Evento realizado na CPB reafirma o papel do Ministério de Publicações e reconhece os esforços dos colportores durante a pandemia
Márcio Tonetti
Se você já colportou, seja de porta em porta ou palestrando nas empresas, sabe o desafio que é. Imagine, então, vender livros e revistas em um contexto como o da pandemia de Covid-19, com ruas vazias, portas fechadas, fábricas paradas, falta de papel e outros insumos, confinamento, restrições na economia, desemprego… Sem contar os riscos para a saúde. Mesmo assim, graças à bênção e proteção divina, e o esforço humano, a colportagem não parou, sendo mantida por um exército de missionários da página impressa. Com criatividade, persistência e dependência de Deus, foi possível contornar a situação e enxergar oportunidades.
Em reconhecimento e gratidão por essas e outras conquistas, na última terça-feira (25) foi realizado o 1º Celebra Colportagem. No total, foram entregues 55 medalhas para líderes assistentes que atuaram no contexto da crise sanitária. Além disso, ao longo da cerimônia de premiação, foram distribuídos 120 troféus, em categorias relacionadas, por exemplo, com crescimento do número de colportores, vendas de livros e assinaturas de revistas, desenvolvimento de novos líderes, parceria com a igreja local, pontualidade no envio de relatórios, organização do departamento, entre outras.
A iniciativa foi um dos destaques da agenda de um encontro que reuniu 220 líderes de publicações de todo o Brasil nos dias 24 a 26 de outubro na matriz da CPB, em Tatuí (SP). “Foi uma grande oportunidade para compartilhar experiências, reafirmar nossa missão e alinhar as principais ações para os próximos anos”, afirma o pastor Adilson de Morais, que coordena essa área na sede administrativa da igreja para oito países do continente.
Também compareceram administradores da Divisão Sul-Americana (DSA) e das Uniões, além do líder mundial do departamento de Publicações, pastor Almir Marroni. Organizado pelo departamento de Publicações sul-americano em parceria com a gerência de Colportagem da CPB, o evento ainda foi palco da apresentação de novidades do setor, como o projeto de uma plataforma virtual do Ministério de Publicações prevista para ser lançada no próximo ano. O objetivo é ter uma ferramenta eficiente tanto na prestação de serviços aos clientes quanto no gerenciamento, na comunicação interna e no recrutamento de colportores.
Além de tratar da parte operacional, o evento também foi uma oportunidade para reforçar o papel evangelístico desse ministério. O batismo de Ester Vieira de Paula, moradora de Jundiaí (SP), coroou a programação. Além dela, outras 30 pessoas já tomaram a mesma decisão como resultado de ações evangelísticas dos colportores na cidade.
Para o pastor João Vicente Pereyra, gerente dessa área na CPB e um dos organizadores da programação, iniciativas como essa visam fortalecer os elos entre a editora e a igreja. “Tanto na agenda da Divisão Sul-Americana quanto na da CPB, as publicações têm ocupado um papel estratégico para o cumprimento da missão”, ressalta. Por isso, ele acredita que seja muito importante manter a proximidade com os diretores de publicações e assistentes de colportagem que coordenam o trabalho de distribuição de literatura na linha de frente.
Culto no parque gráfico
Mesmo para quem é do ramo, o cheiro de tinta, o contato com quem produz os materiais e a possibilidade de ver livros sendo impressos sempre desperta uma sensação especial. Principalmente quando se trata de uma obra como O Grande Conflito, clássico de Ellen White que será distribuído aos milhões nos próximos dois anos. Essa foi apenas uma das experiências vivenciadas ao longo do evento.
A editora também aproveitou a ocasião para realizar um culto especial no parque gráfico, onde foi fixado um banner gigante alusivo ao novo livro missionário. Nesse dia, cada servidor da instituição recebeu dois exemplares de O Grande Conflito. Um para ser lido e outro para presentear alguém. Ao apresentarem o desafio, os pastores Stanley Arco, líder da igreja na América do Sul, e Edson Medeiros, diretor-geral da CPB, reforçaram a importância do envolvimento de todos nessa campanha histórica.
MÁRCIO TONETTI é editor associado da Revista Adventista
Última atualização em 28 de outubro de 2022 por Márcio Tonetti.