2020 em doze frases

3 minutos de leitura

Uma selação das principais declarações publicadas na seção Painel da Revista Adventista ao longo do ano

Da Redação
Arte: Eduardo Olszewki

A pandemia deu o tom dos discursos ao longo de todo o ano. Mas, evidentemente, outros acontecimentos também entraram para a história do inesquecível 2020. Isso ficou registrado nas frases que publicamos na seção Painel das últimas doze edições da Revista Adventista. Elas expressam, por exemplo, como a sociedade e a igreja reagiram aos reflexos da crise sanitária e às novas ondas de racismo, o espírito de solidariedade na crise e as mudanças em curso no adventismo. Confira a seguir a seleção que fizemos:

 

“Nunca se sai de um estado de anomalia da mesma maneira. Crises desse tipo fecham e abrem portas.”

Lilia Schwarcz, uma das principais historiadoras do país, em entrevista ao portal UOL

 

“As Uniões estão dizendo muito claramente que não querem a duplicação de ministérios e departamentos.”

Glenn Townend, presidente da Divisão do Sul do Pacífico, por ocasião de um voto tomado pela igreja nessa região em favor de uma reorganização administrativa

 

“Os Estados Unidos foram fundados em crenças cristãs, mas construídos nas costas de escravos.”

Michael Kruger, diretor da ADRA Internacional, no contexto das manifestações motivadas pela morte do afro-americano George Floyd, em Minneapolis (EUA), no fim de maio

 

“Espera-se mais do cristão quando se trata de racismo e da atual exigência mundial por justiça racial. Os cristãos devem assumir o coração de Deus que ama o mundo inteiro.”

Ganoune Diop, diretor mundial do Departamento de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista

 

“É UTI. A luz não apaga, bipes soam, exames e medicações diárias. O diagnóstico impactante: Covid 19. Não importam seus conhecimentos sobre medicina, história da humanidade ou acerca do fim do mundo. O fim pode ser somente seu! Retrospectiva da própria vida e muito pelo que agradecer. Saudade profunda dos que talvez não poderá rever e tristeza pela possível ausência em eventos marcantes da história das duas filhas. Entrega da vida a Deus para manter a serenidade. Profissionais iluminados por Ele lhe garantem a continuidade da existência. Gratidão eterna não apenas pela vida, mas pelo cuidado de Deus sem merecer.”

Jean Reis, 59 anos, é maestro e violinista e vive em São Paulo. Foi assim que ele descreveu, em tom poético, os oito dias em que permaneceu na UTI, num quadro clínico de gravidade intermediária, sem precisar de ventilação mecânica.

 

“Um cristianismo sem igreja pode até durar, mas está longe do ideal projetado por Jesus. O cristão precisa da comunidade.”

Rafael Rossi, líder sul-americano de Comunicação, sobre a importância do retorno aos templos no pós-pandemia e de a igreja aproveitar as oportunidades agora para ampliar sua influência digital sem criar uma igreja virtual

 

“Nenhum dos nossos servidores e membros morreu na explosão. Mas isso coloca sobre nós uma grande responsabilidade: servir àqueles que foram mais afetados.”

Rick McEdward, líder da igreja para o Oriente Médio e o Norte da África, em um vídeo no qual descreveu os reflexos da tragédia que ocorreu na capital libanesa em 4 de agosto (bit. ly/3fOCHnO)

 

“As pessoas às vezes pensam na depressão apenas como extrema tristeza. No entanto, ela é um estado mental complexo, geralmente caracterizado por desesperança, autoaversão, isolamento, ansiedade, tristeza, culpa, vergonha e vazio.”

Torben Bergland, psiquiatra que atua como diretor associado do departamento da Saúde da igreja em nível mundial, em um congresso realizado pela sede administrativa adventista para a América Central no fim de janeiro, em Punta Cana, República Dominicana

 

“As diferentes formas de violência doméstica (física, sexual, econômica, psicológica) têm algo em comum: elas provocam a erosão constante da autoimagem.”

David Williams, pesquisador adventista e professor da Universidade Harvard (EUA), em uma palestra on-line sobre o assunto no dia 12 de outubro, durante o Concílio Anual da Associação Geral

 

“A demanda por cuidado espiritual, que é um aspecto natural do ministério da capelania, aumentou drasticamente devido à natureza da Covid-19 e às perdas e mortes que a acompanham.”

Washington Johnson II, capelão da Marinha dos Estados Unidos na região do Havaí e diretor assistente do Ministério Adventista de Capelania na Divisão NorteAmericana, em um artigo no site da Adventist Review

 

“As vantagens da vacinação são extremamente mais significativas que os efeitos adversos que elas possam causar.”

Ed Wilson Santos, doutor em Imunologia pela USP, em entrevista ao Portal Adventista sobre o processo de produção e testagem de vacinas

 

“A boa notícia é a maneira pela qual a igreja respondeu aos desafios da pandemia de Covid-19, buscando novas oportunidades de ministrar às pessoas. Isso produz otimismo porque nossa igreja, apesar de tudo, está viva, ativa e tem um grande potencial para servir ao mundo.”

Mikhail F. Kaminsky, presidente da Divisão Euroasiática, durante uma reunião de planejamento

Última atualização em 4 de janeiro de 2021 por Márcio Tonetti.