Integrante do grupo revela que literatura vendida por colportor foi decisiva para sua mudança de estilo de vida
A leitura de um livro vendido por um colportor exerceu forte influência na vida de Kleber Simões, mais conhecido como DJ KL Jay. Em entrevista no último sábado, 19 de março, à Rolling Stone, revista especializada em cultura pop, o integrante do grupo Racionais MC’s revelou que a obra foi decisiva para a sua mudança de estilo de vida.
Vegetariano há 27 anos e vegano há 3, Simões foi procurado pela equipe do periódico para falar sobre o convite que recebeu de uma marca curitibana de skate para participar da elaboração de um tênis que não usa materiais de origem animal. Aos 46 anos de idade, o DJ afirma que vive um estilo de vida simples. “Não preciso de muita coisa para viver bem. E também é sustentável, pois você está colaborando com o planeta, né? Pelo menos um décimo da população do mundo poderia seguir isso e o planeta ficaria bem melhor. Eu já sou vegetariano há 27 anos. Claro que já deixei de comprar vários tênis lindos porque eram de couro, mas depois a vontade de ter um tênis passa e surgem outras. A gente não vai ficar doente por causa disso”, ele afirmou.
Quando a revista lhe perguntou se “houve um ‘clique’, algum momento de virada” que o tivesse levado a parar de consumir produtos de origem animal, o DJ afirmou: “O grande lance veio com a informação. Fui lendo publicações, entrevistas, matérias, vendo vídeos, e fui entendendo. Quando você é desinformado, ignorante, tem um desconto. Mas comecei a descobrir essas informações, elas foram chegando até mim e eu fui atrás delas também. Então falei: ‘É, Kleber, agora não dá mais. Se continuar, você estará sendo hipócrita’”.
No meio da conversa, ele explicou que a leitura de um livro vendido por um colportor foi o que mais influenciou essa mudança de hábitos. “Certo dia, chegou em minha casa alguém vendendo livros, entre eles havia um chamado Viva Natural. Imagina, ele bateu à porta da minha casa para vender um livro sobre alimentação vegetariana! Para mim foi um anjo enviado! Na hora me lembrei das palavras do Milton [Milton Sales, primeiro empresário e produtor do Racionais, foi quem lhe apresentou inicialmente o vegetarianismo]. O vendedor no portão me falou que não se tratava de uma parada só teórica, o livro também apresenta um lance espiritual, e eu sou muito ligado nessas coisas. Comecei a ler e chapei”, revelou.
A obra Viva Natural, de autoria da escritora Eliza Biazzi, foi impressa pela Casa Publicadora Brasileira de 1990 a 1996. Desde então, foram distribuídos 640 mil exemplares da obra. Com base nos chamados remédios naturais (luz solar, água, ar puro, repouso, alimentação saudável, exercício físico, temperança e confiança em Deus), o livro apresenta receitas práticas que podem ajudar a manter e a recuperar a saúde. [Márcio Tonetti, equipe RA]
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.