o programa se limita à diretoria, chamamos de reunião extraordinária, e quando envolve as unidades, chamamos de reunião normal.

Toda reunião tem uma estrutura básica que dá segurança e organização ao clube. Sugiro que não sejam feitas grandes mudanças. O segredo está na continuidade. Para melhor desenvolvimento e aprendizado dos desbravadores, 75% das reuniões devem ser normais. Portanto, segue um modelo básico para esse tipo de encontro:

• Apresentação da unidade.

 Abertura da reunião com os ideais, hino dos Desbravadores e oração inicial.

 Classe bíblica.

 Cantinho da unidade, no qual se fará as classes, especialidades e os treinamentos especiais do desbravador, conforme o planejamento feito pelos conselheiros.

 Jogos e brincadeiras.

 Formação final.

 Recados.

 Oração final.

 Gritos de guerra do clube e das unidades.

8. UNIFORMES

O momento mais esperado pelo desbravador é quando ele veste pela primeira vez o uniforme de gala, um dos mais bonitos uniformes usados hoje em nossa sociedade.

Todo o regulamento para uniformização do seu clube está disponível na internet (clique aqui). Baixe, estude e aplique essas diretrizes para que o novo clube tenha uma uniformização espetacular.

Realizar o sonho de Deus por meio do Clube de Desbravadores é uma emoção única na vida de todo aquele que se envolve nesse magnífico ministério!

JULIO GAYA é pastor distrital em Tatuí (SP)

Fontes: Regulamento de Uniforme de Desbravadores – Ministério dos Desbravadores da DSA (2020); e Do Sonho ao Sucesso (2011).

(Texto publicado na Revista Adventista de setembro/2023)

Última atualização em 14 de setembro de 2023 por Márcio Tonetti.