Departamentos sul-americanos de Liberdade Religiosa e Espírito de Profecia têm novo líder

2 minutos de leitura
Hélio Carnassale, que atuava como diretor do Unasp, campus São Paulo, responderá pelos departamentos de Liberdade Religiosa e Espírito de Profecia na Divisão Sul-Americana
Departamento-sul-americano-de-Liberdade-Religiosa-tem-novo-diretor
Hélio Carnassale durante o programa que comemorou o centenário do Unasp, campus São Paulo, em 2015. Foto: Márcio Tonetti

Depois de aproximadamente nove anos como diretor do Unasp, campus São Paulo, o pastor Hélio Carnassale deixará a função para liderar os departamentos de Liberdade Religiosa e Espírito de Profecia na sede sul-americana da Igreja Adventista. A nomeação aconteceu na tarde da última quinta-feira, 6 de agosto, em Brasília (DF).

No que diz respeito à área de liberdade religiosa, Carnassale continuará o trabalho desenvolvido pelo pastor Rafael Rossi, que se dedicará a partir de agora exclusivamente ao departamento de Comunicação da Divisão Sul-Americana. Já no que se refere ao departamento de Espírito de Profecia, ele substituirá o pastor Almir Marroni, que foi nomeado durante a assembleia da Associação Geral, em San Antonio, no Texas, para liderar a área de Publicações da sede mundial adventista.

Uma de suas primeiras atividades como diretor de Liberdade Religiosa deve ser a participação no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Liberdade Religiosa do Congresso Nacional, que acontece em Brasília no dia 11 de agosto.

Em entrevista à ASN, ele disse que recebe com muita gratidão o novo desafio “por conta da confiança que a Igreja está depositando em mim para poder servir nessas duas áreas”. “Quero firmar o povo de Deus nos escritos da mensageira do Senhor e trabalhar para promover a liberdade religiosa dentro de um cenário que prevê uma grande intolerância”, acrescentou.

Trajetória ministerial

Carnassale tem 56 anos, dos quais 35 foram dedicados à organização adventista. Durante esse período, atuou como pastor distrital e diretor de departamento na antiga Associação Paulista Oeste (hoje Associação Paulista Central), na antiga Missão Mato Grossense, na antiga Associação Catarinense e ainda na antiga Associação Paranaense. Além disso, exerceu  a função de orador da Voz da Profecia e diretor associado do Ministério Está Escrito.

Sua trajetória também passa pela Casa Publicadora Brasileira. Como gerente de Recursos Humanos, contribuiu para a implantação de processos de qualidade, bem como para a obtenção de certificações atribuídas pela Organização Internacional para Padronização (ISO). Durante os dez anos em que atuou na editora, também foi um dos responsáveis pela criação do sistema de cargos e salários.

Da CPB, foi convidado para servir na Superbom, onde permaneceu durante um ano. Desde 2007, Hélio Carnassale dirigia o Unasp, campus São Paulo. Ele é formado em Teologia e concluiu o Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É casado com a enfermeira Vania Denise Carnassale e tem duas filhas: Joyce e Paola. [Equipe RA, da redação / Com informações de Felipe Lemos, da ASN]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Doador de sangue

Adventista gaúcho já doou sangue mais de 160 vezes ao longo de quatro décadas.