Atenção

Cresce interesse do brasileiro por literatura religiosa

1 minuto de leitura
Coordenadora de pesquisa desenvolvida em âmbito nacional analisa o fenômeno e afirma que ele pede estudo mais abrangente

Retratos da Leitura no Brasil 2015

O crescente interesse por livros religiosos no país foi um dos fatores que chamaram a atenção dos responsáveis pela 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Os novos dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro na última quarta-feira, 18 de maio, mostram, por exemplo, que vários dos autores e obras mais citados pelos entrevistados têm ligação com religião ou temáticas de cunho espiritual. A lista inclui a escritora norte-americana Ellen G. White (para saber mais, leia: No ranking dos livros e autores mais lidos).

“Esse é um dado muito importante da pesquisa e está em elevação. Se compararmos a edição de 2015 com os levantamentos anteriores, a Bíblia está sendo muito mais citada e os livros religiosos, também. Isso pode ser percebido em todas as faixas etárias, inclusive entre crianças”, afirma Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.

De acordo com a socióloga, esse cenário tem despertado o interesse por novos estudos que busquem entender mais profundamente aspectos como a relação entre o crescimento evangélico e a leitura no Brasil. “Gostaríamos de aprofundar esse estudo porque é um fenômeno importante que revela, ainda como hipótese, a elevação de evangélicos e de adeptos de outras religiões”, afirma.

Tais indicadores levaram o Instituto Pró-Livro a incorporar novos dados ao levantamento, a exemplo da identificação da religião dos entrevistados. Nesta entrevista concedida ao portal da Revista Adventista, a coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil analisa o fenômeno e também explica qual foi a relação apontada pela pesquisa entre o gosto pela leitura de publicações de caráter religioso e o nível de escolaridade. [Márcio Tonetti, equipe RA]

OUÇA A ENTREVISTA

LEIA TAMBÉM

https://www.revistaadventista.com.br/blog/2016/05/23/o-livro-dos-livros/

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Batismo em massa no arquipélago

Série de pregações on-line resultou em milhares de decisões nas ilhas caribenhas.