Atenção

Investimento nas crianças

3 minutos de leitura

Igreja Adventista na Polônia inaugura sua primeira escola de ensino fundamental

Agata Rubak
Inaugurado em 1959, a 40 km de Varsóvia, agora o campus da Faculdade Polonesa de Teologia e Humanidades também abriga uma escola de idiomas e uma unidade do ensino fundamental. Esse campus é a única instituição de ensino adventista num país com 38 milhões de habitantes, quinto mais populoso da União Europeia. Foto: Polish Union Conference


A
 cidade de Podkowa Lesna fica a 40 quilômetros a sudoeste de Varsóvia, capital da Polônia. Esse pequeno município é cercado por florestas nos lados norte, sul e leste. Desde 1959, ela abriga a Faculdade Polonesa de Teologia e Humanidades e, mais recentemente, a Escola de Línguas Estrangeiras. Nesse campus, portanto, se concentram as únicas instituições adventistas de ensino num país com 38 milhões de habitantes.

A novidade é que agora o ­campus, que oferecia desde 2015 apenas a pré-escola e a 1ª, 2ª e 3ª séries, passa a contar também com as quatro séries seguintes. “Há décadas que os pais adventistas sonham com a possibilidade de enviar seus filhos para uma escola adventista de ensino fundamental”, diz Dorothy Porawski-Orzechowska, primeira diretora da unidade escolar.

Na época, havia dez crianças adventistas e cinco da comunidade matriculadas nessas séries. Porém, em 2018, o currículo foi ampliado e as turmas ficaram lotadas e com lista de espera. Mesmo em idade precoce, “a educação adventista é uma combinação do desenvolvimento das faculdades sociais, emocionais, intelectuais, físicas e espirituais de cada criança”, justifica Miroslawa Grzeskowiak, atual diretora da pré-escola e das séries iniciais.

Em 2014, quando a liderança da igreja no país tomou a decisão de abrir essa unidade escolar, logo discutiu também como ofereceriam o restante do ensino fundamental depois que os primeiros filhos de adventistas concluíssem esse período letivo. “Desde o início, senti que começar a pré-escola e agora ter o ensino fundamental foram passos na direção certa”, diz Anna Slonecka-Polok, diretora da faculdade adventista que abriga também no campus o ensino fundamental e de idiomas. “Nós arriscamos, colocando os ‘pés na água’ e crendo que Deus nos ajudaria. Agora podemos ver os resultados positivos”, completa a educadora.

A implementação dessas novas séries foi resultado do esforço conjunto da União Polonesa, da Divisão Transeuropeia, da faculdade e da Associação de Empreendedores Adventistas da Polônia. “Para a Igreja Adventista na Polônia, este é um momento histórico, elevando nosso potencial para a missão a um novo patamar”, comemora o pastor Ryszard Jankowski, presidente da União Polonesa.

“Essa é a primeira escola fundamental adventista no quinto país mais populoso da União Europeia”, destacou o líder da igreja no país, ao ressaltar que cada etapa desse processo foi alcançada graças à direção de Deus e ao compromisso dos adventistas poloneses com a educação confessional.

Que diferença farão uma pré-escola e uma unidade com o ensino fundamental em Podkowa Lesna? A escola tem uma lista de espera sempre crescente de crianças que aguardam uma vaga, evidência de que a educação oferecida ali interessa também para as famílias locais, o que estabelece uma conexão entre a cidade e a igreja. Num país historicamente católico, os professores se aproximam das crianças e de seus pais por meio de pequenos gestos, como as orações realizadas em sala de aula e o contato amistoso com as famílias fora do contexto escolar.

Daniel Duda, diretor da rede educacional adventista na Divisão Transeuropeia, descreve a inauguração da primeira escola fundamental na Polônia como o início de uma nova era para a educação adventista no país. “Desde 2015, todas as vezes que visitei o ­campus desta faculdade, tenho sido inspirado por ver o entusiasmo e o compromisso dos professores e a alegria dessas crianças”, testemunha. “Comemoramos com eles, e oramos, não só para que a escola cresça cada vez mais em Cristo, mas para que cada criança também cresça Nele.”

AGATA RUBAK é professora do jardim da infância na Escola Adventista de Podkowa Lesna, no centro da Polônia

VEJA +

(Matéria publicada na edição de janeiro de 2021 da Revista Adventista / Adventist World)

Investimento nas Crianças

Última atualização em 3 de fevereiro de 2021 por Rafael.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

De empresário a presidente

1 minuto de leitura Foto: repordução do site da Adventist Review No dia 21 de …