Empresário do ramo de combustíveis dá exemplo de fidelidade ao sábado

1 minuto de leitura
João Francisco do Nascimento foi multado e enfrentou processos por não abrir posto de gasolina aos sábados. Mas decisão da Justiça foi favorável ao empresário adventista
Foto: reprodução ASN
Empresário adventista já foi multado, enfrentou processos na Justiça, mas se mantém fiel à sua fé. Foto: reprodução ASN
A fidelidade do empresário João Francisco do Nascimento à guarda do sábado é admirável. Em outubro do ano passado, a decisão da Justiça de autorizar que o posto de gasolina dele fechasse aos sábados chegou a repercutir nacionalmente. A história do morador da cidade de Lagarto, no Sergipe, foi tema de reportagem publicada pela Agência Sul-Americana de Notícias (ASN) na última sexta-feira, 30 de janeiro.

Há 15 anos no ramo de combustíveis, João começou a enfrentar problemas depois que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão que regula o setor, passou a estipular que os postos funcionassem em dias e horários determinados pela Agência.

Por não abrir entre o pôr-do-sol de sexta e o de sábado, o posto do empresário foi autuado duas vezes, uma em 2006 e outra em 2008. Conforme a Resolução 116/200 da Agência Nacional do Petróleo (ANP), os postos devem funcionar, no mínimo, de segunda-feira a sábado, das 6h às 20h. Além das multas, dois processos foram parar na Justiça.

No entanto, em outubro de 2014, a 8ª Vara Federal concedeu liminar, assegurando que o estabelecimento não funcionasse no dia de guarda do empresário. Segundo noticiou o portal Estadão, o juiz federal Jailsom Leandro de Sousa entendeu que “o dono do posto é pessoa física, e seu credo atinge todos os aspectos da vida, inclusive o profissional”, determinando sentença favorável ao empresário em respeito à liberdade religiosa.

Embora o Ministério Público tenha recorrido da decisão, levando o processo para segunda instância, o empresário continua sendo fiel aos seus princípios religiosos.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui. [Fonte: Jefferson Paradello, equipe ASN, e portal Estadão]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Método inovador

Universidade adventista investe em sistema digital para ensinar sobre anatomia humana.