O legado do pastor João Vicente Pereyra para a área de Publicações
Márcio Tonetti

A relação da Casa Publicadora Brasileira com a colportagem sempre foi fundamental para a divulgação da literatura adventista. Por isso, existe uma gerência específica dedicada a essa área dentro da editora. Desde 2022, o pastor João Vicente Pereyra está à frente do setor, fortalecendo as conexões com líderes desse ministério e com os próprios colportores. Essa aproximação tem possibilitado, inclusive, a realização de grandes eventos, como o Celebra Colportagem, que visam estreitar ainda mais essa parceria.
No entanto, após 35 anos de serviço dedicados à igreja, sendo 20 deles à CPB, o pastor João Vicente se prepara para a aposentadoria, passando o bastão ao pastor Jason Rosa, brasileiro que atuava na União Peruana do Norte e foi nomeado para a função no dia 4 de novembro. Até sua jubilação, ele permanecerá na instituição como assessor da Presidência, conduzindo um processo de transição de legado e conhecimento até julho de 2026.
“Essa é uma ação muito importante para o ministério de colportagem, pois o pastor Jason terá a oportunidade de conhecer de perto os projetos que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos”, destaca o pastor Uilson Garcia, presidente da editora.
Trajetória
Ao longo de sua jornada na igreja e na editora, João Vicente foi um grande entusiasta do ministério de Publicações, oferecendo uma significativa contribuição para essa área da igreja. Quando se formou em Teologia, em 1989, recebeu três chamados: um para ser pastor distrital em sua terra natal, o Rio Grande do Sul, outro para atuar como diretor associado de Colportagem no Rio de Janeiro e um terceiro para exercer essa mesma função na Bahia. “Ele me disse que preferia trabalhar na área da colportagem, que era o sonho da sua vida. Então, aceitou ir para o Rio de Janeiro”, relembra sua esposa, Isaura Pereyra, que o conheceu enquanto atuava como colportora efetiva.
Cerca de um ano e meio depois, o pastor João Vicente recebeu um chamado para atuar como departamental de Publicações da Associação Sul-Paranaense, em Curitiba (PR), onde permaneceu três anos. Nessa época, Marco Aurélio Pinho era colportor-estudante. “Ele foi um líder inspirador e motivador, que nos deu toda a estrutura necessária para alcançarmos sucesso”, recorda o atual líder de Publicações da União Central-Brasileira (UCB).
Influência
Muito respeitado por sua longa experiência, o pastor João Vicente exerceu influência marcante na formação de uma nova geração de líderes de Publicações – incluindo um de seus filhos, João Pereyra Júnior, diretor do Instituto de Desenvolvimento do Estudante Colportor (Idec) no Chile –, deixando um legado que ultrapassou as fronteiras do Brasil.
Na virada do milênio, depois de liderar o ministério de Publicações em sedes administrativas do Paraná e do Rio Grande do Sul, ele recebeu outra missão desafiadora: atuar como líder de Publicações na União Chilena, onde permaneceu de 1998 a 2002. Lá, desenvolveu um trabalho pioneiro, elevando a colportagem na região a um novo patamar. “Nos muitos lugares por onde passou, ele foi um divisor de águas”, destaca o pastor Marco Aurélio.
No início dos anos 2000, quando retornava do Chile para liderar a área de Publicações no Norte do Brasil, o pastor João Vicente convidou Ivan Nascimento para integrar sua equipe. Tendo participado da primeira turma de estudantes do projeto Sonhando Alto, que começava a ganhar forma, Ivan assumiu a liderança de um grupo em São Luís (MA), onde teve a oportunidade de contribuir para a expansão desse programa inovador, criado com o propósito de recrutar e preparar jovens para o ministério da colportagem.
“Foi nesse contexto que percebi a força e a influência da liderança do pastor João Vicente, que se destacou por sua visão aguçada. A União Norte Brasileira, onde ele liderou o departamento de Publicações entre 2003 e 2004, vivenciou uma verdadeira transformação com o lançamento do Sonhando Alto na região Norte”, afirma o pastor Ivan Nascimento, atual líder de Publicações da UNB, sede administrativa da igreja para os estados do Maranhão, Pará e Amapá.
Nessa mesma época, surgiu também o projeto Exércitos com Bandeiras, que incentivava as igrejas a adquirirem o livro Vida de Jesus para distribuição missionária. Milhares de exemplares foram comprados e entregues com esse propósito. “Seu comprometimento e dedicação à causa da colportagem têm enobrecido essa importante área de atuação”, acrescenta.
