Congresso mundial discute novas possibilidades para a pregação do evangelho
Charlise Alves

O Brasil foi o país escolhido para sediar o 1º Adventist Technology Summit (ATS), encontro tecnológico promovido pela sede mundial da denominação. O evento aconteceu nos dias 26 a 29 de junho em Hortolândia (SP), onde fica o Instituto Adventista de Tecnologia (IATec). Diretores de TI e administradores das 13 Divisões, sedes continentais da igreja, reuniram-se para trocar experiências, conhecer sistemas e aplicativos, acompanhar palestras e ver de perto histórias de pessoas transformadas por meio do evangelismo digital.
O programa enfatizou a importância de as sedes administrativas se unirem em busca de estratégias para acelerar a pregação do evangelho. E o IATec tem exercido papel importante nesse sentido. Mais de 140 países já utilizam os sistemas e soluções desenvolvidos pela instituição, que é a primeira do tipo no contexto da igreja. Durante o congresso, os diretores de TI de diferentes regiões do mundo, incluindo Ásia, Europa e Oriente Médio, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho feito na América do Sul. “Não tinha lugar melhor para estarmos. O IATec tem sido uma bênção e queremos que a igreja de forma mais ampla veja o que Deus está fazendo aqui”, disse Richard Stephenson, diretor financeiro associado da Associação Geral e coordenador do evento.
Todas as manhãs, para iniciar o programa, o pastor Kirk Nugent ficou responsável por trazer uma breve meditação. Especialista em conteúdo digital, ele atua na Universidade de Oakwood e no ministério Breath of Life TV, além de já ter sido diretor de TI em outras empresas e trabalhado como técnico de informática para a Nasa.

Falando sobre “sinergia como estratégia”, o tesoureiro da Igreja Adventista em nível mundial, Paul Douglas, destacou que o evangelismo digital é algo necessário. “Estamos tendo uma visão intencional para investir no evangelismo digital e criar mais oportunidades, visando alcançar pessoas onde elas estão. Por meios digitais, temos condições de ir mais longe e mais rápido na proclamação do evangelho”, ele sublinhou.
Por sua vez, o diretor-geral do IATec, Régis Reis, falou sobre gerenciamento de orçamentos relacionados ao uso estratégico da tecnologia na missão. Em sua apresentação, ele também mostrou a infraestrutura do IATec, as principais ferramentas desenvolvidas para otimizar processos das sedes administrativas e instituições e as soluções que chegam aos membros. É o caso do Feliz7Play, 7Me e Bible Plan, app que apoia a jornada de leitura da Bíblia.
O diretor do Centro de Mídia da Igreja Adventista na Europa, Klaus Popa, esteve entre os participantes do encontro. “Um dos aspectos centrais dessa conferência é usar a sinergia como estratégia. Eu acredito e espero que esta conferência seja um passo à frente para trabalharmos juntos”, afirmou.
Ao longo do evento, foram proferidas mais de 30 palestras sobre temas como proteção e gerenciamento de dados, inteligência artificial e estratégias de evangelismo digital. No último dia, o cronograma foi diferente. Os participantes conheceram as dependências da maior produtora de conteúdo adventista, a Rede Novo Tempo de Comunicação, localizada em Jacareí (SP). “A ideia do encontro foi aprender uns com os outros, compreender melhor as ferramentas e soluções utilizadas em outros países e explorar oportunidades de trabalharmos juntos”, pontuou Stephenson.
MÍDIAS SOCIAIS
A Igreja Adventista está presente no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e agora também está entrando no Tik Tok. Ela tem se comunicado nessas mídias sociais em pelo menos quatro idiomas (inglês, português, espanhol e francês), mas a expectativa é ampliar o número de idiomas. “Com essas ferramentas, tentamos atingir cada público com abordagens diferentes para expandir o compartilhamento de nossa mensagem”, explica o pastor Williams Costa Jr., líder mundial de Comunicação.
O diretor associado desse departamento, pastor Sam Neves, acrescenta que o propósito é ajudar as pessoas a entender a Bíblia, encontrando cura, liberdade e esperança em Jesus. “Se alguém quiser entretenimento, têm muitas opções de canais, mas se quiser entender a Bíblia, precisa seguir uma rede social da Igreja Adventista do Sétimo Dia”, ele realça.
MISSÃO
Em sua palestra, o pastor Douglas apresentou um comparativo entre o número de habitantes do mundo e o número de adventistas. O planeta tem 8 bilhões de pessoas, das quais 22 milhões são adventistas. Isso significa que existe um membro para cada 364 pessoas no mundo. A cada ano, a população mundial tem um acréscimo de 72 milhões de pessoas, enquanto o número de adventistas aumenta apenas um milhão. Ao mencionar esses dados, o líder desafiou os participantes a somar esforços e recursos para potencializar o alcance da missão.
O tesoureiro da Igreja Adventista para a América do Sul, pastor Marlon Lopes, ressaltou que a denominação no continente está à disposição para ajudar no que for necessário. Ele fez menção, inclusive, a um novo projeto que usa a inteligência artificial para estudos bíblicos. De acordo com o pastor Lopes, milhares de pessoas já estão estudando a Bíblia por meio desse sistema. “Esse é um protótipo. Queremos trazer outras atividades relacionadas à pregação do evangelho para alcançar o público ao redor do mundo.”
A Igreja Adventista do Sétimo Dia existe para cumprir a missão de proclamar a todos os povos o evangelho eterno no contexto das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12. “A tecnologia em si mesma não é a missão, ela apoia e acelera a missão”, observou o pastor Paul. Para Richard Stephenson, a tecnologia não concluirá o trabalho, pois isso será resultado do poder que será concedido pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Mas ele enxerga a tecnologia como uma ferramenta importante na proclamação da mensagem. “É o ponto de conexão”, ele frisa. O pastor Sam também destacou que a tecnologia não fará o trabalho. Por isso, além da educação bíblica, as pessoas precisam de amor. “Se você não ama na vida real, você não ama no digital e nada acontece”, ele conclui.
CHARLISE ALVES é jornalista
(Reportagem publicada na Revista Adventista de agosto/2023)
Última atualização em 17 de agosto de 2023 por Márcio Tonetti.