Atenção

De volta à sala de aula

2 minutos de leitura

Maior editora adventista investe em curso de pós-graduação voltado para servidores que não têm formação teológica

pós-em-Teologia-e-Estudos-Adventistas---imagem-1
Programa de pós-graduação em Teologia e Estudos Adventistas é oferecido pelo Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP), em parceria com a Casa Publicadora Brasileira, no local da própria editora. Foto: Márcio Tonetti

Jéssica Manfrim já possui mestrado em História Social pela USP, mas decidiu aproveitar a oportunidade oferecida pela instituição na qual trabalha a fim de se especializar em uma nova área. Ela irá dedicar os próximos 18 meses para cursar a pós-graduação em Teologia e Estudos Adventistas.

“É uma ótima chance para o crescimento pessoal e profissional”, ela acredita. Jéssica trabalha como revisora assistente de livros denominacionais na Casa Publicadora Brasileira (CPB), a maior editora da Igreja Adventista em todo o mundo. “Por atuar no segmento de livros denominacionais, achei importante adquirir mais conhecimento na área teológica e sobre a estrutura organizacional da igreja. Com certeza a pós-graduação me ajudará a ter melhor desempenho na função”, afirma.

No total, 61 servidores de diversas áreas da editora terão essa oportunidade neste ano. Para cursar a pós-graduação, eles não terão que pagar nada. “A própria instituição está patrocinando o curso para seus servidores. Eles terão que dedicar apenas o tempo necessário para as aulas presenciais e atividades extraclasse”, afirmou o pastor José Carlos de Lima, diretor geral da CPB, durante a aula inaugural, realizada no último domingo, 21 de fevereiro.

Curso será inteiramente custeado pela editora a um grupo de 61 servidores. Foto: Márcio Tonetti
Curso será inteiramente custeado pela editora. Foto: Márcio Tonetti

O curso foi criado com o objetivo de proporcionar aos obreiros que não têm formação teológica uma visão mais abrangente sobre a mensagem, a missão e a estrutura organizacional da igreja. O programa de pós-graduação em Teologia e Estudos Adventistas é oferecido pelo Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP), em parceria com a Casa Publicadora Brasileira, no local da própria editora.

Conforme lembra o Dr. Vanderlei Dorneles, coordenador da pós-graduação, há alguns anos o Seminário Adventista de Teologia já oferece o curso livre de Estudos em Religião. Esse programa é voltado para obreiros e líderes da igreja e não requer que o aluno tenha cursado ensino superior. Realizado em parceria com as sedes administrativas regionais da organização adventista, esse programa de extensão universitária já capacitou milhares de obreiros em todo o Brasil. Porém, o programa oferecido aos servidores da CPB consiste numa nova modalidade. “Trata-se de uma especialização ou pós-graduação lato sensu reconhecida pelo MEC”, esclarece o pastor Dorneles.

Pelo fato de a editora contar com vários mestres e doutores, a abertura do curso se tornou mais fácil. Dos doze docentes que ministrarão as disciplinas, dez trabalham na CPB e apenas dois são do Unasp. “Poucas instituições adventistas possuem um grupo tão numeroso de pastores titulados”, observa o pastor José Carlos de Lima.

Grade curricular

A proposta curricular da pós-graduação em Teologia e Estudos Adventistas engloba doze disciplinas: Criação Bíblica e Criacionismo, Metodologia de Pesquisa, História Adventista, Dom Profético, Hermenêutica e Exegese Bíblica, Introdução à Missiologia, Filosofia e Ética Cristã, Filosofia da Educação Adventista, Desenvolvimento da Teologia Adventista, Soteriologia, Estudos em Escatologia e Liderança e Organização Eclesiástica.

O pastor Vanderlei Dorneles explica que o projeto do curso foi estruturado a partir de uma grade curricular sugerida pelo Unasp. Segundo ele, outras instituições já demonstraram interesse pela proposta adotada pela CPB.

“Há muito tempo nós estamos sonhando com esse curso. E agora ele se torna uma realidade”, comemora o pastor Lima. [Márcio Tonetti, equipe RA]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Inteligência artificial

Como os “robôs” têm ajudado no atendimento à crescente demanda por estudos bíblicos durante a pandemia.