Atenção

Novidades da turminha

2 minutos de leitura
No mês das crianças, revista Nosso Amiguinho renova personagens e fortalece presença no ambiente digital
Site da turminha traz diversos recursos educativos.
Site da turminha traz diversos recursos educativos.

A revista Nosso Amiguinho, periódico publicado há mais de 60 anos pela CPB, preparou novidades para o mês da criança. Uma delas é o site da turminha, lançado hoje. O portal traz recursos como jogos educativos, histórias, tirinhas, reflexões, músicas e clipes que podem ser acessados gratuitamente.

O novo ambiente online inaugurado pela revista conta igualmente com uma área de downloads que, inicialmente, inclui o calendário do mês e o “kit festa”. Esses materiais podem ser usados por pais e professores.

Já a seção “Banca” irá antecipar periodicamente trechos da edição impressa do mês seguinte. Como presente do Dia das Crianças, além de disponibilizar uma parte da edição de novembro, o site permite que o internauta “folheie” o exemplar de outubro na íntegra.

De acordo com Sueli de Oliveira, editora da Nosso Amiguinho, o objetivo também é manter um acervo da revista dentro da plataforma virtual.

“Ao longo de mais de seis décadas a revista Nosso Amiguinho tem sido lida por crianças de todo o Brasil. De alguns anos para cá temos sentido a grande necessidade de interagir com elas no ambiente em que mais transitam: a internet e as redes sociais. Já temos uma presença marcante no Facebook, mas sentimos a necessidade de um site por meio do qual possamos oferecer serviços ao leitor. A mensagem que desejamos transmitir ao leitor é de que, onde quer que ele for, irá encontrar a turminha”, Sueli ressalta.

“Cara” nova

Nova Turma do Nosso Amiguinho - foto 2
Personagens da Turma do Nosso Amiguinho foram redesenhados com traços mais modernos. Créditos: Divulgação

O lançamento do site faz parte de um plano mais amplo de modernização da revista. Conforme lembra a editora, a versão impressa também está passando por modificações. A partir da edição deste mês o leitor vai perceber, por exemplo, que a turminha está de “cara” nova.

O ilustrador e chefe associado do departamento de Arte da Casa Publicadora Brasileira, Thiago Lobo, participou do processo de atualização dos personagens. “Procuramos imprimir características mais contemporâneas, alterando traços, cores e roupas. O Cazuza, por exemplo, está com roupas mais características de um carioca; o Sabino, que foi concebido como “professor” com seu tradicional jaleco, agora usa roupas típicas de um garoto da sua idade sem perder seu jeito intelectual; a Luísa e a Gi, que antes trajavam tênis, agora usam calçados mais femininos”, explica.

No entanto, ele observa que, ao redesenhar a turma, foi levada em conta a necessidade de manter as marcas identitárias de cada personagem.

“Fizemos muitos estudos até chegar a esse modelo de ilustração. Evidentemente, toda mudança causa reações. Mas a resposta inicial do público tem sido muito positiva”, comemora Sueli. [Márcio Tonetti, equipe RA]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Inteligência artificial

Como os “robôs” têm ajudado no atendimento à crescente demanda por estudos bíblicos durante a pandemia.