Imersão missionária

2 minutos de leitura

A experiência de um jovem na liderança de equipes do projeto Um Ano em Missão

Márcio Tonetti

Pr. Rodrigo Menezes, líder da equipe sul-americana do OYiM. Foto: arquivo pessoal

No calendário da igreja, uma das datas importantes do mês de março é o Dia Mundial do Jovem Adventista (16). As novas gerações têm feito a diferença na igreja e na sociedade por meio do engajamento em diferentes iniciativas. Uma delas é o projeto Um Ano em Missão (OYiM, em inglês), que promove a participação de jovens adventistas na evangelização dos centros urbanos. Nesta entrevista, conversamos com o pastor Rodrigo de Almeida Menezes, que neste ano irá liderar a equipe sul-americana do OYiM, composta por 16 integrantes. Eles se concentrarão na maior metrópole brasileira.

Como surgiu o projeto Um Ano em Missão?

O projeto One Year in Mission (OYiM) originou-se do fervor de dois líderes da Associação Geral, os pastores Ted Wilson e Gilbert Cangy. Inspirado no livro Ministério Para as Grandes Cidades, de Ellen White, o programa visa envolver jovens adventistas na realização da missão deixada por Jesus. Por meio de capacitação e evangelismo prático, o projeto busca cumprir esse chamado para cada um de nós.

Quais são as principais estratégias utilizadas pelos participantes do programa para evangelizar as grandes cidades?

O projeto fundamenta suas práticas nos princípios da comunhão, do relacionamento e da missão, tendo o método de Cristo como alicerce para a efetividade no evangelismo (veja Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver [CPB, 2021]p. 143)Partindo desse princípio, as estratégias incluem projetos diversos, pequenos grupos e estudos bíblicos.

Quais serão as principais frentes missionárias na capital paulista e em quais pontos da cidade?

Em 2024, estaremos envolvidos em quatro frentes de ação na zona leste de São Paulo: estabelecimento de uma nova igreja no bairro do Tatuapé, criação de uma classe bíblica Novo Tempo no Anália Franco, revitalização de uma comunidade hispana no Belenzinho e apoio a um projeto que oferece oportunidades educacionais a crianças em situação de extrema vulnerabilidade
no bairro da Mooca.

Qual é o caminho para participar do projeto Um Ano em Missão? E como os voluntários se mantêm no campo missionário?

 Para participar do projeto, os interessados devem acessar o site oyim.org e preencher o formulário de pré-­inscrição ou entrar em contato com a Associação/Missão correspondente. Aberto a jovens solteiros de 18 a 35 anos, o processo inclui entrevista conduzida pelos pastores responsáveis após o preenchimento do formulário. Os aprovados recebem treinamento no campo missionário, com apoio financeiro para despesas pessoais e garantia de alojamento, alimentação e outras necessidades básicas, permitindo total dedicação à missão.

Como essa experiência tem impactado as novas gerações?

 O OYiM não apenas capacita e promove o interesse missionário saudável, mas também provoca uma transformação notável nos jovens participantes. Essa experiência fortalece a permanência das novas gerações na igreja e molda indivíduos que se desenvolvem de maneira extraordinária em todas as áreas da vida. O maior testemunho reside na impactante transformação dos jovens missionários. 

(Entrevista publicada na Revista Adventista de março/2024)

Última atualização em 5 de março de 2024 por Márcio Tonetti.