Tragédia em Petrópolis

4 minutos de leitura

Voluntários adventistas se unem para ajudar vítimas da enchente na Região Serrana do Rio de Janeiro

Ayanne Karoline 

Voluntários preparam kits de higiene para atender famílias afetadas pelas enchentes que causaram muita destruição na cidade histórica. Foto: Vitor Mello

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, sofre graves consequências do temporal que atingiu a localidade nesta terça-feira, 15. Até o início desta quinta-feira, mais de 100 mortes haviam sido confirmadas. O Corpo de Bombeiros ainda não contabilizou o número de desaparecidos. 

Voluntários da Ação Solidária Adventista (ASA) atuam no local, arrecadando mantimentos, roupas, água, itens de higiene, entre outros itens de necessidade emergencial. Um grupo de mulheres adventistas se uniu e montou kits de higiene pessoal para doar. “Tem shampoo, sabonete, pasta de dente, desodorante, papel higiênico e outros itens de necessidades básicas. A ideia é continuar arrecadando para doar”, explicou Cinthia Medeiros, uma das organizadoras da iniciativa.

Informações da Defesa Civil apontam que mais de 54 casas foram destruídas e mais de 370 pessoas foram acolhidas em locais de apoio. É para lá que estão sendo destinadas as doações. 

O voluntário adventista Daniel Sampaio, que é comerciante, ajudou as vítimas desde o primeiro momento, mas como também é morador de uma área de risco, precisou sair com sua família. “Passei a noite ajudando outras pessoas e agora chegou o momento de ajudar os meus. Graças a Deus, o nosso maior patrimônio está sendo preservado: a vida”, contou. 

Depois das enchentes que deixaram um rastro de destruição, a população da cidade histórica necessita de apoio em várias áreas. Foto: Vitor Mello

Ajuda imediata

A carreta solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) deve chegar a Petrópolis hoje. A unidade móvel de atendimento tem capacidade para preparar até 4,5 mil refeições por dia, lavar 360 quilos de roupas e atender a comunidade com apoio psicológico.

A conta do PIX sos@adra.org.br também já está redirecionada para a emergência em Petrópolis. 

Pontos de arrecadação  

Igreja Adventista em Itaipava, bairro de Petrópolis, recebe doações das 8h às 18h. Foto: Jorge Choroco

Cada templo adventista identificado com a faixa “SOS PETRÓPOLIS”, na região Central do Rio de Janeiro, é um ponto de arrecadação (em horário comercial e dias de cultos), inclusive a sede regional da Igreja Adventista, localizada na Rua do Matoso, 97, na Praça da Bandeira. As unidades escolares também estão recebendo doações.

Pontos de apoio:

  • Colégio Adventista de Botafogo: Rua da Matriz, 16 – Botafogo.
  • Colégio Adventista de Duque de Caxias: Rua Prof. José de Souza Herdy, 242 – Jd 25 de Agosto.
  • Escola Adventista de Inhaúma: Rua Mateus Silva, 222 – Inhaúma.
  • Colégio Adventista de Petrópolis (Ipae): Rodovia BR 040, 68 – Araras Petrópolis.
  • Sede administrativa adventista: Rua do Matoso, 97 – Pç. da Bandeira.
  • Igrejas Centrais na região central do RJ.
  • Núcleo Adventista Silvestre (Centro Médico): Rua Dezenove de Fevereiro, 140 – Botafogo.

Neste momento, a prioridade das doações é para:

  • Água potável 
  • Colchonetes/colchões 
  • Cobertores 
  • Kits de higiene pessoal 
  • Cestas básicas 
  • Ração fria (biscoito, achocolatados, barra de cereais)
  • Vassouras, rodos, cloro, álcool em gel 

VEJA OUTRAS IMAGENS

Última atualização em 17 de fevereiro de 2022 por Márcio Tonetti.