Na trilha da salvação

2 minutos de leitura

Clássico de Ellen White ganha versão comentada por Alejandro Bullón

Fernando Dias de Souza

Foto: divulgação CPB

Você tem certeza de que é amado por Deus? Está seguro de sua salvação? Sua religião é uma fé verdadeira na graça divina ou apenas uma presunção? As respostas a essas perguntas, que frequentemente tentamos dar, são perigosas. É desesperador admitir que não sabemos. Por outro lado, iludir-se, pensando que está tudo bem entre nós e Deus, é uma armadilha.

A penitência e a relativização moral são tentativas diferentes de aplacar a consciência culpada. No entanto, nada disso resolve nosso problema existencial, deixando-nos sem respostas para as perguntas mais importantes.

A solução para todos os problemas é Cristo. Ele é o Filho amado de Deus. Ele Se dispôs a trocar de lugar conosco. Morreu executado na cruz, abandonado por Deus, sofrendo a pena de morte, a fim de que nós, tendo fé Nele, vivêssemos eternamente em glória na presença de Deus. Ir a Cristo é encontrar a certeza que dissipa a dúvida. Ele é o caminho no fim do qual o Pai nos espera de braços abertos, pronto a festejar por todo o futuro nossa chegada, e despreocupado com nosso passado, que foi perdoado.

Essa boa-nova é brilhantemente apresentada no livro Caminho a Cristo, de Ellen G. White. Muitos livros precisam ser lidos, mas alguns merecem ser relidos, e este é um deles. Este clássico, já traduzido para 165 idiomas, agora recebe uma edição de luxo comentada por Alejandro Bullón. Conhecido por sua pregação cristocêntrica, o experiente evangelista celebra, em seus comentários, o livro que é, segundo ele, uma fonte preciosa para seus comoventes sermões.

Quando ainda era um jovem pastor, Bullón experimentou o desvanecimento de suas dúvidas e inseguranças durante a leitura de Caminho a Cristo. O bem-estar espiritual que este livro lhe proporcionou foi tão marcante que ele o releu mais de 200 vezes.

Caminho a Cristo: Edição comentada por Alejandro Bullón (CPB, 2023, 143 p.) traz nova motivação para ler e reler o clássico de Ellen G. White. Com a linguagem emotiva que lhe é peculiar, Bullón enriquece o texto consagrado deste best-seller. Introduções com histórias inspiradoras auxiliam na aplicação de cada capítulo à nossa realidade, seguidas por reflexões sobre o tema e um apelo à decisão por Cristo.

TRECHO

“O amor de Deus não depende das boas ou más ações que você pratica. Ele simplesmente o ama porque a essência do Seu ser é o amor. Deus é amor. Ele é eterno, e o Seu amor também é. O Senhor não Se cansa de amar você. Ele o ama se você é um bom filho e segue Seus caminhos, mas, se não quer saber nada Dele e O abandona, Ele continua amando você. O amor Dele não está condicionado a seu comportamento. O amor Dele não é um sentimento; o tempo deteriora os sentimentos. O amor divino é um princípio; não tem fim. O outono chega à vida de todos, e o tempo deixará seus cabelos brancos. Rugas profundas aparecerão em seu rosto, mas a vitalidade do amor divino continuará pulsando a cada novo amanhecer” (p. 13).

FERNANDO DIAS DE SOUZA é editor na CPB

(Resenha publicada na seção Estante da Revista Adventista de dezembro/2023)

ACESSE TAMBÉM:

Última atualização em 4 de dezembro de 2023 por Márcio Tonetti.