Primeira igreja organizada na América do Sul recebe visitantes de vários países
A região de Crespo, na província de Entre Ríos, foi uma das portas de entrada do adventismo na Argentina. Estabelecida nessa localidade em 9 de setembro de 1894, a primeira igreja organizada oficialmente na América do Sul permanece aberta para visitação. No dia 29 de abril, participantes do 12º Simpósio Bíblico-Teológico, realizado na Universidade Adventista del Plata, aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história adventista no continente.
LEIA TAMBÉM: Cem anos de uma missão
Localizado numa área rural, o templo de Crespo hoje funciona como museu, cujo acervo reúne diversas fotos e objetos antigos que pertenceram aos pioneiros. No fim do século 19, Jorge Riffel e outras três famílias russo-alemãs que haviam aceitado a mensagem adventista nos Estados Unidos, decidiram ir para a Argentina a fim de compartilhar a fé com parentes e amigos que viviam na colônia alemã.
Reinhardt Hetze, que havia tido contato com o adventismo na Europa, foi o primeiro fruto do trabalho evangelístico realizado por esses missionários de sustento próprio. Posteriormente, Jorge e Reinhardt foram chamados por Frank Westphal, primeiro pastor adventista enviado ao continente, de “apóstolos do adventismo na América do Sul”.
Na primeira igreja, que começou com 36 membros e chegou a ter mais de 200 fiéis, os visitantes também puderam conversar com alguns descendentes dos pioneiros, a exemplo de Nilde Hetze, bisneta de Reinhardt. Ela é uma das 30 pessoas que congregam na igreja ao lado, inaugurada em 1944, por ocasião das comemorações dos 50 anos de adventismo na região. Estima-se que ao longo de mais de um século de história tenham saído de Crespo mais de 600 descendentes e mais de 100 missionários.
Guiados pelo pastor Daniel Plenc, professor do seminário teológico da Universidade Adventista del Plata, o grupo também visitou o Cemitério Aldeia Jacobi, onde estão sepultados Jorge Riffel, Reinhardt Hetze e familiares deles, bem como Thomas Davis, primeiro missionário enviado pela Igreja Adventista à América do Sul. [Márcio Tonetti, equipe RA / Fotos: Vlad Zubkov Leandro Ezequiel Ojeda Ariel Cevora]
VEJA MAIS IMAGENS
Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.