Região do Vale do Paraíba realizou o primeiro GAIN (Global Adventist Internet Network)
Ainda é o Facebook quem lidera o ranking das redes sociais em número de usuários. Segundo a Hitwise, ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, já são mais de 80 milhões de usuários só no Brasil. Quase um entre dois brasileiros estão no Facebook. Mas outras redes sociais também caíram no gosto popular nos últimos anos, como é o caso do Instagram e o Snapchat. Diante da importância desses espaços virtuais interativos para a comunicação no mundo atual, a igreja tem buscado encontrar maneiras de aliar esses recursos à pregação do evangelho.
O assunto foi um dos temas tratados no 1º Global Adventist Internet Network (GAiN), realizado no Vale do Paraíba no dia 3 de maio. O evento reuniu mais 500 congressistas no auditório da Rede Novo Tempo de Comunicação, em Jacareí (SP). Entre os participantes estavam estudantes, profissionais e leigos que colaboram com o ministério da comunicação nas igrejas locais.
“A igreja possui profissionais liberais de várias áreas, o que não significa que eles não possam trabalhar com comunicação e ajudar a organização adventista de uma maneira direta e intencional. A proposta deste congresso é que eles tenham uma estrutura básica a fim de utilizar ferramentas de uso diário, mas para falar do amor de Deus”, explica o organizador do evento, pastor Oliveiros Júnior.
Para este ano, o GAIN focou o tema “Comunicação e Missão”, e tratou de como essa área do conhecimento precisa se tornar uma vocação na vida de cada fiel. “A missão é a razão da igreja e da própria comunicação, missão de falar do amor de Jesus a na esperança da sua breve volta. E são as pessoas a melhor ferramenta que existe. A gente acha que é Facebook ou Instagram. Nada disso, aquilo que você é comunica muito mais que aparatos. Você é o veículo que Deus quer usar” ressalta o diretor mundial de comunicação da Igreja Adventista, pastor Williams Costa Jr.
Entre os pontos abordados, o uso consciente das redes sociais como forma de transmitir uma imagem correta da organização, bem como dos próprios fiéis, teve um destaque especial na palestra do líder de comunicação adventista na América do Sul, pastor Rafael Rossi. “Hoje, pessoas comuns deixam de ser meras consumidoras para ser geradoras de informação, e com isso podemos nos comunicar com uma infinidade de pessoas. Quando eu levanto alguma bandeira na rede social, estou influenciando muita gente porque nós comunicamos aquilo que somos. Eleja como você quer ser reconhecido, seja um evangelista na internet, influencie pessoas para Cristo”, sugere.
Entre os palestrantes do evento estavam também o gerente da Assessoria de Comunicação da Igreja Adventista na América do Sul, Felipe Lemos, o pastor e administrador Siloé de Almeida, o gerente de conteúdos digitais da sede sul-americana, Rogério Ferraz, além de outros nomes de referência na comunicação adventista.
Atividades práticas
Divididos em dez oficinas, os congressistas também colocaram a mão na massa e aprenderam na prática um pouco mais sobre produção de vídeo, fotografia, storytelling, rádio, criação publicitária, gestão de crises, fundamentos básicos da sonorização e filmagem com drones.
Os participantes ainda puderam fazer um tour pelos estúdios da Novo Tempo e fortalecer os contatos com profissionais da área. “Acredito que o grande ponto alto desse congresso foi ver cases de sucesso e pessoas que já trabalham na área dando dicas sobre como tornar eficaz o uso dessas diversas ferramentas na comunicação religiosa. Percebi que também é possível trazer esse contexto para minha comunidade, no dia a dia de trabalho na igreja”, avalia o congressista Lucas Wichels. [Por Mairon Hothon / Fotos Gerson Barros]
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO EVENTO
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.