Atenção

Dia da Bíblia

2 minutos de leitura
Comemorada no segundo domingo de dezembro, data deve ser marcada por diversas ações e homenagens em 2015

Dia da Bíblia na Assembleia e exposição - foto 1Comemorado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia deve ser marcado por diversas ações em várias cidades brasileiras. Buscando incentivar os cristãos a comemorarem a data, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) preparou publicações e até um hot site com material de apoio. A expectativa é que, com a ajuda desses materiais, as igrejas se mobilizem por meio de eventos variados, envolvendo desde leituras comunitárias da Bíblia, sermões sobre o tema nos cultos, campanhas de evangelização, distribuição de mensagens bíblicas em áreas de grande circulação e até mesmo passeatas e celebrações em praças públicas.

Como parte da programação especial alusiva ao Dia da Bíblia, a SBB também fará sua tradicional campanha de arrecadação de recursos para manter e ampliar o trabalho de distribuição das Escrituras. “Os recursos arrecadados possibilitarão que a Palavra alcance mais famílias carentes, detentos, estudantes e vítimas de calamidade, entre outros públicos”, segundo divulgou o site da entidade.

Homenagem na Assembleia

Dia da Bíblia na Assembleia e exposição - foto 3
Assembleia Legislativa de São Paulo parou para celebrar o Dia da Bíblia. Foto: Roberto Navarro

Se antecipando à data, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou na última quinta-feira, dia 10 de dezembro, uma solenidade em homenagem ao Dia da Bíblia. Na ocasião, o autor do projeto de lei que instituiu em 2010 o Dia Estadual da Bíblia no Estado, deputado Chico Sardeli, enfatizou a importância da Palavra de Deus e a diferença que seus ensinos podem fazer na vida dos líderes de uma nação.

Corroborando o discurso de Sardeli, outros parlamentares também se manifestaram: “Esta casa se abre para uma grande preocupação: fazer com que celebremos este livro que traz a palavra de Deus. Agora podemos dizer que a palavra de Deus é respeitada no Estado de São Paulo”, expressou o deputado Pastor Celso Nascimento. Já o deputado Rodrigo Moraes observou que “a Bíblia traz ensinamentos muito importantes para a nossa sociedade, que hoje se encontra perdida”.

Na ocasião, representantes da Sociedade Bíblica do Brasil leram trechos do livro sagrado e lembraram que ele acompanhou a história da humanidade, eternizando a palavra de Deus e provando seu poder transformador ao longo do tempo.

Dia da Bíblia na Assembleia e exposição - foto 2
Peças do acervo do Museu da Bíblia ficarão expostas no Hall Monumental do Parlamento paulista até o dia 20 de dezembro. Foto: Roberto Navarro

Após a solenidade, foi inaugurada, ao som da apresentação do Coral de Sinos do Unasp, campus São Paulo, a exposição “Bíblia: dos Manuscritos aos Formatos Digitais”. A exposição no Hall Monumental do Parlamento paulista reúne diversas peças do acervo do Museu da Bíblia, como a Bíblia em Braile, perfumes dos tempos bíblicos, o Novo Testamento à prova d’água, além de exemplares do texto bíblico nas línguas originais e em línguas indígenas brasileiras. A Sociedade Bíblica do Brasil exibe as peças até o dia 20 de dezembro.

Para saber +

O Dia da Bíblia começou a ser celebrado na Grã-Bretanha no século 16. No Brasil, a data passou a ser lembrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948.

Desde dezembro de 2001, essa comemoração passou a integrar o calendário oficial do Brasil, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. [Equipe RA, da redação / Com informações da Sociedade Bíblica do Brasil e da Assembleia Legislativa de São Paulo]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Batismo em massa no arquipélago

Série de pregações on-line resultou em milhares de decisões nas ilhas caribenhas.