Jornalista nomeada para dirigir a TV Novo Tempo fala sobre as novidades e os desafios do canal adventista
Pela primeira vez, uma mulher dirigirá a TV Novo Tempo, um dos braços da Rede Novo Tempo de Comunicação, que é liderada pelo pastor Antonio Tostes e inclui a Escola Bíblica e a gravadora. Nomeada para a função em julho, Miguelli Simioni é graduada em Jornalismo pelo Unasp e cursou pós-graduação em Comunicação Integrada pelo Senac. Ela iniciou a carreira profissional na Rádio Novo Tempo, passou pela geradora educativa da NT, em Pindamonhangaba (SP), e depois voltou para a sede da emissora, em Jacareí. Foi produtora, coordenadora e gerente do Anjos da Esperança. Nos 12 anos em que esteve à frente dessa área, alcançou metas importantes de arrecadação de recursos e estruturou o projeto. A seguir, ela fala a respeito dos desafios que tem pela frente.
É a primeira vez que uma mulher é escolhida para dirigir a TV Novo Tempo. Comente a respeito desse fato inédito.
Não é sobre mim, é sobre Deus me usando como instrumento Dele para cumprir Seus propósitos. Deus escolhe pessoas tendo em vista a disponibilidade delas, não importa quem sejam. O Senhor tem contado com a participação tanto de homens quanto de mulheres em Sua obra ao longo da história. Débora, na época dos juízes de Israel, Maria, ao se tornar a mãe de Jesus, Priscila, como missionária no período da igreja apostólica e Ellen White, no movimento adventista pioneiro são exemplos da participação feminina. Da mesma forma que elas, estou à disposição Dele para ser um instrumento da esperança, por meio da programação que as pessoas que eu vou liderar produzem para a TV Novo Tempo.
A Inteligência Artificial está quebrando paradigmas na produção de conteúdo. Quais desafios você enxerga nesse sentido?
O desenvolvimento da escrita, do papel, da impressão, bem como o surgimento de tecnologias como o rádio, a TV e a internet fazem parte do plano de Deus para a propagação do evangelho. A IA é mais uma ferramenta que pode ser usada por Deus para levar a mensagem de salvação ao ser humano.
Como é ter uma programação tão vasta com uma equipe reduzida e liderar uma TV sem saber ao certo o orçamento que virá?
Dependência total de Deus. É Ele quem envia os recursos por meio de parte dos dízimos da Igreja Adventista e, principalmente, por intermédio dos Anjos da Esperança, que são os nossos doadores. Deus sempre provê. E no que cabe a nós, fazemos muito planejamento estratégico. Também cuidamos dos recursos financeiros que Deus nos dá de maneira íntegra e responsável, entendendo que esse dinheiro é sagrado. Quando nos colocamos na dependência de Deus, os recursos não faltam.
Por fim, quais são suas metas como diretora da TV para os próximos anos?
Uma das minhas metas ao liderar a TV Novo Tempo é aumentar a proximidade do canal as igrejas adventistas espalhadas pelo Brasil e a América do Sul. Essa emissora é um meio para levar pessoas a ter a vida transformada e a procurar uma comunidade adventista local, a fim de continuar desenvolvendo o relacionamento com Deus. O contato que começou pelas telas precisa ser aprofundado nas comunidades presenciais. Então, a TV Novo Tempo é uma ponte para conectar pessoas com a igreja.
Última atualização em 6 de setembro de 2023 por Márcio Tonetti.