Um muro de fogo

4 minutos de leitura

Os anjos do Senhor continuam acampados ao redor de Seus filhos

Ted N. C. Wilson

Foto: Mohamed Nohassi

O plano era ousado, mas alguém precisava alcançar a cidade, que contava com mais de 8 mil habitantes. A localidade era quase exclusivamente não cristã, com 99% de sua população professando uma fé distinta do cristianismo.

Ao longo dos anos, várias tentativas haviam sido feitas para levar as boas-novas da salvação até eles. Contudo, naquela cidade, situada à beira da costa do Oceano Índico, na Tanzânia, a tríplice mensagem angélica parecia quase impenetrável.

Mesmo assim, isso não desanimou um pequeno grupo de jovens adventistas residentes em uma cidade distante de elaborar um plano audacioso para realizar um evento evangelístico naquele local.

Missão arriscada

Normalmente, a preparação para uma série evangelística envolve uma logística detalhada e muitos preparativos. Contudo, esses jovens concentraram-se principalmente na oração para se prepararem para a série. Conscientes de que o trabalho era arriscado, decidiram passar duas semanas em oração fervorosa, clamando pela intervenção divina.

Milagrosamente, alguns dias depois, eles conseguiram a permissão do governo local para realizar as reuniões religiosas. A notícia se espalhou rapidamente, e algumas pessoas da cidade ficaram indignadas com a realização desses encontros. Conscientes de sua juventude, inexperiência e dos riscos envolvidos, os jovens adventistas se reuniam à beira-mar, todos os dias, às 5h da manhã, para orar pelos habitantes da cidade, pelo sucesso das reuniões e pela proteção divina.

Certa manhã, sem que soubessem, alguns moradores foram enviados pelos líderes locais com a missão de matar os adventistas que estavam orando à beira-mar. Contudo, Deus respondeu às orações dos evangelistas de forma poderosa. Quando os agressores se aproximaram, avistaram um muro de fogo cercando os adventistas. Atônitos e com medo, os vândalos não ousaram atacá-los e, em vez disso, fugiram rapidamente.

Os jovens adventistas perseveraram em oração e deram início às reuniões evangelísticas. Contudo, os líderes da cidade, decididos a interromper os encontros, enviaram um grupo de arruaceiros para roubar os equipamentos e móveis utilizados nas reuniões. Porém, ao tentarem realizar o roubo, depararam-se com a visão de um homem muito alto, trajando um manto branco e empunhando uma espada brilhante, que caminhava ao redor do equipamento. Aterrorizados com a cena, abandonaram o plano maligno e fugiram, incapazes de seguir adiante.

AQUELES QUE SE OPUNHAM ÀS REUNIÕES QUISERAM SABER QUE TIPO DE “MÁGICA” OS ADVENTISTAS ESTAVAM USANDO PARA SE PROTEGER

Em outra ocasião, enquanto uma reunião estava acontecendo, dois líderes da comunidade, vestidos com roupas tradicionais, caminharam pela multidão em direção à plataforma, onde um dos jovens adventistas estava pregando. Antes de chegarem à frente, os homens começaram a correr e saltar, gritando: “Estamos queimando! Estamos queimando!” e correram para longe. Mais tarde, eles explicaram como viram um muro de fogo cercando o jovem pregador, tornando impossível atacá-lo.

Quando nenhum dos planos malignos teve sucesso, aqueles que se opunham às reuniões quiseram saber que tipo de “mágica” os adventistas estavam usando para se proteger. Com alegria, os jovens explicaram que não havia mágica alguma; eles serviam ao Deus vivo, a quem oravam todos os dias, e eram protegidos pelos anjos enviados por Ele. A notícia desses milagres se espalhou para as cidades vizinhas, levando um jornalista até a cidade para investigar a história e publicá-la no Msema Kweli, um jornal de circulação nacional.

Como resultado da série evangelística, 50 pessoas foram batizadas. Embora o trabalho naquela região permaneça desafiador, atualmente existem três igrejas organizadas na cidade, com um total de quase 200 membros. Vários dos jovens adventistas que participaram das reuniões tornaram-se evangelistas voluntários, e dois deles servem como pastores.

Segredo do sucesso

Ellen White declarou: “A oração é a chave nas mãos da fé para abrir os depósitos do Céu, onde estão armazenados os ilimitados recursos da Onipotência” (Caminho a Cristo [CPB, 2024], p. 60). Aqui está o verdadeiro poder. Podemos elaborar todos os planos possíveis para o projeto Todos Envolvidos na Missão (TEM) mas, se não buscarmos sinceramente a bênção do Senhor sobre esses planos e pedirmos que Ele nos conceda visões ainda maiores, pouco ou quase nada será realizado.

A oração é essencial e torna-se ainda mais indispensável à medida que o mundo segue em desintegração. Sem a oração, como alcançaremos as pessoas ocupadas, distraídas e frustradas, compartilhando com elas a tríplice mensagem angélica? É imprescindível que o Espírito Santo toque corações enquanto oramos fervorosamente para que o Senhor trabalhe por intermédio de nossos planos, ainda que sejam simples e humildes. Além disso, cada conexão pessoal, que é o foco do TEM, deve ser completamente envolvida em oração.

Maior exemplo

Jesus é nosso exemplo supremo. No livro O Maior Discurso de Cristo, Ellen White afirmou que os discípulos “tinham observado quão frequentemente Jesus passava longas horas sozinho, em comunhão com o Pai. Ele passava os dias servindo às multidões que se comprimiam em torno Dele e revelando os traiçoeiros sofismas dos rabinos, e esse incessante labor O deixava muitas vezes tão exausto que Sua mãe e Seus irmãos, e mesmo os discípulos, temiam que sacrificasse a vida. Ao retornar, porém, das horas de oração que encerravam o cansativo dia, notavam a expressão de paz em Sua fisionomia e a sensação de refrigério que parecia desprender­- se de Sua presença” (O Maior Discurso de Cristo [CPB, 2022], p. 73).

Ela ainda complementou: “Era de horas passadas com Deus que Ele saía, manhã após manhã, para levar às pessoas a luz do Céu. Os discípulos haviam chegado a ligar essas horas de oração com o poder de Suas palavras e obras” (ibid.).

Você gostaria de ter o poder de Deus em sua vida para alcançar pessoas para Ele? Esse poder está à disposição de todos que pedirem. Quero encorajá-lo a dedicar mais tempo à oração, buscando ao Senhor com humildade, pedindo que nos conceda sabedoria, orientação e eficácia enquanto seguimos em frente no projeto Todos Envolvidos na Missão, levando as boas-novas ao mundo e alcançando vidas para Cristo! 

TED N. C. WILSON é presidente mundial da Igreja Adventista. Você pode acompanhar o líder por meio das mídias sociais: X (@pastortedwilson) e no Facebook (fb.com.br/pastortedwilson)

(Artigo publicado na seção “Visão Global” da Revista Adventista / Adventist World de março/2025)

Última atualização em 6 de março de 2025 por Márcio Tonetti.