Livro que não envelhece

2 minutos de leitura

Nova Bíblia voltada para jovens traz recursos modernos e notas explicativas sobre temas da atualidade

Diogo Cavalcanti
Foto: William de Moraes

 

A fé em Deus rejuvenesce a cada geração. Nunca se enruga, sempre se renova e brota no íntimo em qualquer época da vida. É eterna e jovem, humana e imortal, divina e encarnada. Sublime.

No passado, Deus falou a muitos jovens: a Adão, assim como a José, Jeremias, Daniel e Maria. Ao longo da história, a palavra que criou os mundos lançou as sementes vivas de um Reino de amor e justiça que nos alcança e envolve. Hoje, a Palavra de Deus é antiga, mas sua voz é mais do que atual. Ela inspira, encanta e engaja todo aquele que lhe abre o coração.

Quando lida com a atenção que merece, a Bíblia se desdobra aos olhos como a mais rica fonte de orientação para a vida. Nesse espírito foi preparada a Bíblia Jovem, lançada no Brasil pela CPB e distribuída internacionalmente em espanhol e inglês pela editora adventista Safeliz. Seus materiais auxiliares foram preparados por colaboradores de várias partes do mundo, incluindo brasileiros como os pastores Marcos De Benedicto, Michelson Borges, Odaílson Fonseca e o autor desta resenha.

É uma Bíblia voltada para as principais dúvidas e questões que os jovens enfrentam. São mais de 360 temas abordados, como aborto, bullying, fofoca, pecados secretos, engajamento político, fanatismo no esporte, suicídio, famílias disfuncionais, ciberteologia, Halloween, pós-modernidade, a relação de Ellen White e a Bíblia e a identidade dos 144 mil de Apocalipse. A Bíblia Jovem também apresenta em uma seção as 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista com clareza e objetividade.

Finamente acabada, a Bíblia foi impressa em cores, com as palavras de Jesus em vermelho, inserts com fotos em papel couché e letreiros manuscritos, dando um toque de arte ao que já é belo. Introduções aos livros e seções da Bíblia dão consistência teológica ao material. QR Codes levam o leitor para conteúdos adicionais que enriquecem a experiência. O material apresenta o estudo bíblico O Resgate da Verdade (downloads.adventistas.org), lançado originalmente pela sede sul-americana da igreja para o uso dos universitários. Outro recurso é o material World Changers, produzido pela equipe do ministério de discipulado da Divisão do Sul do Pacífico (discipleship.adventistchurch.com/worldchangers). Ao fim, a Bíblia ainda conta com belas ilustrações coloridas do santuário, esquemas proféticos, moedas bíblicas e mapas.

Ela foi preparada para ajudar jovens e pessoas de qualquer idade na caminhada cristã. É um guia seguro para orientar seus leitores sobre onde pôr os pés e os pensamentos neste mundo insano. Como nunca, precisamos da Palavra de Deus. Na Bíblia Jovem vemos como as Escrituras conversam com os dilemas atuais de forma objetiva e leve, demonstrando que Deus Se comunica bem com a juventude e deseja nos ajudar, se quisermos ouvir.

TRECHO

“Mais do que nunca, precisamos ouvir a voz dos profetas bíblicos. Em muitas partes do mundo, vemos um rápido processo de afastamento de Deus, uma redução do Divino a objetos, lugares, ideias e filosofias. Os ídolos mudaram de nome e formato, mas os efeitos devastadores da idolatria no julgamento moral permanecem os mesmos” (p. 751).

DIOGO CAVALCANTI, pastor, jornalista e mestre em Letras (Estudos Judaicos), é coordenador da Editoria de Livros Denominacionais na CPB

(Resenha publicada na seção Estante da edição de janeiro de 2021 da Revista Adventista)

Última atualização em 14 de janeiro de 2021 por Márcio Tonetti.