Novo departamento

1 minuto de leitura
Igreja na América do Sul oficializa setor de arquivos, estatísticas e pesquisas
Pastor Edward Heidinger (esq.), secretário-executivo da igreja na América do Sul, apresenta o sociólogo Thadeu Silva Filho, que coordenará o Departamento de Arquivo, Estatística e Pesquisa. Foto: Gustavo Leighton

Criado em 1904, o Departamento de Arquivo, Estatística e Pesquisa da sede mundial adventista tem ajudado a igreja a lidar de maneira estratégica com os números. Além de permitir um diagnóstico mais preciso da realidade da denominação, as estatísticas tem sido fundamentais para identificar necessidades, ajustar o foco do trabalho e definir a aplicação de recursos humanos e financeiros.

Agora, a igreja na América do Sul também terá um setor responsável pela gestão dessas informações. A oficialização do departamento sul-americano de Arquivo, Estatística e Pesquisa aconteceu nesta terça-feira (9). Thadeu Silva Filho, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), foi nomeado para coordenar a pasta.

Além de classificar e arquivar documentos, bem como gerenciar as diversas informações geradas por meio dos sistemas de que a igreja já dispõe, o novo departamento pretende explorar dados relacionados à paisagem religiosa sul-americana em geral. “Esses estudos serão fundamentais para compreendermos o contexto no qual a igreja está inserida”, ressalta o antropólogo e sociólogo que há mais de 20 anos realiza pesquisas e análises em várias áreas.

Segundo ele, o novo departamento também irá cooperar com estudos realizados pelo departamento estatístico da sede mundial.

Na entrevista abaixo o responsável por esse ministério fala sobre o funcionamento do setor e suas contribuições à igreja na América do Sul.

[Márcio Tonetti, equipe RA / Com informações de Felipe Lemos, da ASN]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Síntese do Concílio Anual

Extratos da reunião de líderes mundiais da igreja realizada nos dias 7 a 13 de outubro.