A mobilização da CPB na distribuição do livro O Grande Conflito
Márcio Tonetti
Muitas pessoas chegam a duvidar que um livro de quase 300 páginas esteja sendo distribuído gratuitamente pelos adventistas para milhões de pessoas. Por isso, a reação automática de alguns é dizer “não, obrigado” no primeiro momento. Mas logo que entendem que se trata realmente de um presente, a desconfiança dá lugar ao sorriso e às palavras de gratidão.
Dione Dias da Silva estava passando pelo centro de Itapetininga, no interior de São Paulo, quando foi presenteado, nesta segunda-feira (4), com um exemplar de O Grande Conflito. “Nada como começar a semana com esperança”, ele disse, observando que, ao sair de casa naquela manhã em busca de emprego, havia conversado com Deus pedindo uma resposta.
Muitos outros moradores tiveram acesso a essa literatura. Quebrando a rotina da pacata cidade de aproximadamente 160 mil habitantes, localizada a cerca de 50 km da matriz da CPB, mais de 600 pessoas percorreram as ruas de Itapetininga trajando camiseta azul e carregando bolsas com exemplares do livro missionário. Na praça Peixoto Gomide, região central da cidade, também chamou atenção a chegada de 300 motociclistas que vieram de várias partes do Brasil para apoiar a distribuição de 15 mil exemplares do livro O Grande Conflito.
Mas toda a movimentação do Impacto CPB começou antes de os servidores da editora se deslocarem em 12 ônibus para Itapetininga, acompanhados da equipe de apoio sobre duas rodas. Um programa inspirador foi realizado no começo do dia no auditório da CPB, que recebeu líderes da igreja na América do Sul, representantes da Asociación Casa Editora Sudamericana (Aces) e o quarteto Arautos do Rei.
Na ocasião, também foram destacados alguns números impressionantes. Se as páginas dos 27 milhões de exemplares de O Grande Conflito que serão distribuídos no Brasil por meio do projeto Impacto esperança fossem alinhadas, dariam 40 voltas ao redor da Terra. E se esses 27 milhões de exemplares do clássico de Ellen White fossem empilhados, seriam equivalentes a 592 vezes a altura do Burj Khalifa, em Dubai, arranha-céu mais alto do mundo.
“Em cada etapa da produção do livro missionário temos visto os milagres de Deus”, destacou o pastor Gabriel Cesano, diretor-geral da Aces, ao lembrar, por exemplo, a superação do desafio de conseguir matéria-prima para imprimir os primeiros pedidos. “Mas os maiores milagres têm acontecido no momento da distribuição para as pessoas”, ele acrescentou.
GALERIA DO IMPACTO CPB
Em sua mensagem aos participantes, o pastor Stanley Arco, líder da igreja na América do Sul, destacou as histórias de conversão influenciadas pelo livro O Grande Conflito tanto no passado quanto no presente. No início da década de 1980, a família de José Marsola, que trabalha no setor de impressão da CPB, conheceu a mensagem adventista por meio do “Conflitão”, como era chamada carinhosamente a versão original. Cerca de quatro décadas depois, esse testemunho ganhou um novo capítulo. Quando os líderes da Casa Publicadora Brasileira desafiaram os servidores da editora no começo do ano a escolher alguém especial para orar e depois entregar O Grande Conflito, Maúna Lopes foi a pessoa escolhida pelo tio. Seu batismo coroou o Impacto CPB deste ano.
“Para nós, que trabalhamos com a produção do livro missionário, participar da entrega tem um significado ainda mais especial. E testemunhos como esse mostram que o trabalho que está sendo feito resultará em muitas vidas transformadas. Louvo a Deus pelo total engajamento dos nossos servidores nesse grande movimento missionário”, ressalta o pastor Edson Medeiros, diretor-geral da CPB.
Com essa motivação, os funcionários da editora saíram às ruas de Itapetininga para realizar um trabalho que vai além da entrega do livro. Conforme lembra o pastor Antonio Carlos Tavela, capelão da CPB e um dos coordenadores da mobilização, ao longo do mês de setembro outras atividades serão promovidas na cidade com o apoio da editora. O projeto incluirá uma feira de saúde e programações evangelísticas nas igrejas locais. O próprio fato de o Impacto CPB ter sido realizado em setembro em vez de abril, data em que as igrejas sul-americanas saíram às ruas, mostra o caráter contínuo que o projeto de distribuição do livro O Grande Conflito terá até o fim de 2024.
MÁRCIO TONETTI é editor associado da Revista Adventista
(A reportagem completa será publicada na edição de outubro da Revista Adventista)
Última atualização em 5 de setembro de 2023 por Márcio Tonetti.