Casa Publicadora Brasileira busca estreitar relação com os leitores
Todos os anos, saem da Casa Publicadora Brasileira milhares de livros que atendem aos diferentes segmentos da igreja em todo o país. Por mais de um século, a editora da Igreja Adventista tem procurado oferecer literatura que edifique os fiéis tanto intelectual quanto espiritualmente. Mas, além de colocar os materiais que produz à disposição dos membros da igreja, a editora deu um passo a mais na relação com os leitores. No último sábado, 29 de outubro, a instituição realizou a primeira edição do programa “CPB na Igreja”. O evento, que aconteceu no templo de Moema, na capital paulista, buscou aproximar do público autores e editores.
Durante todo o dia, a programação ficou por conta da equipe da editora. No período da manhã, uma reflexão bíblica foi proferida pelo pastor Marcos De Benedicto, redator-chefe da CPB. Já na parte da tarde, escritores e editores apresentaram workshops sobre vários temas. Foram explorados assuntos relacionados à história do movimento adventista, à natureza de Cristo e o perfeccionismo, aos desafios da interpretação bíblica no século 21, e ao dom de profecia.
Também foi realizada uma oficina voltada para os pais mostrando como ocorre o desenvolvimento da fé nas crianças. Já para o público adolescente, a abordagem teve que ver com as filosofias distorcidas que estão por trás dos romances que fazem sucesso na atualidade e, por outro lado, as opções de literatura saudável que a editora adventista tem lançado nos últimos anos numa linguagem acessível e atrativa para o público dessa faixa etária.
Além dos workshops, a programação também contou com um momento de dedicação de novos livros a Deus, uma prática tradicional no meio adventista que reforça o caráter espiritual e evangelístico do ministério de publicações da igreja.
Para o pastor Vinícius Mendes, um dos organizadores do evento, o objetivo da iniciativa é que a editora se aproxime cada vez mais dos leitores, dialogue com os membros, receba feedbacks e, ao mesmo tempo, entenda as demandas que a igreja traz. “Em contato direto com os leitores, podemos identificar e atender melhor às necessidades reais das pessoas e isso pode resultar na produção de materiais mais relevantes e interessantes”, realça.
Por outro lado, ele acredita que os membros da igreja também sejam beneficiados ao ter acesso a palestras e literaturas que tratam com profundidade e relevância sobre temas importantes para a vida do cristão.
“Foi uma benção ter a presença dos editores junto da igreja e acredito que foi uma benção para eles também o fato de terem estado mais próximos dos irmãos. Precisamos estreitar cada vez mais essa relação. Já estamos sonhando com a possibilidade de ter no próximo ano mais uma caravana dessa em Moema”, afirma o pastor Elias Brenha, líder da igreja local.
“Ao longo de seus 116 anos, a CPB sempre esteve envolvida com a igreja em vários níveis. Mas foi uma experiência maravilhosa poder realizar esse programa e aproximar a editora ainda mais dos irmãos”, acrescenta o pastor Marcos De Benedicto.
De acordo com o redator-chefe da CPB, além da participação individual contínua dos servidores da CPB em igrejas de todo o Brasil, a editora pretende ocasionalmente fazer uma programação como instituição. “Isso certamente resultará em bênçãos tanto para a CPB quanto para a comunidade”, frisa. [Márcio Tonetti, equipe RA]
VEJA OUTRAS IMAGENS
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.