Departamentos sul-americanos de Liberdade Religiosa e Espírito de Profecia têm novo líder

2 minutos de leitura
Hélio Carnassale, que atuava como diretor do Unasp, campus São Paulo, responderá pelos departamentos de Liberdade Religiosa e Espírito de Profecia na Divisão Sul-Americana
Departamento-sul-americano-de-Liberdade-Religiosa-tem-novo-diretor
Hélio Carnassale durante o programa que comemorou o centenário do Unasp, campus São Paulo, em 2015. Foto: Márcio Tonetti

Depois de aproximadamente nove anos como diretor do Unasp, campus São Paulo, o pastor Hélio Carnassale deixará a função para liderar os departamentos de Liberdade Religiosa e Espírito de Profecia na sede sul-americana da Igreja Adventista. A nomeação aconteceu na tarde da última quinta-feira, 6 de agosto, em Brasília (DF).

No que diz respeito à área de liberdade religiosa, Carnassale continuará o trabalho desenvolvido pelo pastor Rafael Rossi, que se dedicará a partir de agora exclusivamente ao departamento de Comunicação da Divisão Sul-Americana. Já no que se refere ao departamento de Espírito de Profecia, ele substituirá o pastor Almir Marroni, que foi nomeado durante a assembleia da Associação Geral, em San Antonio, no Texas, para liderar a área de Publicações da sede mundial adventista.

Uma de suas primeiras atividades como diretor de Liberdade Religiosa deve ser a participação no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Liberdade Religiosa do Congresso Nacional, que acontece em Brasília no dia 11 de agosto.

Em entrevista à ASN, ele disse que recebe com muita gratidão o novo desafio “por conta da confiança que a Igreja está depositando em mim para poder servir nessas duas áreas”. “Quero firmar o povo de Deus nos escritos da mensageira do Senhor e trabalhar para promover a liberdade religiosa dentro de um cenário que prevê uma grande intolerância”, acrescentou.

Trajetória ministerial

Carnassale tem 56 anos, dos quais 35 foram dedicados à organização adventista. Durante esse período, atuou como pastor distrital e diretor de departamento na antiga Associação Paulista Oeste (hoje Associação Paulista Central), na antiga Missão Mato Grossense, na antiga Associação Catarinense e ainda na antiga Associação Paranaense. Além disso, exerceu  a função de orador da Voz da Profecia e diretor associado do Ministério Está Escrito.

Sua trajetória também passa pela Casa Publicadora Brasileira. Como gerente de Recursos Humanos, contribuiu para a implantação de processos de qualidade, bem como para a obtenção de certificações atribuídas pela Organização Internacional para Padronização (ISO). Durante os dez anos em que atuou na editora, também foi um dos responsáveis pela criação do sistema de cargos e salários.

Da CPB, foi convidado para servir na Superbom, onde permaneceu durante um ano. Desde 2007, Hélio Carnassale dirigia o Unasp, campus São Paulo. Ele é formado em Teologia e concluiu o Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É casado com a enfermeira Vania Denise Carnassale e tem duas filhas: Joyce e Paola. [Equipe RA, da redação / Com informações de Felipe Lemos, da ASN]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.