Atenção

Filosofia editorial

1 minuto de leitura

Ao longo de seus mais de 100 anos, a Revista Adventista passou por várias atualizações, mas sempre manteve sua linha editorial. Afinal, a paisagem do mundo muda todos os dias, mas a história a ser contada, a verdade a ser anunciada e a missão a ser cumprida continuam essencialmente as mesmas.

Os objetivos principais da revista são noticiar os eventos mais relevantes do mundo adventista e do universo religioso em geral, registrar a história da igreja, interpretar os sinais dos tempos, proclamar a fé bíblica como ensinada pela Igreja Adventista e nutrir a vida espiritual dos leitores.

Em meio a uma multiplicidade de vozes reclamando a atenção do público, num caos de informações não hierarquizadas, a revista procura filtrar o que é importante e busca organizar as ideias, tornando-se uma fonte confiável.

A revista está ligada aos acontecimentos do mundo religioso e secular, mas é seletiva em suas pautas e responsável em suas abordagens. Por ser uma publicação denominacional, ela destaca aquilo que é positivo para o fortalecimento da igreja e o cumprimento da missão.

Apesar de evitar temas polêmicos e especulações interpretativas, o periódico valoriza o conceito de “verdade presente” e busca ampliar a compreensão da mensagem bíblica no contexto atual.

Em conformidade com as crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia (veja o livro Nisto Cremos), enfatiza a realidade de um Deus amoroso, destaca o poder do evangelho para salvar pessoas de todos os lugares e apresenta a Bíblia como a palavra revelada/inspirada de Deus e a norma de vida para os cristãos.

Entre os princípios que norteiam sua linha editorial destacam-se os seguintes:

  1. Publicar qualidade, não leviandade.
  2. Colocar o foco na verdade, não no erro.
  3. Defender a teologia solidificada, mas ter abertura para nova luz.
  4. Não se deslumbrar com modismos passageiros.
  5. Não seguir cegamente o pensamento de outras publicações.
  6. Combinar o que é relevante com o que é importante.
  7. Interpretar os fenômenos culturais, religiosos e espirituais com argumentos claros e sólidos.
  8. Falar a verdade com amor e jamais ser rude.
  9. Exaltar a Deus/Cristo, não celebridades.
  10. Defender e divulgar a cosmovisão cristã.

Acima de tudo, a Revista Adventista acredita que, em uma sociedade em rápido processo de transformação e desintegração, é seu papel anunciar a gloriosa promessa de um mundo melhor. [Equipe RA]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Taffarel Toso.

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Nem só de pão

Os benefícios do jejum, que vão além dos aspectos espirituais e físicos, precisam ser redescobertos e reivindicados pelos cristãos.