Como colportor de grande sucesso – que conquistou, em uma única campanha, 26 bolsas de estudo com a venda de livros e revistas em apenas dez dias de trabalho nas plataformas da Petrobras, no Rio de Janeiro –, o pastor João Vicente contribuiu decisivamente para a estruturação desse importante braço da colportagem.
“No campo da colportagem estudantil, seu papel foi decisivo. Quando chegou à UNB, esse movimento ainda era pequeno, quase incipiente. Ele acreditou, investiu e estruturou as equipes, lançando bases sólidas que impulsionaram o crescimento em toda a região. Hoje, vemos os frutos desse esforço: uma colportagem estudantil forte, vibrante e comprometida com a missão, que se expandiu para duas Uniões”, afirma o pastor Gilberto Basílio, que serviu com o pastor João na UNB e atualmente lidera o departamento de Publicações na União Leste Brasileira (ULB).
“Tive o privilégio de acompanhá-lo em diversas viagens, visitando nossos colportores do Sonhando Alto e estudantes. Foram experiências de grande aprendizado, sobretudo porque o pastor João trouxe consigo uma visão diferenciada, fruto de sua vivência internacional e de uma compreensão ampla da colportagem. Essa perspectiva ampliou minha maneira de ver o ministério e moldou minha atuação como líder”, acrescenta.
Outros líderes da área que trabalharam com o pastor João Vicente também destacam características marcantes de sua liderança, como criatividade, visão estratégica e espírito empreendedor. “Sempre admirei sua disposição em aprender para melhor servir. Em tudo que fez, buscou oferecer excelência. Ao longo de sua jornada, procurou ser um exímio motivador e valorizador das virtudes humanas. Não se negou a ir aos recantos mais simples, nem negligenciou os desafios desse ministério em um mundo árido”, afirma o pastor Marcos Souza, líder de Publicações da União Centro-Oeste Brasileira (Ucob).
“O pastor João Vicente sempre idealizou uma colportagem bem estruturada, com uma quantidade expressiva de colportores efetivos, licenciados e credenciados, além de valorizar a atuação dos líderes assistentes na formação desses profissionais”, complementa o pastor Marco Aurélio.
Quem também expressa sua admiração pelo trabalho de João Vicente é o pastor Adilson Morais, líder de Publicações para oito países da América do Sul. “Conheço o pastor João desde 1992, quando tive o privilégio de tê-lo como meu diretor enquanto atuava como líder de colportores estudantes. Ao longo da minha trajetória, também tive a honra de substituí-lo em duas ocasiões – na Associação Norte do Paraná e na União Chilena – como diretor de Colportagem. O pastor João é um líder dinâmico, visionário e inovador, qualidades que o levaram a ser chamado para servir na Casa Publicadora Brasileira. Ali, por duas décadas, escreveu uma história de sucesso e apoio inestimável à obra da colportagem”, afirma.
Legado na CPB
Em fevereiro de 2005, João Vicente foi chamado para atuar como gerente de Vendas da Casa Publicadora Brasileira, função que exerceu por 16 anos, até assumir a gerência de Colportagem. Em ambas as funções, sempre buscou utilizar novos meios de comunicação para promover o ministério da página impressa.
Durante esse período, enfrentou os desafios trazidos pela cultura virtual à colportagem, contribuindo para o desenvolvimento de iniciativas como o Portal de Publicações da Igreja Adventista na América do Sul, que conectou o ministério da página impressa ao ambiente digital e ampliou as possibilidades de capacitação de líderes dessa área.
O pastor João Vicente também atuou em comissões de Publicações, ao lado das lideranças das Uniões e da Divisão Sul-Americana, e integrou o Comitê de Conteúdo e Estratégias Digitais, presidido pela coordenação do Portal de Publicações e composto por representantes indicados pelas Uniões de todo o Brasil.
“Ele contribuiu de forma significativa em todas essas frentes do processo de transformação digital, que tem impactado profundamente a colportagem e o ministério de Publicações como um todo”, ressalta Carlos Roberto Souza Jr., coordenador do Portal de Publicações.
Além de promover a literatura adventista, o pastor João é autor de livros publicados pela CPB, entre eles Desafio nas Alturas, Confiança Máxima e Milagres Não Ocorrem Por Acaso. Sem contar outras três obras sobre a história dos hinos adventistas que serão lançadas em breve pela editora.
MÁRCIO TONETTI é editor associado da Revista Adventista
Última atualização em 6 de novembro de 2025 por Márcio Tonetti.
Revista Adventista Notícias, reportagens, entrevistas, vídeos e artigos exclusivos sobre o contexto adventista e o cenário religioso em geral.