A serviço da missão

4 minutos de leitura

Congresso mundial discute novas possibilidades para a pregação do evangelho

Charlise Alves

Encontro realizado no IATec, em Hortolândia, reuniu cerca de cem profissionais da organização adventista que atuam na área de tecnologia em diferentes regiões do mundo. Foto: Ramon Almeida e Pedro Braga

O Brasil foi o país escolhido para sediar o 1º Adventist Technology Summit (ATS), encontro tecnológico promovido pela sede mundial da denominação. O evento aconteceu nos dias 26 a 29 de junho em Hortolândia (SP), onde fica o Instituto Adventista de Tecnologia (IATec). Diretores de TI e administradores das 13 Divisões, sedes continentais da igreja, reuniram-se para trocar experiências, conhecer sistemas e aplicativos, acompanhar palestras e ver de perto histórias de pessoas transformadas por meio do evangelismo digital.

O programa enfatizou a importância de as sedes administrativas se unirem em busca de estratégias para acelerar a pregação do evangelho. E o IATec tem exercido papel importante nesse sentido. Mais de 140 países já utilizam os sistemas e soluções desenvolvidos pela instituição, que é a primeira do tipo no contexto da igreja. Durante o congresso, os diretores de TI de diferentes regiões do mundo, incluindo Ásia, Europa e Oriente Médio, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho feito na América do Sul. “Não tinha lugar melhor para estarmos. O IATec tem sido uma bênção e queremos que a igreja de forma mais ampla veja o que Deus está fazendo aqui”, disse Richard Stephenson, diretor financeiro associado da Associação Geral e coordenador do evento.

Todas as manhãs, para iniciar o programa, o pastor Kirk Nugent ficou responsável por trazer uma breve meditação. Especialista em conteúdo digital, ele atua na Universidade de Oakwood e no ministério Breath of Life TV, além de já ter sido diretor de TI em outras empresas e trabalhado como técnico de informática para a Nasa.

O IATec, primeira instituição do tipo no mundo adventista, tem fornecido sistemas para a organização em mais de 140 países. Foto: IATec

Falando sobre “sinergia como estratégia”, o tesoureiro da Igreja Adventista em nível mundial, Paul Douglas, destacou que o evangelismo digital é algo necessário. “Estamos tendo uma visão intencional para investir no evangelismo digital e criar mais oportunidades, visando alcançar pessoas onde elas estão. Por meios digitais, temos condições de ir mais longe e mais rápido na proclamação do evangelho”, ele sublinhou.

Por sua vez, o diretor-geral do IATec, Régis Reis, falou sobre gerenciamento de orçamentos relacionados ao uso estratégico da tecnologia na missão. Em sua apresentação, ele também mostrou a infraestrutura do IATec, as principais ferramentas desenvolvidas para otimizar processos das sedes administrativas e instituições e as soluções que chegam aos membros. É o caso do ­Feliz7Play, 7Me e Bible Plan, app que apoia a jornada de leitura da Bíblia.

O diretor do Centro de Mídia da Igreja Adventista na Europa, Klaus Popa, esteve entre os participantes do encontro. “Um dos aspectos centrais dessa conferência é usar a sinergia como estratégia. Eu acredito e espero que esta conferência seja um passo à frente para trabalharmos juntos”, afirmou.

Ao longo do evento, foram proferidas mais de 30 palestras sobre temas como proteção e gerenciamento de dados, inteligência artificial e estratégias de evangelismo digital. No último dia, o cronograma foi diferente. Os participantes conheceram as dependências da maior produtora de conteúdo adventista, a Rede Novo Tempo de Comunicação, localizada em Jacareí (SP). “A ideia do encontro foi aprender uns com os outros, compreender melhor as ferramentas e soluções utilizadas em outros países e explorar oportunidades de trabalharmos juntos”, pontuou Stephenson.

MÍDIAS SOCIAIS

A Igreja Adventista está presente no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e agora também está entrando no Tik Tok. Ela tem se comunicado nessas mídias sociais em pelo menos quatro idiomas (inglês, português, espanhol e francês), mas a expectativa é ampliar o número de idiomas. “Com essas ferramentas, tentamos atingir cada público com abordagens diferentes para expandir o compartilhamento de nossa mensagem”, explica o pastor Williams Costa Jr., líder mundial de Comunicação.

O diretor associado desse departamento, pastor Sam Neves, acrescenta que o propósito é ajudar as pessoas a entender a Bíblia, encontrando cura, liberdade e esperança em Jesus. “Se alguém quiser entretenimento, têm muitas opções de canais, mas se quiser entender a Bíblia, precisa seguir uma rede social da Igreja Adventista do Sétimo Dia”, ele realça.

MISSÃO

Em sua palestra, o pastor Douglas apresentou um comparativo entre o número de habitantes do mundo e o número de adventistas. O planeta tem 8 bilhões de pessoas, das quais 22 milhões são adventistas. Isso significa que existe um membro para cada 364 pessoas no mundo. A cada ano, a população mundial tem um acréscimo de 72 milhões de pessoas, enquanto o número de adventistas aumenta apenas um milhão. Ao mencionar esses dados, o líder desafiou os participantes a somar esforços e recursos para potencializar o alcance da missão.

O tesoureiro da Igreja Adventista para a América do Sul, pastor Marlon Lopes, ressaltou que a denominação no continente está à disposição para ajudar no que for necessário. Ele fez menção, inclusive, a um novo projeto que usa a inteligência artificial para estudos bíblicos. De acordo com o pastor Lopes, milhares de pessoas já estão estudando a Bíblia por meio desse sistema. “Esse é um protótipo. Queremos trazer outras atividades relacionadas à pregação do evangelho para alcançar o público ao redor do mundo.”

A Igreja Adventista do Sétimo Dia existe para cumprir a missão de proclamar a todos os povos o evangelho eterno no contexto das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12. “A tecnologia em si mesma não é a missão, ela apoia e acelera a missão”, observou o pastor Paul. Para Richard Stephenson, a tecnologia não concluirá o trabalho, pois isso será resultado do poder que será concedido pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Mas ele enxerga a tecnologia como uma ferramenta importante na proclamação da mensagem. “É o ponto de conexão”, ele frisa. O pastor Sam também destacou que a tecnologia não fará o trabalho. Por isso, além da educação bíblica, as pessoas precisam de amor. “Se você não ama na vida real, você não ama no digital e nada acontece”, ele conclui.

CHARLISE ALVES é jornalista

(Reportagem publicada na Revista Adventista de agosto/2023)

Última atualização em 17 de agosto de 2023 por Márcio Tonetti.