A mensagem do remanescente

2 minutos de leitura

Nova compilação dos escritos de Ellen G. White aprofunda a compreensão sobre Apocalipse 14:6 a 12

Fernando Dias

Foto: Divulgação

Para muitos, o Apocalipse é sinônimo de caos e catástrofe. Alguns se assustam com a intensidade das figuras de linguagem no texto e consideram o último livro da Bíblia confuso e incompreensível. No entanto, ele é a revelação de Jesus e as chaves para decifrar sua mensagem estão nas Escrituras.

Ao estudar com oração essa carta deixada por um Deus amoroso para a Sua igreja, descobre-se que a descrição das consequências inevitáveis da rebelião humana é permeada de mensagens de esperança e encorajamento. Até porque o Apocalipse apresenta, de forma mais apaixonada, o desejo ardente de Deus para nos salvar deste mundo e nos conduzir a um lugar que Ele mesmo está preparando, onde lágrimas não escorrerão dos olhos e a lembrança das coisas ruins dará lugar a um entusiasmo radiante com um futuro de vida eterna.

No centro do livro do Apocalipse está o relato de três anjos que surgem voando pelo céu com um convite final para todas as nações aceitarem a salvação oferecida gratuitamente por Cristo. O primeiro anjo conclama a todos para adorar o Criador diante da iminência do juízo final. O segundo anjo anuncia a ruína da religião falsa. O terceiro adverte sobre o castigo que incorrerá a todos os que adotam doutrinas que não têm fundamentação bíblica. No fim de sua mensagem, o terceiro anjo apresenta a identidade do povo remanescente, em pleno contraste com as características dos seguidores da besta.

O livro As Três Mensagens Angélicas é a mais recente compilação dos escritos de Ellen G. White. Seguindo a ordem dos textos de Apocalipse 14:6 a 12 e Apocalipse 18, a obra revela o privilégio do povo remanescente ao poder compartilhar com o mundo a mensagem de salvação em Cristo. Essas passagens específicas do Apocalipse demonstram o propósito da missão do povo que Deus levantou no tempo do fim.

Os anjos que voam no meio do céu representam homens e mulheres chamados para alertar o mundo sobre a iminência da segunda vinda do Salvador e preparar pessoas para se encontrarem com Deus. Se você acredita nessas verdades, essa publicação lhe dará motivação, inspiração e orientação para testemunhar para a família, os amigos e mesmo a desconhecidos. O resumo da mensagem é que, em Cristo, não precisamos ter medo do futuro. Ele nos dá a certeza de que o fim deste mundo mau é o recomeço de uma história em um novo céu e uma nova terra de perfeição.

A publicação também pode ser usada para complementar e enriquecer o estudo da Lição da Escola Sabatina dos adultos do segundo trimestre de 2023. A relevância de seu conteúdo tem o potencial de reavivar na igreja o desejo de se preparar para o retorno de Cristo à Terra, intensificando a proclamação a todos que Ele em breve virá.

TRECHO

Estamos aguardando a segunda vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não devemos apenas acreditar que “o fim de todas as coisas está próximo” (1Pe 4:7). Devemos estar cheios do espírito do advento para que, quando o Senhor vier, Ele possa nos achar prontos para encontrá-Lo, estejamos trabalhando no campo, construindo uma casa ou pregando a Palavra, que todos estejamos prontos para dizer: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará” (Is 25:9; p. 134).

FERNANDO DIAS, pastor e mestrando em Teologia, é editor na CPB

(Resenha publicada na Revista Adventista de abril/2023)

Última atualização em 18 de abril de 2023 por Márcio Tonetti.