Empresários e profissionais liberais adventistas de todo o Brasil se encontram em Manaus para apoiar a pregação do evangelho
A capital do Amazonas foi escolhida para o 26º Encontro Nacional da FE (Federação dos Empreendedores Adventistas do Brasil) que começou na última quinta-feira, 17 de setembro, e termina no domingo, dia 20. Coincidentemente, o maior Estado brasileiro em extensão territorial está sediando o maior encontro da história da entidade. Neste ano, 800 empresários, executivos e profissionais liberais adventistas participam do evento.
O número recorde de inscritos superou as expectativas dos organizadores. Mesmo em meio à crise financeira que afeta o país, a participação cresceu significativamente na comparação com a edição de 2014, em São Luís (MA), que recebeu 200 inscritos.
“Em tempos de crise financeira, cortamos o que é supérfluo. Portanto, esse grupo está demonstrando que os negócios de Deus são essenciais na vida deles”, afirma o presidente sul-americano dos adventistas, pastor Erton Köhler, convidado para ser o orador principal do evento.
Mais do que uma simples reunião para tratar de negócios, o congresso trouxe para Manaus pessoas dispostas a investir recursos, tempo e dons na pregação do evangelho. A escolha dessa cidade para receber o encontro não foi aleatória. Uma das razões é que a capital do Amazonas é a primeira no mundo a ter presença adventista em todos os bairros, sendo, portanto, um exemplo do que precisa ser feito em outras grandes cidades do Brasil e de outros países.
Captação de recursos
O encontro também é um momento de celebração dos resultados alcançados pela federação desde quando foi legalmente instituída em agosto de 1992. Para se ter uma ideia, só no ano passado, a FE arrecadou 2,1 milhões de reais que beneficiaram diversos ministérios, projetos e instituições da igreja. Parte desse montante foi destinado para a instalação de antenas retransmissoras da TV Novo Tempo, manutenção de obreiros bíblicos, bem como para programas educacionais e assistenciais no Brasil e no exterior.
“A Federação dos Empreendedores Adventistas reúne gente com visão, ideias, capacidades e recursos que a igreja precisa. Vejo na liderança da FE a vontade de mobilizar pessoas para apoiar a igreja, projetos missionários e ver a igreja crescer. Essa mentalidade que tem crescido nos últimos anos é digna de gratidão, reconhecimento e apoio da organização”, afirma o pastor Erton Köhler.Walter Di Pardi, que coordena a entidade no Brasil, entende que a Federação dos Empreendedores Adventistas é um braço da igreja. “Por isso, cada vez mais vamos trabalhar unidos”, enfatiza.
Meta
Em 2015, esse grupo de apoio à missão da igreja selecionou 18 ministérios que devem ter projetos subsidiados pela FE. A expectativa da diretoria da entidade é arrecadar aproximadamente 1,5 milhão de reais nos próximos meses. Esse montante irá atender iniciativas como o projeto “Missão Bangladesh”, que visa a levar educação, saúde e orientação para crianças do 8º país mais populoso do mundo, onde 43% da população acima de 15 anos de idade vive com pouco mais de um dólar por dia.
Parte das arrecadações também será canalizada para o projeto Salva Vidas Amazônia, que auxilia milhares de ribeirinhos através de lanchas que prestam atendimento na área educacional e de saúde, e, ao mesmo tempo, levam o evangelho para essas comunidades. O repasse também deve ajudar a manter a escola de voluntários que foi inaugurada na última sexta-feira, 18 de setembro, com a presença de integrantes da FE.Cerca de 30 por cento do valor total será repassado ainda para o ministério “FE em ação”, desenvolvido em parceria com a Rede Novo Tempo de Comunicação. Em julho deste ano, foi lançado pela emissora de TV um programa que apresenta ações sociais, comunitárias e evangelísticas de voluntários, com o objetivo de divulgar a Federação no país.
Desafios
A apresentação de diversas iniciativas que precisam de apoio colocou diante de homens de negócio um leque de opções para quem quer investir na missão. Contudo, o grupo também foi desafiado a ter um envolvimento pessoal no trabalho de evangelização. “A igreja não precisa apenas do nosso dinheiro. Ela necessita principalmente do nosso envolvimento”, frisa Walter Di Pardi. Desse modo, o objetivo principal é que os empreendedores da igreja saiam motivados a colocar o coração na obra, transformando suas próprias profissões e negócios em meios eficazes de testemunhar de Cristo nas comunidade em que estão inseridos.
Novidades
A próxima edição do Encontro Nacional da Federação dos Empreendedores Adventistas do Brasil já tem data e local definidos. Em 2016, o evento acontece em Porto de Galinhas (PE), de 8 a 11 de setembro. O orador oficial da programação será o pastor Mark Finley, que há alguns anos tem apoiado a federação norte-americana dos empreendedores adventistas.Outra novidade, segundo anunciou o presidente sul-americano dos adventistas, é que em junho de 2017 será realizado o primeiro encontro sul-americano de empreendedores adventistas. O evento deve acontecer na cidade de São Paulo e reunir empresários, executivos e profissionais liberais de oito países do continente. [Texto e fotos: Márcio Tonetti, equipe RA]
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.