Primeira Bíblia de estudo adventista em português

3 minutos de leitura
Casa Publicadora Brasileira apresenta a Bíblia de Estudo Andrews. Volume ajudará aqueles que desejam cavar fundo na Palavra de Deus
Bíblia de estudo Andrews 1
Doutor Vanderlei Dorneles apresenta a Bíblia de Estudo Andrews para líderes da Igreja Adventista na América do Sul durante evento em Brasília (DF). Foto: Márcio Tonetti

Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o interesse por Bíblias de estudo vem crescendo no país. No ano passado, quase um milhão de exemplares foram distribuídos pela SBB, um fenômeno que parece refletir a busca dos leitores por ferramentas que auxiliem na compreensão do texto sagrado.

Embora existam várias versões de Bíblias de estudo disponíveis em português, os adventistas no Brasil ainda não tinham à disposição nesse idioma um material produzido pela própria igreja. Buscando suprir essa necessidade, a Casa Publicadora lançou oficialmente nesta quinta-feira, 5 de novembro, a primeira versão em português da Bíblia de Estudo Andrews. O material foi apresentado para líderes sul-americanos no Concílio Quinquenal, que acontece em Brasília (DF).

Publicado originalmente em inglês, o volume foi editado pelo doutor Jon L. Dybdahl, em conjunto com um grupo de eruditos e teólogos da Universidade Andrews. A versão, que leva o nome do pioneiro da instituição educacional adventista norte-americana, inclui mais de 12 mil notas.

A tradução para a língua portuguesa, feita por Cecília Eller Nascimento, contemplou a transposição da nova versão King James para a Almeida Revista e Atualizada.

Sob coordenação do doutor Vanderlei Dorneles, a produção do material envolveu os pastores e editores da CPB, Diogo Cavalcanti e Guilherme Silva, que participaram do trabalho de edição e revisão. “Algumas notas e comentários da Bíblia de Estudo Andrews, relativas à versão nova King James, que nós julgamos não serem relevantes para o leitor da Bíblia Almeida Revista e Atualizada no Brasil foram ajustados. Também houve um trabalho exaustivo de conferição de todas as referências bíblicas mencionadas, a fim de ter certeza de que as fontes estão corretas”, explica o pastor Dorneles.

No caso da concordância bíblica e das referências cruzadas, material cedido pela Sociedade Bíblica do Brasil, a equipe da Casa Publicadora Brasileira verificou aqueles textos e temas que dizem respeito especificamente a doutrinas adventistas. Quando se fala no Santuário, por exemplo, como é o caso de Daniel 8:14, ou sobre o sábado e a imortalidade da alma, a referência cruzada foi ajustada para trazer um conjunto de textos que corroboram a interpretação adventista sobre tais assuntos. “Fizemos alguns ajustes acrescentando ou tirando passagens, a fim de que o leitor adventista tenha referências mais claras quanto a essas temáticas”, esclarece Vanderlei Dorneles.

Vários recursos

A Bíblia de Estudo Andrews oferece ao leitor vários recursos que ampliam a compreensão das Escrituras. Antes de cada livro, há uma introdução que traz detalhes sobre o autor, o tempo em que escreveu, bem como os principais temas abordados. “Essa introdução ajuda o leitor a se ambientar e entender melhor o contexto em que o livro foi escrito”, reforça Vanderlei Dorneles.

Outra ferramenta de apoio é a sua coleção de mapas. Na parte final da Bíblia, há ainda uma seção temática que trata de diversos temas e estimula o leitor a passear por outras referências bíblicas sobre aquele mesmo assunto.

O coordenador da versão em português da Bíblia de Estudo Andrews afirma que o volume será uma ferramenta indispensável para todos os líderes da igreja que ensinam e pregam e, portanto, desejam cavar fundo nas Escrituras, avançando na questão linguística, contextual, histórica, arqueológica e interpretativa.

Além de ser um material de referência para anciãos, líderes de departamentos, professores e estudantes de Teologia, ela também será de grande proveito para membros da igreja em geral que desejam, por exemplo, complementar o estudo da Lição da Escola Sabatina.

Paulo Teixeira, secretário editorial da Sociedade Bíblica do Brasil, considera que a Igreja Adventista está entre as denominações que mais incentivam o estudo das Escrituras. “Eu me alegro muito ao ver, a cada sábado, as pessoas abrindo suas lições da Escola Sabatina e buscando os detalhes dos textos bíblicos. É emocionante ver como os adventistas gostam de ler Bíblia”, ressalta.

Como adquirir

Diagramada e impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil, a Bíblia de Estudo Andrews estará disponível em duas versões: a de luxo, que custa R$ 189,00, e a de capa dura, que será vendida por R$ 129,00.

Bíblia de estudo Andrews 2
Publicada originalmente em inglês e, posteriormente, traduzida para o espanhol, a Bíblia de Estudo Andrews agora está disponível também em português nas versões luxo e capa dura. Foto: Márcio Tonetti

Ambas as versões estarão à venda a partir do dia 22 de novembro, data do lançamento da CPB On-line. O volume, cuja tiragem inicial foi de 20 mil exemplares, poderá ser adquirido através do site www.cpb.com.br, por meio do canal de televendas da editora (0800 979 06 06) e livrarias da CPB. [Márcio Tonetti, equipe RA]

LEIA TAMBÉM

Interesse por Bíblias de estudo vem crescendo no Brasil

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Pastor e jornalista, é editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Cobertura da 61ª assembleia mundial da Igreja Adventista

Acompanhe a reunião administrativa mais importante da denominação.