Saiba quais foram as principais contribuições de William Johnsson (20/6/1934-11/3/2023) para a igreja e suas conexões com o Brasil
Márcio Tonetti
Quando tinha 20 anos de idade, William concluiu uma graduação em tecnologia aplicada à química na Universidade de Adelaide, na Austrália, sua terra natal. Mas sua vida deu uma guinada depois que decidiu prosseguir os estudos numa instituição adventista de ensino superior localizada em Avondale. Lá ele cursou uma segunda graduação em Teologia, área na qual daria sua maior contribuição para a igreja e a sociedade. Posteriormente, obteve o título de mestre em Teologia Sistemática pela Universidade Andrews e de doutor em Estudos Bíblicos pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, contribuindo para a compreensão do livro de Hebreus.
O australiano William G. Johnsson se tornou um famoso teólogo, com mais de 40 livros e mil artigos publicados. Depois de ter servido como missionário na Índia por 15 anos (1960-1975), seguiu carreira acadêmica como professor de exegese do Novo Testamento no seminário teológico da Universidade Andrews (1975-1980), do qual também foi reitor associado (1978-1980). Em 1979, foi eleito o primeiro presidente da Sociedade Adventista de Estudos Religiosos.
Pouco tempo depois, o doutor Johnsson foi nomeado para outra área na qual também se destacou. Em 1982, tornou-se editor da Adventist Review, permanecendo 24 anos na função. Durante esse período, fundou a revista Adventist World e foi membro do Conselho de Curadores do Ellen G. White Estate, órgão responsável pelo patrimônio da pioneira.
Mesmo depois de se aposentar, em 2006, permaneceu ativo, tendo sido assistente da presidência da sede mundial da igreja para a área de relações inter-religiosas, uma de suas especialidades. Inclusive, um espaço dedicado à compreensão das religiões, inaugurado em 2017 na Universidade de Loma Linda, recebeu seu nome, em reconhecimento à contribuição dada por ele ao diálogo inter-religioso.
Sem contar que, nos últimos cinco anos, William Johnsson publicou cinco livros. Em 2012, por ocasião de um encontro de editores da Aces e da CPB, realizado na sede da Divisão Sul-Americana, em Brasília (DF), e do qual foi um dos oradores, ele declarou: “Sou um escritor, mas não escrevi tantos livros quanto George Knight [outro convidado do evento]. Ele tem uns 40 livros, eu tenho só 25.” Modéstia à parte, ele também foi, sim, um autor igualmente prolífico.
Durante esse mesmo encontro, ao falar sobre as características de um bom editor, ele destacou que aqueles que realizam a obra editorial precisam se preocupar com a mensagem e a missão da igreja. “O que publicamos tem que ser adventista, pois podemos plantar uma ideia que pode não ser boa”, o pastor Johnsson pontuou. “Você não precisa ser um grande erudito, mas deve conhecer bem a mensagem adventista”, concluiu.
Outro ponto de conexão com o Brasil é o fato de esse australiano ter sido o autor das Meditações Diárias Jesus, A Preciosa Graça (CPB, 2012). Desde quando estudava em Avondale, o pastor Johnsson demonstrou interesse especial em estudar a vida e os ensinos de Cristo. Aliás, uma das obras mais longas que escreveu intitula-se Jesus of Nazareth: His Life, His Message, His Passion (Andrews University Press, 2018).
Embora não se limite ao público acadêmico, esse foi o primeiro volume de uma série de livros-texto especializados em estudos bíblicos e teologia adventistas disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Bíblica (BRI, na sigla em inglês) para uso em programas adventistas de graduação e pós-graduação. “Este livro contém uma riqueza de informações históricas, tanto das Escrituras quanto da literatura antiga não bíblica, que ajudará os alunos a apreciar plenamente o impacto de Jesus na história humana”, diz a sinopse da edição em inglês. A novidade é que, em breve, essa obra deve ganhar versão em português, fazendo parte do catálogo da CPB.
Infelizmente, esse importante professor, teólogo, missionário, editor e escritor descansou no dia 11 de março aos 88 anos, em Loma Linda, na Califórnia (EUA). Mas seus escritos continuarão exercendo influência positiva na vida dos leitores.
MÁRCIO TONETTI, pastor e jornalista, é editor associado da Revista Adventista
Última atualização em 15 de março de 2023 por Márcio Tonetti.