Atenção

Empreendedores da fé

3 minutos de leitura
Empresários e profissionais liberais adventistas de todo o Brasil se encontram em Manaus para apoiar a pregação do evangelho
Encontro Nacional da FE - foto 1
Encontro da Federação dos Empreendedores Adventistas deste ano registrou um salto no número de participantes. Foto: Márcio Tonetti

A capital do Amazonas foi escolhida para o 26º Encontro Nacional da FE (Federação dos Empreendedores Adventistas do Brasil) que começou na última quinta-feira, 17 de setembro, e termina no domingo, dia 20. Coincidentemente, o maior Estado brasileiro em extensão territorial está sediando o maior encontro da história da entidade. Neste ano, 800 empresários, executivos e profissionais liberais adventistas participam do evento.
O número recorde de inscritos superou as expectativas dos organizadores. Mesmo em meio à crise financeira que afeta o país, a participação cresceu significativamente na comparação com a edição de 2014, em São Luís (MA), que recebeu 200 inscritos.

“Em tempos de crise financeira, cortamos o que é supérfluo. Portanto, esse grupo está demonstrando que os negócios de Deus são essenciais na vida deles”, afirma o presidente sul-americano dos adventistas, pastor Erton Köhler, convidado para ser o orador principal do evento.

Mais do que uma simples reunião para tratar de negócios, o congresso trouxe para Manaus pessoas dispostas a investir recursos, tempo e dons na pregação do evangelho. A escolha dessa cidade para receber o encontro não foi aleatória. Uma das razões é que a capital do Amazonas é a primeira no mundo a ter presença adventista em todos os bairros, sendo, portanto, um exemplo do que precisa ser feito em outras grandes cidades do Brasil e de outros países.

Captação de recursos

O encontro também é um momento de celebração dos resultados alcançados pela federação desde quando foi legalmente instituída em agosto de 1992. Para se ter uma ideia, só no ano passado, a FE arrecadou 2,1 milhões de reais que beneficiaram diversos ministérios, projetos e instituições da igreja. Parte desse montante foi destinado para a instalação de antenas retransmissoras da TV Novo Tempo, manutenção de obreiros bíblicos, bem como para programas educacionais e assistenciais no Brasil e no exterior.

26º Encontro Nacional da FE - foto 1
Pastor Erton Köhler: “Cada vez mais eu vejo a FE indo aos extremos do Brasil e apoiando ministérios relevantes”. Foto: Márcio Tonetti
“A Federação dos Empreendedores Adventistas reúne gente com visão, ideias, capacidades e recursos que a igreja precisa. Vejo na liderança da FE a vontade de mobilizar pessoas para apoiar a igreja, projetos missionários e ver a igreja crescer. Essa mentalidade que tem crescido nos últimos anos é digna de gratidão, reconhecimento e apoio da organização”, afirma o pastor Erton Köhler.

Walter Di Pardi, que coordena a entidade no Brasil, entende que a Federação dos Empreendedores Adventistas é um braço da igreja. “Por isso, cada vez mais vamos trabalhar unidos”, enfatiza.

Meta

Em 2015, esse grupo de apoio à missão da igreja selecionou 18 ministérios que devem ter projetos subsidiados pela FE. A expectativa da diretoria da entidade é arrecadar aproximadamente 1,5 milhão de reais nos próximos meses. Esse montante irá atender iniciativas como o projeto “Missão Bangladesh”, que visa a levar educação, saúde e orientação para crianças do 8º país mais populoso do mundo, onde 43% da população acima de 15 anos de idade vive com pouco mais de um dólar por dia.

Inauguração da Escola de Missoes
Líderes do projeto Salva Vidas Amazônia, membros da FE e administradores da organização adventista no Estado do Amazonas e na América do Sul inauguraram a Escola de Missões. Foto: Márcio Tonetti
Parte das arrecadações também será canalizada para o projeto Salva Vidas Amazônia, que auxilia milhares de ribeirinhos através de lanchas que prestam atendimento na área educacional e de saúde, e, ao mesmo tempo, levam o evangelho para essas comunidades. O repasse também deve ajudar a manter a escola de voluntários que foi inaugurada na última sexta-feira, 18 de setembro, com a presença de integrantes da FE.

Cerca  de 30 por cento do valor total será repassado ainda para o ministério “FE em ação”, desenvolvido em parceria com a Rede Novo Tempo de Comunicação. Em julho deste ano, foi lançado pela emissora de TV um programa que apresenta ações sociais, comunitárias e evangelísticas de voluntários, com o objetivo de divulgar a Federação no país.

Desafios

A apresentação de diversas iniciativas que precisam de apoio colocou diante de homens de negócio um leque de opções para quem quer investir na missão. Contudo, o grupo também foi desafiado a ter um envolvimento pessoal no trabalho de evangelização. “A igreja não precisa apenas do nosso dinheiro. Ela necessita principalmente do nosso envolvimento”, frisa Walter Di Pardi. Desse modo, o objetivo principal é que os empreendedores da igreja saiam motivados a colocar o coração na obra, transformando suas próprias profissões e negócios em meios eficazes de testemunhar de Cristo nas comunidade em que estão inseridos.

Novidades

O banqueiro adventista Denzil McNeilus (à esquerda), membro da Adventist-laymen's Services & Industries (ASI), a federação norte-americana dos empreendedores adventistas, foi um dos convidados do encontro neste ano. Foto: Márcio Tonetti]
O banqueiro adventista Denzil McNeilus (à direita), membro da federação norte-americana dos empreendedores adventistas (Adventist-laymen’s Services & Industries – AS), foi um dos convidados do encontro neste ano, o que deve possibilitar uma maior aproximação entre as duas entidades. Foto: Márcio Tonetti]
A próxima edição do Encontro Nacional da Federação dos Empreendedores Adventistas do Brasil já tem data e local definidos. Em 2016, o evento acontece em Porto de Galinhas (PE), de 8 a 11 de setembro. O orador oficial da programação será o pastor Mark Finley, que há alguns anos tem apoiado a federação norte-americana dos empreendedores adventistas.

Outra novidade, segundo anunciou o presidente sul-americano dos adventistas, é que em junho de 2017 será realizado o primeiro encontro sul-americano de empreendedores adventistas. O evento deve acontecer na cidade de São Paulo e reunir empresários, executivos e profissionais liberais de oito países do continente. [Texto e fotos: Márcio Tonetti, equipe RA]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Inteligência artificial

Como os “robôs” têm ajudado no atendimento à crescente demanda por estudos bíblicos durante a pandemia.